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[M - 04] A arte do Game Design - GDD

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Mensagem por All-x Dom 09 Out 2011, 11:39


Após ter feito o rascunho e formado a equipe tu já pode criar uma documentação mais ampla para orientar a equipe. Ou seja, um GDD (Game Design Document), que é uma documentação detalhada do jogo. E com base nesta documentação todos da equipe saberão quais os próximos passos. Evitando o tão temido “O que fazer agora?”.

Não há um padrão de GDD. Vai depender muito do projeto. Mas deve conter no mínimo isso:

● Enredo/História/Objetivo;
● Personagens;
● Mundo no qual os personagens estão inseridos;
● Jogabilidade/Game Play;
● Arte gráfica/Design;
● Som e Música;
● Público alvo;
● Sistema de interação com o usuário.

Isso seria a base do índice da documentação. A partir disso você detalhará tudo.

Exemplo:


Zé, o coelho faminto - Enredo:

Zé é um coelho obeso e marrom que vive atacando a horta do Sr. Paulo. Este por sua vez só pensa em se livrar do coelho. Mas para isso ele deve ficar de olho em sua horta 24 horas por dia.

Tudo é dividido em 25 canteiros (fases). Após completá-las o coelho é levado ao veterinário por ter comido muito. Volta na próxima fase pronto para devorar mais cenouras.
Viram que disse que ele é obeso e marrom? Isso já serve de base para o artista gráfico criar Concept Arts (Que são incluídos no GDD). E ao terminar adicionar mais detalhes sobre o coelho.
Zé, o coelho faminto – Menu:

● Os botões do menu serão cenouras;
● O fundo deve ser uma imagem o Sr. Paulo correndo atrás do Zé na horta;
● Os botões são: Novo jogo, Carregar, Opções, Ajuda e Sair;
● O modo de seleção pode ser pelo mouse e teclado;
● Música animada ao fundo.
Esse documento é importante não só para a organização do projeto, mas também para apresentar o jogo para Publicadoras e patrocinadoras. Eles vão querer saber como o jogo foi feito e qual o conteúdo dele, antes de dar apoio.

Dar muitos detalhes é ótimo, mas tudo tem que ter objetividade. Ou seja, não fique “enchendo linguiça”. Para aperfeiçoar algumas coisas, o GDD pode ter tabelas, imagens e gráficos para simplificar o que só em palavras seria pouco objetivo.

[M - 04] A arte do Game Design - GDD 01

Bom após ter desenvolvido todas as idéias é hora de começar a trabalhar. O programador já pode começar a engine e o artista já pode fazer os desenhos.

Daqui pra frente é por conta de vocês. Mas ainda terão algumas matérias para ajudar no desenvolvimento. Então vou detalhar aquele índice básico lá no inicio.

Caso queria saber mais sobre esse documento dê uma olhada nos links abaixo:

Links úteis:

http://blog.pucsp.br/jogosdigitais/2010/12/03/a-importancia-de-um-gdd-bem-feito/

https://gmbr.forumeiros.com/t8029-tutorial-game-design-document-que-bicho-e-esse

Referência:

http://en.wikipedia.org/wiki/GDD

Sem preguiça, viu? Dá trabalho, mas o resultado ficará muito melhor.

Próxima matéria:


Engine e linguagem: Qual utilizar?

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[M - 04] A arte do Game Design - GDD Empty Re: [M - 04] A arte do Game Design - GDD

Mensagem por PedroX Dom 09 Out 2011, 13:18

Boa matéria.
Eu gosto do sistema de GDD. Assim não tem como os membros da equipe ficarem em duvida sobre o que fazer. Suas aulas estão sempre bem organizadas, mostrando que você se esforçou para fazer algo agradável.
Estou sempre no aguardo de novas matérias.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Moscoso 8 Dom 09 Out 2011, 13:27

Pedro Henrique escreveu:Boa matéria.
Eu gosto do sistema de GDD. Assim não tem como os membros da equipe ficarem em duvida sobre o que fazer. Suas aulas estão sempre bem organizadas, mostrando que você se esforçou para fazer algo agradável.
Estou sempre no aguardo de novas matérias.

Até mais!

Eu tenho que concordar plenamente com vc, pois quando eu vou ler algum post (independente de ser uma aula ou não) sei que vou ler algo com (ótima) qualidade e conteúdo.
E realmente, isso é fundamental e já irei implementar em meus projetos!
Abraços! Very Happy

OFF: Pedro, aceita meu pedido de amizade que eu te enviei, pois sou seu maior fã e gostaria de ser seu amigo tbm! Very Happy


Última edição por Adam Lambert em Dom 09 Out 2011, 13:32, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Grotle Dom 09 Out 2011, 13:31

Muito boa a matéria!!
Eu já tinha visto algumas matérias sobre GDD em outros sites, e percebi que é uma ferramenta muito importante para que um desenvolvedor organize suas ideias. Espero que os usuários aprendam e utilizem o GDD no desenvolvimento de seus projetos, pois eles vão perceber que fica muito mais fácil de pensar nos aspectos do jogo.

Flws!
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Mensagem por Convidad Dom 09 Out 2011, 14:12

ótima matéria amigo Happy
gostei do jeito que vc apresentou o GDD ......foi específico e claro !
daria nota 10 a essa matéria =)
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[M - 04] A arte do Game Design - GDD Empty Re: [M - 04] A arte do Game Design - GDD

Mensagem por Super Games Seg 10 Out 2011, 10:07

Bom, com certeza um ótimo tutorial, estou gostando de ver, aguardo mais tutoriais da linha.
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Mensagem por All-x Qua 19 Out 2011, 09:33

Pessoal só estou passando pra avisar que a próxima matéria vai demorar um pouco pra sair. Estou trabalhando forte no meu projeto e ficarei provavelmente duas semanas sem internet.

Obrigado pelos comentários.

Valeu?

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