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Objeto - Movimento Colisão/Vertical [Resolvido]

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Objeto - Movimento Colisão/Vertical [Resolvido] Empty Objeto - Movimento Colisão/Vertical [Resolvido]

Mensagem por Franck Seg 03 Jan 2011, 11:38

Pessoal,
estou no ínicio da aprendizagem do GM. Até imagino que minha dúvida seja de fácil resolução. A questão é que não consigo, em um jogo de plataforma, cujo objeto está em movimento vertical, fazer que ocorra a troca de sprite (imagem frente (descida) e imagem costa (subida), após uma colisão.
Para movimento horizontal tudo não tive problemas, para tanto utilizei "end step" / test variable / Change Sprite / Else / Change Sprite.

Quero que ao descer seja uma sprite, depois da colisão outra sprite a subir

Seá que alguém poderia me auxilar?


Última edição por Franck em Ter 04 Jan 2011, 14:08, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Godsil4 Seg 03 Jan 2011, 13:44

eu n entendi direito
sua duvida
vc ta querendo q se
o personagem estiver
subinbindo ou descendo
mude de sprite?

se for isso vc faz o seguinte:
vc cria 2 fariaveis:
esquerda , e acima

no event creat do personagem
coloca: esquerda = false
acima = false

dai no step coloca:
if hspeed > 0 {esquerda = false}
if hspeed < 0 {esquerda = true}
if vspeed > 0 {acima = false}
if vspeed < 0 {acima = true}

e então no msm
evento vc coloca:

if esquerda = true {if acima = true {sprite pra cima pra esquerda}
if esquerda = false {if acima = true {sprite pra cima pra direita}
if esquerda = true {if acima = false {sprite pra baicho pra esquerda}
if esquerda = false {if acima = false {sprite pra baicho pra direita}

vc poderia ter deichado de
lado as variavei, mas eh bom
ter elas pq elas podem te
ajudar em outros codigos
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Mensagem por Licht Seg 03 Jan 2011, 13:53

acho que ele quer tipo, quando pule, mude pra um sprite animado que mostra as posições do pulo, por exemplo:

image 0: impulso
image 1: braços pra cima
image 2: descendo com os braços dobrados pra trás.

Pra fazer isso é todo um processo... eu agora não sei como mas sempre que eu tento eu consigo...


Última edição por Lucas Lunar em Seg 03 Jan 2011, 14:05, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Godsil4 Seg 03 Jan 2011, 14:04

se for isso q o
Lucas Lunar falo
se coloca as fariaveis
do meu post anterior
e dps coloca no step:

if esquerda = false{if not !place_free(0,1){sprite pulando pra esquerda}
if esquerda = true{if not !place_free(0,1){sprite pulando pra direita}
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