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Matemática nos Jogos - Controlando animações

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Matemática nos Jogos - Controlando animações Empty Matemática nos Jogos - Controlando animações

Mensagem por PedroX Sex 07 Set 2012, 18:35

Matemática nos Jogos - Controlando animações

Descrição: Veja como fazer os cálculos para controlar as animações dos seus sprites.

Dificuldade: Indefinida.

Você gostaria de aprender a controlar suas animações para deixar como quiser? Esse tutorial mostrará como fazer isso.

Primeiro, vejamos as variáveis usadas:

image_speed -> Indica quantos frames por Step serão mostrados.
image_number -> Indica quantos frames tem a imagem.
room_speed -> Indica quantos Steps por segundos serão executados.

É recomendável utilizar os cálculos explicados abaixo no Create.

Fazendo os Cálculos

Conforme descrito acima, quanto maior for image_speed, mais frames se passarão por step e consequentemente por segundo. Quanto maior for image_number, mais demorará pra completar a animação. E quanto maior for room_speed, mais rápida será a animação.

Se a velocida for a padrão (1), então será mostrado um frame por Step.

Vamos começar com um exemplo:

Código:
image_speed = 3*10/(room_speed*2*5)

Se você souber quantos frames se passarão a cada step, pode sair do tutorial, sem nenhum problema.

Quantos frames se passarão a cada step?

Vamos fazer o cálculo:

Código:
image_speed = 3*10/(room_speed*2*5)
image_speed = 30/(room_speed*2*5)
image_speed = 3/room_speed

Ou seja, serão 3 frames por segundo. Se a animação tiver 6 frames, ela durará 2 segundos.

Agora, como vamos ter o controle das animações?

Vejamos alguns exemplos:


  1. Exibindo 1 frame por segundo:
    Código:
    image_speed = 1/room_speed

  2. Exibindo 5 frames por segundo:
    Código:
    image_speed = 5/room_speed

  3. Exibindo n frames por segundo:
    Código:
    image_speed = n/room_speed

  4. Completando a animação a cada meio segundo:
    Código:
    image_speed = (2*image_number)/room_speed

  5. Completando a animação a cada segundo:
    Código:
    image_speed = image_number/room_speed

  6. Completando metade da animação a cada segundo:
    Código:
    image_speed = image_number/(2*room_speed)

  7. Completando a animação a cada dois segundos:
    Código:
    image_speed = image_number/(2*room_speed)



Basicamente é isso. Fiz os cálculos em segundos porque é mais fácil de imaginar o resultado do que seria em steps.

Em resumo:

image_speed = quantos_frames / quantos_steps

Se você quer repetir a animação 3 vezes num período de 10 segundos, você faria assim:

10 segundos = 10*room_speed
Animação repetir 3 vezes = 3*image_number

Logo:

image_speed = 3*image_number / 10*room_speed

Viu como é fácil?

Note que:
- Quanto maior for o numerador (a parte de cima da fração), em menos tempo a animação se completará.
- Quanto maior for o denominador (a parte de baixo da fração), em mais tempo a animação se completará.
- Quanto menor for o numerador, em mais tempo a animação se completará.
- Quanto menor for o denominador, em menos tempo a animação se completará.

Qualquer dúvida é só responder no tópico.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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