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RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
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RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
Fala pessoal
Estou tentando desenvolver um modelo de colisão entre objetos moveis e estou enfrentando alguns problemas tipo:
1. Ao cair em direção a uma rampa móvel colidindo quina com quina, o player da um pulo
2. Ao cair em direção a uma rampa móvel colidindo quina com quina, o player da um impulso pra baixo..
O trecho de código é este:
_col=instance_place(x,y+velv,obj_mov_h);// testa se existe o objeto móvel
if(_col!=noone){ // se existe o objeto móvel abaixo
if(velv>0){ // se estou caindo
var _smvel=abs(velh)+abs(_col.velh); // soma das velocidades do player e do objeto móvel
if( bbox_top<=_col.bbox_top and bbox_right -_smvel >=_col.bbox_left and bbox_left + _smvel <=_col.bbox_right){
velv=_col.bbox_top-bbox_bottom; // velv assume a dist positiva entre o chão do objeto e os pés do player
}
}
if(velv<0){// se estou pulando
if(bbox_bottom >_col.bbox_bottom ){ //se os meus pes estão abaixo da rampa
velv=_col.bbox_bottom-bbox_top; // velv assume a dist. negativa entre parte de baixo da rampa e cabeça do player
}
}
}
Identifiquei que o problema gira em torno ao repassar os valores para a variável velv (vel vertical) do player..
Tenho uma outra sugestão em trabalhar variáveis auxiliares com a velv mas gostaria de ver vcs, como sugerem..
Grato..
Estou tentando desenvolver um modelo de colisão entre objetos moveis e estou enfrentando alguns problemas tipo:
1. Ao cair em direção a uma rampa móvel colidindo quina com quina, o player da um pulo
2. Ao cair em direção a uma rampa móvel colidindo quina com quina, o player da um impulso pra baixo..
O trecho de código é este:
_col=instance_place(x,y+velv,obj_mov_h);// testa se existe o objeto móvel
if(_col!=noone){ // se existe o objeto móvel abaixo
if(velv>0){ // se estou caindo
var _smvel=abs(velh)+abs(_col.velh); // soma das velocidades do player e do objeto móvel
if( bbox_top<=_col.bbox_top and bbox_right -_smvel >=_col.bbox_left and bbox_left + _smvel <=_col.bbox_right){
velv=_col.bbox_top-bbox_bottom; // velv assume a dist positiva entre o chão do objeto e os pés do player
}
}
if(velv<0){// se estou pulando
if(bbox_bottom >_col.bbox_bottom ){ //se os meus pes estão abaixo da rampa
velv=_col.bbox_bottom-bbox_top; // velv assume a dist. negativa entre parte de baixo da rampa e cabeça do player
}
}
}
Identifiquei que o problema gira em torno ao repassar os valores para a variável velv (vel vertical) do player..
Tenho uma outra sugestão em trabalhar variáveis auxiliares com a velv mas gostaria de ver vcs, como sugerem..
Grato..
Última edição por josuedemoraes em Sex 04 Out 2024, 01:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : RESOLVIDO)
josuedemoraes- Games Ranking :
Data de inscrição : 22/07/2024
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