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[M - 00] A arte do Game Design - Introdução

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Mensagem por All-x Dom 18 Set 2011, 20:53

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Matéria 00 - Introdução

Hoje darei inicio à uma série de matérias sobre Game Design. O fórum já possui um conteúdo vasto sobre a linguagem GML, mas falta aprendermos como iniciar, desenvolver, finalizar e publicar um jogo. Nesta “primeira” parte irei explicar o que é Game Design e o que faz o Game Designer.

Um jogo não é só um código, mas sim um conjunto de vários elementos tão importantes como esse que se relacionam entre si.

Um jogo simples constitui-se de basicamente: códigos, sons, imagens e um objetivo. Mas para fazer esses elementos se harmonizarem precisa-se de criatividade e talento, a isso damos o nome Game Design. Ou seja, é a alma do jogo.

[M - 00] A arte do Game Design - Introdução 02

O Game Designer tem a ideia principal do jogo, ele decide tudo. Cria a história, o enredo, os objetivos, os personagens, o mundo em qual tudo deve acontecer e o seu público alvo.

Ele deve fazer tudo isso antes de "colocar a mão na massa". Isso para não chegar a certa parte do projeto e ele se perguntar: O que fazer agora? Geralmente é nessa parte que tudo acaba e vemos projetos incompletos.

[M - 00] A arte do Game Design - Introdução 01

Esse profissional na maioria das vezes é quem também trabalha na parte gráfica do jogo por ter a criatividade mais aflorada.

[M - 00] A arte do Game Design - Introdução 03

Ao iniciar o projeto todos os membros da equipe devem estar cientes de que terão que seguir um roteiro estabelecido pelo Game Designer e que modificações não poderão ser feitas (a menos que seja realmente necessário e o Game Designer concordar).

Na maioria das vezes em uma equipe há apenas um Game Designer, isso para evitar desentendimentos já que é o cargo onde às ideias devem fluir.

Mas você me pergunta agora: E as pessoas que desenvolvem jogos sozinhas? Realmente é uma questão difícil. Fazer um jogo sozinho é estressante, pois além de necessitar de conhecimentos em várias áreas o jogo irá demorar muito mais para ser finalizado do que feito em equipe.

E esse é o caso da maioria aqui. E com isso vemos jogos curtos, incompletos sempre pecando em alguma área. E para isso algumas matérias serão de como trabalhar bem em equipe.

E é isso o básico que vocês necessitam saber por agora. Nas próximas matérias nos aprofundaremos mais na parte de desenvolvimento.

Tentarei postar semanalmente, pois também estou aprendendo.

Então até a próxima.

Próxima matéria:

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

FLWS!


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Mensagem por Ritton Dom 18 Set 2011, 21:11

Excelente AlexFC.Gostei muito do tópico e realmente o Game Designer exerce uma função muito importante, pois ele é o criador do jogo e pretendo no futuro trabalhar nesta área em uma grande empresa como Nintendo e Microsoft.Eu só queria falar que quem trabalha com a parte gráfica do jogo não é designer e sim artista.

Belo trabalho e continue assim!Abraços! investigador
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Mensagem por PedroX Dom 18 Set 2011, 22:00

Uma boa matéria mesmo.
Isso é o que todos precisam, pois tutoriais sobre códigos nós já temos bastante. Não que não precise mais.
Deu vontade de ler as próximas máterias. Está bem ilustrado e o visual ficou legal.

Até mais!

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Mensagem por Grotle Dom 18 Set 2011, 23:37

Muito bom tutorial!!

Como já foi dito, matérias sobre GML já não são tão necessárias, já que o fórum possui um vasto acervo de tutoriais relacionados à programação. O que falta nos jogos do pessoal daqui é mais planejamento, organização das ideias, e um tratamento final para que o jogo fique mais dinamico. Acho que isso tudo faz parte do Game Design.

Espero ver os próximos tutoriais sobre esse assunto!

Flws!
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Mensagem por Tiger Seg 19 Set 2011, 00:03

Boa introdução, realmente fazer jogos sozinhos requer um esforço maior, muitos optam por jogos curtos ou bem caprichado graficamente e na programação, alguns mais experientes já vão ao máximo fazendo jogos não curto nem longo e que é uma sessão de máxima dedicação.
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Mensagem por All-x Seg 19 Set 2011, 08:30

Obrigado pelos comentários e pelas dicas Very Happy.

Já estou desenvolvendo a primeira matéria. No fim de semana já deve estar pronta.

Até lá.

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Mensagem por Tiago Lima Seg 19 Set 2011, 09:28

Parabéns, realmente o desenvolvimento de jogos é muito mais que apenas programação e o pessoal às vezes se esquece, tanto que não é atoa que tanto lixo é comercializado hoje, o pessoal se esquece que um bom game design é capaz de tornar algo nem tão bonito em algo divertido, os consoles de 8 e 16 bits são lembrados até hoje graças a qualidade do seus jogos, que apesar de não serem lindos eram divertidos.

Nós, pelo menos por enquanto não temos como fazer um game ultra moderno com gráficos de ponta, mas se nossos jogos forem divertidos eles podem até marcar história (Cave Story é bonitinho, ou seja não é tão bonito mas tá aí pra provar que legal é melhor que bonito, e vejam também o sucesso de pokémon que até hoje ainda tem graficos mais ou menos).

A melhor programação do mundo e menos bugada também não faz um jogo ser legal por si só.
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Mensagem por Klior Seg 19 Set 2011, 10:43

Excelente matéria, em um projeto serio é extremamente importante ter um game design, ter uma rota trassada, tudo pré-estabelecido, e como você disse a grande maioria de projetos inacabados se dá a falta de um game design. Estou aguardando ansiosamente a próxima matéria xD.
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Mensagem por saim Seg 19 Set 2011, 11:20

Muito bom, Alex. Eu já tinha tentado abordar esse tema, mas a forma que você colocou é muito mais didática. Além disso, você teve a coragem de colocar o tópico como um tutorial mesmo.
Não vejom problemas numa pessoa desenvolver o jogo sozinha, desde que o jogo seja simples, curto. Há jogos em flash sensacionais com a assinatura (assinatura mesmo, aquele rabisco de caneta) do cara que fez tudo. Quer dizer, claro que pode ter uma equipe que não está recebendo os devidos créditos por trás daquilo, mas a princípio, são jogos de uma pessoa só. Como exemplos, temos o "loved" e aquele japonês que faz jogos de evoluir, esqueci o nome deles, mas é algo como eye-maze ou eye-puzzle(faltam links).

Aguardo os próximos tutoriais (sugiro colocar um índice no começo de cada um, assim que sair o segundo).
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Mensagem por All-x Seg 19 Set 2011, 11:36

saim escreveu:Não vejom problemas numa pessoa desenvolver o jogo sozinha, desde que
o jogo seja simples, curto. Há jogos em flash sensacionais com a
assinatura (assinatura mesmo, aquele rabisco de caneta) do cara que fez
tudo. Quer dizer, claro que pode ter uma equipe que não está recebendo
os devidos créditos por trás daquilo, mas a princípio, são jogos de uma
pessoa só. Como exemplos, temos o "loved" e aquele japonês que faz jogos
de evoluir, esqueci o nome deles, mas é algo como eye-maze ou
eye-puzzle(faltam links).

É exatamente uma das coisas que trato na próxima matéria. O que da para fazer sozinho e o que é mais facil fazer em equipe.
saim escreveu:Aguardo os próximos tutoriais (sugiro colocar um índice no começo de cada um, assim que sair o segundo).
Sim, concerteza vou colocar Very Happy.

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Mensagem por Grotle Seg 19 Set 2011, 12:01

Acho que a grande dificuldade se fazer um jogo sozinho é que tem de se fazer tudo, desde gráficos, interface até a programação. Mas também há o lado bom de se fazer jogos sozinho, pois você pode desenvolver habilidades em todas as partes do desenvolvimento, desde a ideia inicial até o acabamento.

Espero as próximas matérias!
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Mensagem por LCS Seg 19 Set 2011, 13:22

Muito bom mesmo Alex fico feliz que já tenha colocado pra funcionar teu projeto pra ajudar a galera.
Estou ansioso pela próxima matéria cara, vou acompanhar de perto.
Depois que tu terminar todas as matérias vamos juntar tudo em um tópico e fixá-lo o que acha?

Abraço.
flws
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Mensagem por All-x Seg 19 Set 2011, 17:56

LCS escreveu:Depois que tu terminar todas as matérias vamos juntar tudo em um tópico e fixá-lo o que acha?
Muito obrigado cara, é uma boa ideia ótima. Aindanão sei o número exato de matérias. Tem muito conteúdo, e quero fazer uma abordagem completa.

Obrigado novamente pelos comentários xD.

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Mensagem por alexs2195 Seg 19 Set 2011, 20:49

Tava precisando mesmo uns tutorial sobre isso, o único problema que eu tenho preguiça de lê um texto deste tamanho... Podia faze um texto mais ''divertido''...
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