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[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes
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[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes
Antes de começar a fazer qualquer projeto, o Game Designer deve medir sua capacidade para saber se ele pode ou não tocar um projeto sozinho. Geralmente ele desenvolve sozinho projetos pequenos como jogos para Web e para dispositivos móveis. Mas quando a plataforma é um computador ou um console tudo é potencialmente mais difícil de trabalhar. Isso acontece porque o público alvo são pessoas que procuram se divertir por horas, o que um Passa-Tempo não faz, não é verdade?
Logo é necessária uma equipe para jogos que vão além de 15 minutos de Game Play. Mas você não faz ideia de como montar uma equipe? Calma, aprenderemos juntos a fazer isso no decorrer das matérias (incluindo essa).
Antes de começar a chamar pessoas você deve estabelecer quantos serão e o que farão. Então vou colocar alguns tipos base de equipes para já terem uma ideia:
Projeto pequeno (Web e celular):
1 Programador;
1 Artista 2D ou 3D.
É o tipo de equipe fácil de trabalhar. Onde os dois podem ser Game Designers. É altamente recomendado começar com esse tipo de equipe. Justo para o aprendizado e experiência. Forma ideal de projetos para celulares ou que são exibidos direto no navegador.
Projeto médio (Web, online, Plataformas móveis avançadas e PC):
1 a 2 Programadores;
2 artistas 2D ou 3D .
Às vezes o jogo possui modos em rede e para ter certeza de um ótimo resultado, um programador somente para esse quesito é indispensável. Um dos artistas cria personagens e itens o outro cuida do Level Design, ou seja monta todo o mundo em que o jogo acontece.
Projeto grande (PC e Consoles):
2 a 3 Programadores;
3 artistas 2D ou 3D;
1 a 2 Sonoplastas.
Esse tipo de projeto é para jogos comerciais. Por serem projetos longos, mais programadores são necessários, pois são muitos sistemas a serem criados. Aqui temos um artista a mais para cuidar do acabamento do jogo, como efeitos especiais. Em um jogo comercial é recomendado que todos os recursos sejam originais, como sons e músicas por exemplo. Sonoplastas são raríssimos de achar. Às vezes irá precisar de um sonoplasta para as músicas e outro para os efeitos sonoros.
Lembre-se que esses 3 tipos que citei são para jogos independentes, que possuem poucos recursos e necessitam poupar mão-de-obra. O Game Designer deve estar entre os integrantes, mas raramente ele é só Game Designer. Só reforço que será cansativo e o resultado não vai ser 100%.
Isso não é um padrão, é apenas uma base para você entender a equivalência da coisa. E que nada impede uma dupla de fazer um projeto grande ou médio.
Escolhida a forma que irá trabalhar o Game Designer já pode começar a escrever o projeto. Lembre-se que se você não tiver nada para apresentar a quem você chamar para equipe, ninguém dará crédito. Como alguém vai entrar em uma equipe sem saber o que será feito?
Então é disso que trataremos na próxima matéria, “Escrevendo um projeto”. Esta só foi uma introdução à formação de equipes. Falaremos muito mais sobre isso em outras matérias.
Próxima matéria:
[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto
FLWS!
Última edição por Alex FC em Seg 26 Set 2011, 19:58, editado 1 vez(es)
Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes
Parabéns pelo tutorial!!
Acho que aqui na GMBR, as formações de equipes não dão muito certo, principalmente por causa da comunicação, que geralmente só acontece pela internet porque a maioria das equipes que o pessoal monta aqui são de pessoas que não se conhecem e que não tem contato direto. Acho que uma boa equipe de desenvolvimento de jogos é aquela que reúne pessoas que morem na mesma cidade, que se conheçam e que possam se reunir em casa pra discutir o projeto e fazê-lo. Essa é uma realidade que desanima muita gente que quer fazer jogos, por não achar pessoas que sejam de confiança e que tenham tempo pra desenvolver o projeto.
O seu tutorial explica bem sobre as formas que se tem pra montar uma equipe, o tutorial ficou muito bom!
Parabéns, e continue fazendo bons tutoriais!
Flws!
Acho que aqui na GMBR, as formações de equipes não dão muito certo, principalmente por causa da comunicação, que geralmente só acontece pela internet porque a maioria das equipes que o pessoal monta aqui são de pessoas que não se conhecem e que não tem contato direto. Acho que uma boa equipe de desenvolvimento de jogos é aquela que reúne pessoas que morem na mesma cidade, que se conheçam e que possam se reunir em casa pra discutir o projeto e fazê-lo. Essa é uma realidade que desanima muita gente que quer fazer jogos, por não achar pessoas que sejam de confiança e que tenham tempo pra desenvolver o projeto.
O seu tutorial explica bem sobre as formas que se tem pra montar uma equipe, o tutorial ficou muito bom!
Parabéns, e continue fazendo bons tutoriais!
Flws!
Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes
Excelente a matéria, meu caro amigo!Realmente uma pessoa que não tem suas capacidades de Game Designer bastante reduzida não poderá fazer um projeto como um MMO, ainda mais sozinho.É importante a equipe saber as limitações e capacidades do outro, pois pode-se trabalhar em uma melhor maneira de desenvolver o jogo.Meus sinceros parabéns e aguardarei novas matérias!
Abraços!
Abraços!
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