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[TUTORIAL] Game Design Document: Que bicho é esse?

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F. Nizzio
Rukawa
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Você vai começar a utlizar GDDs na hora de criar seu projeto?

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Mensagem por rafasgb Qua 26 maio 2010, 15:18

Game Design Document: Que bicho é esse?

Descrição:
Utilizando um Game Design Document para a melhor organização de seus projetos
Nível de dificuldade:

Iniciante
Requerimentos:
Modelo de Game Design Document:http://dl.dropbox.com/u/3919389/GDD%20templates.rar
Desenvolvimento:

Olá!
Esse tutorial está baseado em um tema discutido no chat da GMBR no dia 26/05. A discussão tinha como nome "Organização/Planejamento e cronograma. Como você lida com isso?".
_
Enfim, o que é o GDD?
GDD é um método de organização de todo o projeto do jogo. Esse tipo de organização muitas vezes pode definir o sucesso do seu jogo. Ele te ajuda a focar/concentrar na idéia inicial evitando desfoques e desistência devido a muitas idéias e nenhuma feita.

Eu disponibilizei um modelo de GDD e hoje vou me focar nele. Faça download e abra o .rar!

Você vai notar 6 arquivos:

- GOD;
- IDD;
- Game Bible;
- feedback_1;
- feedback_2;
- feedback_3;

Vamos nos focar nos 3 primeiros.
Esses arquivos são modelos de GDDs. São três modelos que variam de acordo com a complexidade do jogo e da sua vontade de documenta-lo.

GOD:
É o Game Overview Document, ou Documento geral do jogo. Ele é bem simples e contém o essencial para a criação de um jogo.
Ele contém informações básicas sobre: História, público-alvo, interface e gameplay. Ele é simples e útil.

IDD
É o Initial Document Design. É muito mais detalhado e se baseia em 2 pontos: História e interface. Recomendado para jogos um pouco maiores como RPGs simples ou plataformers onde a história tem um pouco mais de influência.

Game Bible
A bíblia de um jogo. Esse modelo contém absolutamente TUDO o que um jogo precisa. São 29 páginas de pura organização/documentação. Ele se foca dois pontos: Design e Técnico. São dois documentos em um. Ele contém um Game Design Document similar ao IDD e ainda um documento apenas para informações técnicas.
Recomendado para jogos grandes como RPGs.

Dicas: Não comece tentando preencher uma Game Bible ou um IDD. Ao tentar esboçar uma idéia use o GOD, acredito que esse vai ser o mais útil para qualquer um daqui!!!

Feedback 1, 2 e 3
São arquivos que contém perguntas interessantes para serem feitas para beta testers. Ele serve como método de avaliação do progresso, acho super útil de implementar isso nos seus projetos!!

____
E então, o que você acha? Vai começar a utilizar GDDs para se organizar melhor? Responda a enquete!
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Mensagem por Rukawa Qua 26 maio 2010, 20:32

Muito bom cara, eu tava procurando algo nesse estilo mesmo. vlw
vai me ajudar. vou usar sim.
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Mensagem por F. Nizzio Qua 26 maio 2010, 21:04

Eu ia votar no não mas votei no sim sem querer :X

Desculpa aê, rafasgb, mas é que eu não tenho saco pra essas coisas :O
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Mensagem por fonetico Qua 26 maio 2010, 23:21

Eu faço coisas parecidas antes de criar algo, eu abro o bloco de notas, e começo a criar categorias, como sprites, sons, objetos, enfim, tudo que vai ter no meu jogo eu coloco lá.
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Mensagem por Isaias Qui 27 maio 2010, 00:16

realmente é bem dificil documentar um game todo, mais muitas vezes é necessário...
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Mensagem por yetihh Qui 27 maio 2010, 15:07

Olá pessoal, acabei de me cadastrar no fórum justamente por causa deste tópico que nem acredito que foi criado ontem!
Estou há alguns meses desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Ciência da Computação, e possui um modelo de GDD que consegui em uma graduação de Design.
Eu gostaria de utilizar em meu TCC, mas pra tudo é necessário referências, e nem o que eu possui e nem o que você disponibilizou aí possui referência do autor. Alguém deve ter criado este modelo.
O que eu tenho é igual à este aí, só que traduzido.

Você saberia me dizer o autor deste modelo?
Obrigado e parabéns pela iniciativa, documentação é extremamente importante, principalmente quando se trabalha em equipe.
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Mensagem por rafasgb Qui 27 maio 2010, 16:58

Eu encontrei ele no fórum do Game Carrear Guide.
Procure nesses links:
http://www.reservetokyo.com/jbuffey_gamedocs.zip
http://www.gamecareerguide.com/forums/showpost.php?p=240&postcount=5
http://www.gamecareerguide.com/forums/showthread.php?t=5
http://www.reservetokyo.com/
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Mensagem por yetihh Qui 27 maio 2010, 17:38

Legal, obrigado.
O mais conhecido nessa área parece ser o Baldwin, possui diversos livros, dá consultoria e tem um modelo dele também, mas não é tão "bom" quanto esse.
E não encontrei qualquer referência à esse documento, e o site principal do reserve tokyo está em construção.

Se eu encontrar alguma informação disponibilizo.
Obrigado mais uma vez.
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Mensagem por DonutScore Ter 14 Jan 2014, 09:28

Faço isso em todos os meus projetos, seja de design, desenvolvimento de sistemas ou criação de sites, é importante, ter uma documentação, se o projeto é muito complexo, uma hora ou outra, você pode perder uma grande ideia caso não tenha anotado ela.

(obs, acho que não tem problema eu reviver esse tópico sendo que é um assunto importante)
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