Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Ontem à(s) 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
+3
saim
JV Justino
FilipeJF
7 participantes
Página 1 de 1
Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Como pessoal? ja mechi aqui, ja procurei mas não achei, se puderem, deem uma ajuda.
FilipeJF- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 8
Número de Mensagens : 179
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
No Step do inimigo coloque:
- Código:
if distance_to_object(obj_player)
{
//Ações Aqui
}
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Que tipo de jogo é (plataforma, top-down, fps)?
O que determina que o inimigo "viu" o player (eles estão de frente, não tem nenhuma parede entre os dois, a distância é menor que determinado valor, todas alternativas)?
O que determina que o inimigo "viu" o player (eles estão de frente, não tem nenhuma parede entre os dois, a distância é menor que determinado valor, todas alternativas)?
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Top down, é aqueles jogos que olham de cima, não é? então, é para top down.
FilipeJF- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 8
Número de Mensagens : 179
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
E quanto à outra pergunta? Talvez responder a pergunta te dê uma idéia de como fazer o código. Deixe eu dividir a pergunta em outras sub-perguntas, pra esclarecer melhor.
O inimigo vê o player mesmo estando fora da tela?
O inimigo vê o player mesmo que haja qualquer objeto entre eles?
O inimigo vê o player mesmo estando de costas? Se não, qual o ângulo de visão do inimigo?
Existe diferença de nível (escadas, elevadores, coisas do tipo)? Isso inibe a visão do inimigo de alguma forma?
O que mais faria o inimigo NÃO ver o player?
O inimigo vê o player mesmo estando fora da tela?
O inimigo vê o player mesmo que haja qualquer objeto entre eles?
O inimigo vê o player mesmo estando de costas? Se não, qual o ângulo de visão do inimigo?
Existe diferença de nível (escadas, elevadores, coisas do tipo)? Isso inibe a visão do inimigo de alguma forma?
O que mais faria o inimigo NÃO ver o player?
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Para isso você deveria checar qual a distância entre o player e o inimigo e se o player encontra-se a esquerda ou direita. Por exemplo:
É bem simples se você pensar um pouquinho. É claro que o que eu coloquei aqui é o básico do básico, dá pra implementar muito mais coisa nesse tipo de código.
- Código:
if instance_exists(obj_player) //Se a instância existir (sempre coloque isso)
{
if obj_player.x>x and distance_to_object(obj_player)<50 //Se o player estiver a esquerda do inimigo e a distância for menor que 50 pixels
{
//Códigos de ataque
}
É bem simples se você pensar um pouquinho. É claro que o que eu coloquei aqui é o básico do básico, dá pra implementar muito mais coisa nesse tipo de código.
Rhino- Games Ranking :
Notas recebidas : C-B
Data de inscrição : 17/04/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 136
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Já que voçê disse, vou dizer algumas coisas:
Quero que o inimigo só o veja o player quando o player chegar na tela dele.
Que o Inimigo não o veja quando eles estiverem entre paredes.
Falando de outro tipo :
O inimigo NÃO vê o player estando fora da tela.
Pode ajudar?
Quero que o inimigo só o veja o player quando o player chegar na tela dele.
Que o Inimigo não o veja quando eles estiverem entre paredes.
Falando de outro tipo :
O inimigo NÃO vê o player estando fora da tela.
Pode ajudar?
FilipeJF- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 8
Número de Mensagens : 179
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
A bem da verdade, te sugiro desativar o inimigo quando ele estiver fora da tela, mas isso fica pra depois.
Do jeito que você quer, é o seguinte:
Do jeito que você quer, é o seguinte:
- Código:
//verifica se o inimigo tá na tela
if x>view_xview[0] && x<view_xview[0]+view_wview[0] && y>view_yview[0] && y<view_yview[0]+view_hview[0]{
//verifica se não tem parede entre eles
if !collision_line(x,y,obj_player.x,obj_player.y,obj_parede,0,1){
//atira
}
}
Última edição por saim em Sex 18 Fev 2011, 17:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro ortográfico)
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
step:
lembra de substitui os objetos
SeuPlayer e Parede por seus objetos
e mudar 340 e 12 pros n° q quiser
(340 distancia necessaria pra
perseguir, 12 velocidade da perseguição)
e claro se n quiser q ele apenas corra
atras de seua player troca o
move_towards_point(SeuPlayer.x,SeuPlayer.y,12)
pra função q vc quiser
- Código:
if distance_to_object(SeuPlayer) < 340{
if not collision_line(x,y,SeuPlayer.x,SeuPlayer.y,Parede,1,0){
move_towards_point(SeuPlayer.x,SeuPlayer.y,12)}}
lembra de substitui os objetos
SeuPlayer e Parede por seus objetos
e mudar 340 e 12 pros n° q quiser
(340 distancia necessaria pra
perseguir, 12 velocidade da perseguição)
e claro se n quiser q ele apenas corra
atras de seua player troca o
move_towards_point(SeuPlayer.x,SeuPlayer.y,12)
pra função q vc quiser
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Devo ter feito algo errado, aqui não deu...
