GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Ir para baixo

[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Mensagem por vdm842 Qui 23 maio 2024, 15:00

Boa tarde, me chamo Vinícius, era membro do fórum em 2011/2012 por aí, estou voltando agora a utilizar o game maker por hobby.

Estou desenvolvendo um game estilo Breakout, meu problema está na colisão do objBola com o objBloco. Nesta colisão, ocorre o bounce normal e o objBola deve diminuir uma vida do objBloco, porém, após diversas tentativas, ainda não consegui chegar a uma solução.

No primeiro caso, a colisão tirava 1, 2, 3 e até mais vidas, quando não atravessava o bloco destruindo o mesmo. No código atual, ele tira somente uma vida, porém o intertravamento que fiz, faz com que as vezes nenhuma colisão diminua a vida do bloco.

Vale ressaltar, que não tenho só um objBola, ele pode variar e ter diversas instâncias do mesmo colidindo em sequência.

Colisão do objBola com o objBloco:
Código:
x = xprevious;
 y = yprevious;

 move_bounce_solid(true);

 if(direction <= 180 && (15 > direction || direction > 165))
 {
 direction = clamp(direction, 15, 165);
 }

 else if (direction > 180 && (195 > direction || direction > 345))
 {
 direction = clamp(direction, 195, 345);
 }

Esse código foi pego do exemplo de breakout do gms2.

Colisão do objBloco com o objBall:
Código:

if _life>0 {
 if _colidiu=false{
 _life--
 global.pontos++
 _colidiu=true;
 }
}

Evento end step do objBloco (intertravamento para impedir perder mais de uma vida por vez, que esta causando o bug):
Código:

var _left = x - 4;
var _right = x + 4;
var _top = y - 4;
var _bottom = y + 4;

if (instance_place(_left, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_left, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(x, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(x, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_left, y, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, y, objGameBall) != -4) {
    _colidiu=false;
}


Última edição por vdm842 em Sex 24 maio 2024, 09:52, editado 1 vez(es)
vdm842
vdm842

Data de inscrição : 13/05/2024
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty Re: [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Mensagem por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50

Bom dia. Foi resolvido com um simples timer com valor de step menor que o de geração. Obrigado
vdm842
vdm842

Data de inscrição : 13/05/2024
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos