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Matemática nos Jogos - Controlando animações
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Matemática nos Jogos - Controlando animações
Matemática nos Jogos - Controlando animações
Descrição: Veja como fazer os cálculos para controlar as animações dos seus sprites.
Dificuldade: Indefinida.
Você gostaria de aprender a controlar suas animações para deixar como quiser? Esse tutorial mostrará como fazer isso.
Primeiro, vejamos as variáveis usadas:
image_speed -> Indica quantos frames por Step serão mostrados.
image_number -> Indica quantos frames tem a imagem.
room_speed -> Indica quantos Steps por segundos serão executados.
É recomendável utilizar os cálculos explicados abaixo no Create.
Fazendo os Cálculos
Conforme descrito acima, quanto maior for image_speed, mais frames se passarão por step e consequentemente por segundo. Quanto maior for image_number, mais demorará pra completar a animação. E quanto maior for room_speed, mais rápida será a animação.
Se a velocida for a padrão (1), então será mostrado um frame por Step.
Vamos começar com um exemplo:
- Código:
image_speed = 3*10/(room_speed*2*5)
Se você souber quantos frames se passarão a cada step, pode sair do tutorial, sem nenhum problema.
Quantos frames se passarão a cada step?
Vamos fazer o cálculo:
- Código:
image_speed = 3*10/(room_speed*2*5)
image_speed = 30/(room_speed*2*5)
image_speed = 3/room_speed
Ou seja, serão 3 frames por segundo. Se a animação tiver 6 frames, ela durará 2 segundos.
Agora, como vamos ter o controle das animações?
Vejamos alguns exemplos:
- Exibindo 1 frame por segundo:
- Código:
image_speed = 1/room_speed
- Exibindo 5 frames por segundo:
- Código:
image_speed = 5/room_speed
- Exibindo n frames por segundo:
- Código:
image_speed = n/room_speed
- Completando a animação a cada meio segundo:
- Código:
image_speed = (2*image_number)/room_speed
- Completando a animação a cada segundo:
- Código:
image_speed = image_number/room_speed
- Completando metade da animação a cada segundo:
- Código:
image_speed = image_number/(2*room_speed)
- Completando a animação a cada dois segundos:
- Código:
image_speed = image_number/(2*room_speed)
Basicamente é isso. Fiz os cálculos em segundos porque é mais fácil de imaginar o resultado do que seria em steps.
Em resumo:
image_speed = quantos_frames / quantos_steps
Se você quer repetir a animação 3 vezes num período de 10 segundos, você faria assim:
10 segundos = 10*room_speed
Animação repetir 3 vezes = 3*image_number
Logo:
image_speed = 3*image_number / 10*room_speed
Viu como é fácil?
Note que:
- Quanto maior for o numerador (a parte de cima da fração), em menos tempo a animação se completará.
- Quanto maior for o denominador (a parte de baixo da fração), em mais tempo a animação se completará.
- Quanto menor for o numerador, em mais tempo a animação se completará.
- Quanto menor for o denominador, em menos tempo a animação se completará.
Qualquer dúvida é só responder no tópico.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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