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» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
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[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
Boa tarde, me chamo Vinícius, era membro do fórum em 2011/2012 por aí, estou voltando agora a utilizar o game maker por hobby.
Estou desenvolvendo um game estilo Breakout, meu problema está na colisão do objBola com o objBloco. Nesta colisão, ocorre o bounce normal e o objBola deve diminuir uma vida do objBloco, porém, após diversas tentativas, ainda não consegui chegar a uma solução.
No primeiro caso, a colisão tirava 1, 2, 3 e até mais vidas, quando não atravessava o bloco destruindo o mesmo. No código atual, ele tira somente uma vida, porém o intertravamento que fiz, faz com que as vezes nenhuma colisão diminua a vida do bloco.
Vale ressaltar, que não tenho só um objBola, ele pode variar e ter diversas instâncias do mesmo colidindo em sequência.
Colisão do objBola com o objBloco:
Esse código foi pego do exemplo de breakout do gms2.
Colisão do objBloco com o objBall:
Evento end step do objBloco (intertravamento para impedir perder mais de uma vida por vez, que esta causando o bug):
Estou desenvolvendo um game estilo Breakout, meu problema está na colisão do objBola com o objBloco. Nesta colisão, ocorre o bounce normal e o objBola deve diminuir uma vida do objBloco, porém, após diversas tentativas, ainda não consegui chegar a uma solução.
No primeiro caso, a colisão tirava 1, 2, 3 e até mais vidas, quando não atravessava o bloco destruindo o mesmo. No código atual, ele tira somente uma vida, porém o intertravamento que fiz, faz com que as vezes nenhuma colisão diminua a vida do bloco.
Vale ressaltar, que não tenho só um objBola, ele pode variar e ter diversas instâncias do mesmo colidindo em sequência.
Colisão do objBola com o objBloco:
- Código:
x = xprevious;
y = yprevious;
move_bounce_solid(true);
if(direction <= 180 && (15 > direction || direction > 165))
{
direction = clamp(direction, 15, 165);
}
else if (direction > 180 && (195 > direction || direction > 345))
{
direction = clamp(direction, 195, 345);
}
Esse código foi pego do exemplo de breakout do gms2.
Colisão do objBloco com o objBall:
- Código:
if _life>0 {
if _colidiu=false{
_life--
global.pontos++
_colidiu=true;
}
}
Evento end step do objBloco (intertravamento para impedir perder mais de uma vida por vez, que esta causando o bug):
- Código:
var _left = x - 4;
var _right = x + 4;
var _top = y - 4;
var _bottom = y + 4;
if (instance_place(_left, _top, objGameBall) != -4 ||
instance_place(_right, _top, objGameBall) != -4 ||
instance_place(_left, _bottom, objGameBall) != -4 ||
instance_place(_right, _bottom, objGameBall) != -4 ||
instance_place(x, _top, objGameBall) != -4 ||
instance_place(x, _bottom, objGameBall) != -4 ||
instance_place(_left, y, objGameBall) != -4 ||
instance_place(_right, y, objGameBall) != -4) {
_colidiu=false;
}
Última edição por vdm842 em Sex 24 maio 2024, 09:52, editado 1 vez(es)
vdm842- Data de inscrição : 13/05/2024
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Re: [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
Bom dia. Foi resolvido com um simples timer com valor de step menor que o de geração. Obrigado
vdm842- Data de inscrição : 13/05/2024
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