Testei aqui, mas porém nem efeito fez, será que é por causa dos códigos que eu utilizo para faser o inimigo se mover aleatoriamente?
Testei aqui, mas porém nem efeito fez, será que é por causa dos códigos que eu utilizo para faser o inimigo se mover aleatoriamente?
FilipeJF- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 8
Número de Mensagens : 179
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Cara, fez tudo certo? aqui ainda não testei mas pelo que vi da sim, testa denovo.
MemBru- Data de inscrição : 05/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 74
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
FilipeJF escreveu:Devo ter feito algo errado, aqui não deu...
Testei aqui, mas porém nem efeito fez, será que é por causa dos códigos que eu utilizo para faser o inimigo se mover aleatoriamente?
mtas veses alguns codigos podem
tirar o efeito de otros como pode ser
o caso seu, tenta em uma pequena engine
separada esse codigo pra ve se vc ta usando
ele certo, se tiver tenta dinovo coloca ele
no seu jogo e se msm assim vc n conseguir
eu posso te ajuda com seu projeto se vc
me passa ele por mp
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
FilipeJF escreveu:Devo ter feito algo errado, aqui não deu...
Testei aqui, mas porém nem efeito fez, será que é por causa dos códigos que eu utilizo para faser o inimigo se mover aleatoriamente?
Como você está fazendo o inimigo se mover aleatoriamente? Se possível, poste o código. Às vezes, como já falaram, alguns códigos dão conflito entre si e acontece coisas assim mesmo. =X
Rhino- Games Ranking :
Notas recebidas : C-B
Data de inscrição : 17/04/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 136
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Este tópico tem algo a oferecer:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=499939
O usuário chamado "Dark Matter" postou um tipo de estrutura que é até similiar a que o saim postou.
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=499939
O usuário chamado "Dark Matter" postou um tipo de estrutura que é até similiar a que o saim postou.
Vamos levar em consideração que sight significa 'campo', sendo assim, basta definir uma variável sight no objeto que sirva como o campo de visão do inimigo em pixels. Talvez esse código resolva seu problema, pois ele leva em conta além do campo, a direção atual do objeto(direction). Não se esqueça de substituir 'player' por seu player, e 'wall' pela sua parede.@Dark Matter:
- Código:
while (!collision_line(x,y,x+lengthdir_x(sight,direction),
y+lengthdir_y(sight,direction),player,true,true) and !collision_line(x,y,x+lengthdir_x(sight,direction),
y+lengthdir_y(sight,direction),wall,true,true)){sight+=1;
}
if collision_line(x,y,x+lengthdir_x(sight,direction),y+lengthdir_y(sight,
direction),player,true,true){
//do what if seen player?
}
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
Eu e Godsil4 ppostamos algoritmos parecidos, mas não iguais. Qual você usou e o que deu errado?
O código do Godsil4 não te faz atirar, mas mover.
Meu código não faz atirar nem mover, eu deixei um comentário no lugar onde você deveria colocar o resto do código que faz atirar.
O código do Godsil4 não te faz atirar, mas mover.
Meu código não faz atirar nem mover, eu deixei um comentário no lugar onde você deveria colocar o resto do código que faz atirar.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» como faser quando o player chegar perto do inimigo ele executar uma path
» [Resolvido]como faço o inimigo só atirar quando chegar perto do player?
» como fazer o inimigo começar atirar apenas quando encostar com o player
» Como fazer o player atirar quando o inimigo chegar a uma certa distancia?
» Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
» [Resolvido]como faço o inimigo só atirar quando chegar perto do player?
» como fazer o inimigo começar atirar apenas quando encostar com o player
» Como fazer o player atirar quando o inimigo chegar a uma certa distancia?
» Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos