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[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

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[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Mensagem por vdm842 Qui 23 maio 2024, 15:00

Boa tarde, me chamo Vinícius, era membro do fórum em 2011/2012 por aí, estou voltando agora a utilizar o game maker por hobby.

Estou desenvolvendo um game estilo Breakout, meu problema está na colisão do objBola com o objBloco. Nesta colisão, ocorre o bounce normal e o objBola deve diminuir uma vida do objBloco, porém, após diversas tentativas, ainda não consegui chegar a uma solução.

No primeiro caso, a colisão tirava 1, 2, 3 e até mais vidas, quando não atravessava o bloco destruindo o mesmo. No código atual, ele tira somente uma vida, porém o intertravamento que fiz, faz com que as vezes nenhuma colisão diminua a vida do bloco.

Vale ressaltar, que não tenho só um objBola, ele pode variar e ter diversas instâncias do mesmo colidindo em sequência.

Colisão do objBola com o objBloco:
Código:
x = xprevious;
 y = yprevious;

 move_bounce_solid(true);

 if(direction <= 180 && (15 > direction || direction > 165))
 {
 direction = clamp(direction, 15, 165);
 }

 else if (direction > 180 && (195 > direction || direction > 345))
 {
 direction = clamp(direction, 195, 345);
 }

Esse código foi pego do exemplo de breakout do gms2.

Colisão do objBloco com o objBall:
Código:

if _life>0 {
 if _colidiu=false{
 _life--
 global.pontos++
 _colidiu=true;
 }
}

Evento end step do objBloco (intertravamento para impedir perder mais de uma vida por vez, que esta causando o bug):
Código:

var _left = x - 4;
var _right = x + 4;
var _top = y - 4;
var _bottom = y + 4;

if (instance_place(_left, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_left, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(x, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(x, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_left, y, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, y, objGameBall) != -4) {
    _colidiu=false;
}


Última edição por vdm842 em Sex 24 maio 2024, 09:52, editado 1 vez(es)
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[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty Re: [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Mensagem por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50

Bom dia. Foi resolvido com um simples timer com valor de step menor que o de geração. Obrigado
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