Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
5 participantes
Página 1 de 1
Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
É o seguinte, o meu jogo é de plataforma, e eu gostaria q o inimigo só começasse a atirar quando eu estivesse na mesma linha q ele.
Ex.:
________X________O______ -> Mesma linha, pode atirar
____________X_______
_____O_____ -> O player esta em outra plataforma, portanto o inimigo não o vê e não podera atirar
Legenda: X - inimigo
O - player
Alguem pode me ajudar quanto a isso PF
Ex.:
________X________O______ -> Mesma linha, pode atirar
____________X_______
_____O_____ -> O player esta em outra plataforma, portanto o inimigo não o vê e não podera atirar
Legenda: X - inimigo
O - player
Alguem pode me ajudar quanto a isso PF
Última edição por andreh em Qui 12 Jul 2012, 11:38, editado 1 vez(es)
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Use collision_line ou collision_rectangle.
Ambos checam se há colisão.
entaum se houver atira .
Ambos checam se há colisão.
entaum se houver atira .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
- Código:
if instance_exists(obj_Player){
if collision_line(x,y,x-196,y,obj_Player,true,true){
//Atirar para a esquerda
}else if collision_line(x,y,x+196,y,obj_Player,true,true){
//Atirar para a direita
}
}
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Exato, mas com o collision line vai ficar apenas 1 pixel de h.
Se quizer uma altura maior utilise o collision rectangle, que é basicamente da msm forma.
Se quizer uma altura maior utilise o collision rectangle, que é basicamente da msm forma.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Obrigado galera! Me ajudou bastante! Usei o collision_rectangle
Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
- Código:
collision_rectangle(x+15,y-63,x+315,y+15,obj_player,true,true)
Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
andreh escreveu:Obrigado galera! Me ajudou bastante! Usei o collision_rectangle
- Código:
collision_rectangle(x+15,y-63,x+315,y+15,obj_player,true,true)
Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
1° True : Se usar verificação de colisão preciso.
2° True : Se o exemplo que chama essa função deve ser excluído na colisão.
Espero ter ajudado
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
tenta isso
- Código:
if x = obj_player.x or y =obj_player.y {
//Código de atirar
}
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Obrigado a todos pela resposta
kapoty - vlw pela explicação, mas então a ultima variavel não vai fazer diferença se eu deixar true ou false
need 90 - o seu código funciona sim, mas a coordenada x ou y do player tem q ser EXATAMENTE igual à do inimigo, e na vdd o q eu quero é um pouco mais de variação, por isso usei o collision rectangle, mas vlw mesmo assim!
Resolvido!
kapoty - vlw pela explicação, mas então a ultima variavel não vai fazer diferença se eu deixar true ou false
need 90 - o seu código funciona sim, mas a coordenada x ou y do player tem q ser EXATAMENTE igual à do inimigo, e na vdd o q eu quero é um pouco mais de variação, por isso usei o collision rectangle, mas vlw mesmo assim!
Resolvido!
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [ajuda] inimigo atirar no player
» Como fazer o player atirar quando o inimigo chegar a uma certa distancia?
» Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
» Como fazer um inimigo atirar na direção do player?
» [Resolvido]como faço o inimigo só atirar quando chegar perto do player?
» Como fazer o player atirar quando o inimigo chegar a uma certa distancia?
» Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
» Como fazer um inimigo atirar na direção do player?
» [Resolvido]como faço o inimigo só atirar quando chegar perto do player?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos