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como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
4 participantes
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como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
Eu to com uma duvida cruel eu to fazendo um jogo estilo RPG. Ai eu queria que o inimigo me seguisse quando eu estivesse a uma certa distancia entao eu coloquei esse codigo no step.
Se alguem poder me ajudar eu agradeço.
OBS: GAME MAKER 8.0 (lite)
- Código:
if distance_to_point(obj_personagem.x,obj_personagem.y) <= 50
{mp_potential_step(obj_personagem.x,obj_personagem.y,5,solid)
}
Se alguem poder me ajudar eu agradeço.
OBS: GAME MAKER 8.0 (lite)
voldemortBR- Data de inscrição : 03/08/2009
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Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
Cara faz assim, primeiro, centraliza a sprite do inimigo e tenha certeza que ela esteja virada para a direita >>. Adicione essa sprite no inimigo.
Agora vá no step do inimigo e coloque:
Pronto, assim o ângulo da imagem ficará na direção que o inimigo vai, agora caso chegue muito perto ele ataca certo? Então coloca no step do inimigo:
Espero que tenha ajudado!
Agora vá no step do inimigo e coloque:
- Código:
image_angle = direction
Pronto, assim o ângulo da imagem ficará na direção que o inimigo vai, agora caso chegue muito perto ele ataca certo? Então coloca no step do inimigo:
- Código:
if distance_to_object(obj_player) < 5
{ //código de ataque }
Espero que tenha ajudado!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
O codigo que vc me deu aqui informou que so pega na versao pro e a minha e lite.
Sera que vc teria outra dica.
muito obrigado
Sera que vc teria outra dica.
muito obrigado
voldemortBR- Data de inscrição : 03/08/2009
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Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
É realmente é pra versão PRO, mas aqui no fórum há uma engine feito pelo nosso membro GSA2134 que tem a mesma forma do image_angle, só que em versão lite, veja a engine e a explicação dele no link abaixo:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-olho-olhando-o-mouse-para-lite-t5932.htm
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-olho-olhando-o-mouse-para-lite-t5932.htm
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
Opa amigo eu vi o tutorial fiz do jeito que ele disse mais nao esta dando certo coloquei esse codigo
E eu queria que ele fizesse o movimento estilo zelda do snes que quando o cara passa perto do guarda ele segue o cara e para onde o cara vira ele vira também e quando chega perto ataca o cara.
Obrigaso
- Código:
image_index=point_direction(x,y,obj_personagem,obj_personagem)
if distance_to_point(obj_personagem.x,obj_personagem.y) <= 50
{mp_potential_step(obj_personagem.x,obj_personagem.y,5,solid)
}
E eu queria que ele fizesse o movimento estilo zelda do snes que quando o cara passa perto do guarda ele segue o cara e para onde o cara vira ele vira também e quando chega perto ataca o cara.
Obrigaso
voldemortBR- Data de inscrição : 03/08/2009
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Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
Amigo, na verdade voce esta com 2 problemas então. Vamos resolver o primeiro da seguinte maneira:
1-Rotação do Sprite
Primeiro va la em Sprites e clique no char do seu inimigo. Depois clique em Edit Sprite. Depois clique em Animation->Rotation Sequence->Counter ClockWise. Coloque em Number of Frames = 36 e deixe Degrees = 360 mesmo.
Com isso criamos 36 imagens que é um numero suficiente para rotação em jogos deste estilo. Agora vamos ao eventos:
Coloque no Evento STEP:
2-AI do Inimigo
O problema da AI pode ser resolvido de diversas maneiras. Vamos a uma mais simples:
Voce tem esse código no seu STEP:
Supondo que voce queira que ele te SIGA quando estiver com a distancia menor que 50 e que ele te ATAQUE quando a distancia for menor que 10:
Evento de Colisão Inimigo x Char
1-Rotação do Sprite
Primeiro va la em Sprites e clique no char do seu inimigo. Depois clique em Edit Sprite. Depois clique em Animation->Rotation Sequence->Counter ClockWise. Coloque em Number of Frames = 36 e deixe Degrees = 360 mesmo.
Com isso criamos 36 imagens que é um numero suficiente para rotação em jogos deste estilo. Agora vamos ao eventos:
Coloque no Evento STEP:
- Código:
image_index = floor(direction / 10);
2-AI do Inimigo
O problema da AI pode ser resolvido de diversas maneiras. Vamos a uma mais simples:
Voce tem esse código no seu STEP:
- Código:
if distance_to_point(obj_personagem.x,obj_personagem.y) <= 50
{mp_potential_step(obj_personagem.x,obj_personagem.y,5,solid)
}
Supondo que voce queira que ele te SIGA quando estiver com a distancia menor que 50 e que ele te ATAQUE quando a distancia for menor que 10:
- Código:
dist = distance_to_point(obj_personagem.x,obj_personagem.y);
if (dist<= 50)
{
if (dist <= 10)
{
//Coloque seu ataque aqui
} else
{
mp_potential_step(obj_personagem.x,obj_personagem.y,5,solid);
}
}
Evento de Colisão Inimigo x Char
- Código:
if (sprite_index == sprite_normal)
{
//faz alguma coisa quando o inimigo apenas esbarra em voce sem estar atacando.
} else
{
//faz alguma coisa se ele estiver te atacando.
}
Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
Caramba é a primeira pessoa que eu vejo que coloca a pergunta como título
@Vinians
Esse 36 imagens é para 8 ou 4 direções ?
@Vinians
Esse 36 imagens é para 8 ou 4 direções ?
Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
Na verdade são 36 imagens que perfazem 360 graus, sendo assim 10 graus de deslocamento para cada imagem. Da pra fazer com 8 ou 4 usando o mesmo calculo, mais com 36 o giro fica mais fluido.wac2007 escreveu:Caramba é a primeira pessoa que eu vejo que coloca a pergunta como título
@Vinians
Esse 36 imagens é para 8 ou 4 direções ?
Re: como fazer o inimigo me seguir a uma certa distancia, mudar de sprite de acordo com a direçaoe me atacar quando chegar perto?
opa amigo eu fiz o que vc me disse mais nao ta dando certo aqui esta o jogo se for possivel vc poderia me ajudar obrigado.
http://www.4shared.com/file/230887277/e7c9a96a/4_online.html
http://www.4shared.com/file/230887277/e7c9a96a/4_online.html
voldemortBR- Data de inscrição : 03/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 16
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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