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[M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
5 participantes
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[M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
Matérias anteriores:
[M - 00] A arte do Game Design - Introdução
[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes
[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto
Matéria 03 - Formando equipes:
Depois de ter completado o rascunho você já pode começar a chamar pessoas para sua equipe (Se for o caso, caso não for mesmo assim termine de ler a matéria, pode lhe servir no futuro.). Dê o máximo de detalhes possivel na apresentação de seu projeto e responda as dúvidas de todos. Há algumas formas de se trabalhar em equipe e a veremos a partir de agora.
Equipe presencial:
É a melhor forma de trabalhar com certeza. Isso porque a equipe tem um grau de interação bem maior do que as equipes a distância. E tudo pode ser fiscalizado de perto.
Recrutamento: Geralmente para chamar pessoas para trabalhar em uma equipe para criar jogos são usados anúncios normais de emprego, já que são cargos remunerados. Mas caso for um projeto independente você deve encontrar pessoas de extrema confiança para que elas não abandonem o barco mais tarde. Mas caso não haja nenhuma tente colocar anúncios em fóruns e blogs, para ver se encontra alguém disponível perto de você.
Equipe a distância:
Equipes formadas na internet não têm tanta chance de sucesso como as que são formadas pessoalmente. Mas mesmo assim continua sendo uma boa forma de se trabalhar, pois é onde se encontra mais mão-de-obra disponível. Estarei focando mais nesse tipo de equipe, pois deve ser a preferida (Ou a única saída mesmo.) da maioria que está lendo essa matéria.
Recrutamento: É altamente recomendado que você pesquise pessoas e faça convites do que postar em fóruns e blogs chamando a quem se interessar. Justamente porque a quantidade dificilmente tem qualidade. Mas se for fazer comprove as habilidades do candidato antes de chamá-lo. Faça testes para garantir que a pessoa esta apta a exercer o cargo.
Concluindo uma equipe:
Após selecionar as pessoas para trabalhar com você, tente garantir que a pessoa fique com você até o fim do projeto, antes de iniciá-lo (Só não ameace de morte, o resto está valendo.). Lembre-se, você é o líder e precisará se impor:
● Ao termino do recrutamento, explique com detalhes o objetivo do projeto. Fazer algo sem metas deixa qualquer um desanimado. Também estabeleça o prazo para o término do projeto. Se deixar indeterminado, vai contribuir para a lentidão e desanimo da equipe.
Ok. Vamos dizer que você não entendeu o que é o objetivo do projeto. É simplesmente o porquê vocês estarão trabalhando nesse projeto. Ou seja, por diversão, por sucesso, por melhores resultados ou por simplesmente por fazê-lo;
● Daqui em diante você não poderá mais fraquejar (Coma muito feijão, viu?);
● Se o resto da equipe perceber que você não está fazendo o projeto andar, eles vão te abandonar. Soa muito mal, mas é a realidade;
● Caso tenha algum problema pessoal, avise imediatamente. Isso vale para todos da equipe;
● Você será a força motriz da equipe. Sempre motive a todos e não deixe que se abalem por problemas técnicos, seja qual for a magnitude;
● Caso ver algum membro se afastando pergunte imediatamente o problema, pois se for deixando passar vai ser mais difícil manter esse membro na equipe;
● Tente fixar uma equipe. Mas também não deixe de chamar novos membros;
● Estabeleça prazos para tudo o que será criado. Mas antes pergunte à pessoa que ira fazer, em quanto tempo ela consegue e assim dar algum tempo a mais para tudo ser feito tranquilamente.
Para os membros que entrarem em uma equipe:
● Não entre em uma equipe para fazer um projeto incompleto ou simplesmente porque não tem nada melhor para fazer;
● Evite dar palpites demais sobre o projeto. Isso mostra que você não está confiando no trabalho do(s) Game Designer(s);
● Antes de entrar em uma equipe, tire todas as suas dúvidas e pesquise sobre quem está te chamando. Veja os projetos de que ele já participou e se ele tem muito costume de deixar projetos pela metade;
● Se você for o programador e ver que não conseguirá criar algum sistema, chame imediatamente o Game Designer para mudar o roteiro (GDD, que veremos na próxima matéria.). Você não pode insistir em algo que não dá para fazer durante o desenvolvimento. Isso atrasa e muito o projeto, além de te deixar frustrado;
O resto se adquire com experiência mesmo. Afinal é errando que se aprende a acertar. Se não arriscar, também não vai conseguir. Não é verdade?
Espero que tenham gostado da matéria. Na próxima falaremos sobre GDD (Game Design Document.).
Próxima matéria:
[M - 04] A arte do Game Design - GDD
FLWS!
Última edição por Alex FC em Dom 09 Out 2011, 11:40, editado 1 vez(es)
Re: [M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
Muito obrigado AlexFC!Suas matérias estão ficando cada vez melhores e acredito que ajudando muitos do fórum!O que me chamou a atenção nesta foi como mostrou um método de planejar e formar um equipe mesmo estando a distância e ainda obter a chave do sucesso de um projeto.A dicas para membros de uma equipe estão excelentes!Gostei de suas matérias e acho que quando terminá-las, você poderia fazer uma apostila reunindo-as!
Um abraço!
Um abraço!
Última edição por Ritton em Dom 02 Out 2011, 10:36, editado 1 vez(es)
Ritton- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
muito boa essa materia.
estou acompanhando tudo de perto, esperarei ansioso pela proxima.
estou acompanhando tudo de perto, esperarei ansioso pela proxima.
Alguém- Data de inscrição : 30/05/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 36
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
Parabéns pela elevada qualidade do 3º tutorial
Se o game design não tiver uma baita bagagem de conhecimento e contatos, criar um grupo qualificado e consistente pra desenvolvimento fica muito difícil, e se o cara conseguir mais três integrantes já vai ser um feito e tanto, pois jogos independentes quase não chegam nisso.
Se o game design não tiver uma baita bagagem de conhecimento e contatos, criar um grupo qualificado e consistente pra desenvolvimento fica muito difícil, e se o cara conseguir mais três integrantes já vai ser um feito e tanto, pois jogos independentes quase não chegam nisso.
Re: [M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
@Ritton Pretendo fazer a apostila sim. Mas ainda falta muito pra mim terminar essas matérias xD.
@Joton Realmente é complicado fechar uma equipe robusta, ainda mais pra jogos independentes. Espero que a matéria tenha esclarecido as dúvidas de quem pretende forma uma.
Não percam as próximas matérias, ainda tem muita coisa que a gente vai aprender.
FLWS!
@Joton Realmente é complicado fechar uma equipe robusta, ainda mais pra jogos independentes. Espero que a matéria tenha esclarecido as dúvidas de quem pretende forma uma.
Não percam as próximas matérias, ainda tem muita coisa que a gente vai aprender.
FLWS!
Re: [M - 03] A arte do Game Design - Formando equipes
Muito bom!!
Embora o tema desse tutorial não sirva muito pra mim, foi uma boa fonte de informações e dicas. Acho que se eu formasse uma equipe, eu formaria uma equipe presencial, porém na cidade onde moro não há ninguém que faz jogos.
Então eu prefiro fazer jogos sozinho, tendo vantagens e desvantagens.
Parabéns pelo tutorial!!
Flws!
Embora o tema desse tutorial não sirva muito pra mim, foi uma boa fonte de informações e dicas. Acho que se eu formasse uma equipe, eu formaria uma equipe presencial, porém na cidade onde moro não há ninguém que faz jogos.
Então eu prefiro fazer jogos sozinho, tendo vantagens e desvantagens.
Parabéns pelo tutorial!!
Flws!
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