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como eu fasso para a tela segeuir o meu buneco...

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Mensagem por jeckrucel Qui 13 Ago 2009, 19:32

é ke eu fis um eskema meio complicado em um projeto meu,mas pra resumi é asim,eu tenho 4 onj ke servem como o meu buneco,pq eu criei 1 obj para a direita e outra para a eskerda,e 1 obj pulando para direita e outro obj pulando pra eskerda,(sei ke teria komo eu faser um obj e mudar os spr,porem não fasso a minima ideia de como fasso isso e daria ums bug em determinados lugares)a pergunta é como eu vo faser para a tela seguir todos esses obj(sendo ke eles não vam estar na room ao mesmo tempo,um vai substituiro o outro ao clicar em uma tecla)como eu vo faser para ke a tela segua o buneco quando esse obj entrar na room???

simplificando,tem augum codigo ke eu coleke para ke a tela sega um determinado obj ao entrar na room

(fis isso apressado e não corrigi os erros de portugues)
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Mensagem por Wallacy Sebastian Qui 13 Ago 2009, 20:25

Não é necessário fazer um objeto para cada sprite. Só coloca no seu personagem para qual sprite ele muda se apertar tal botão. Exemplo: se apertar para a direita -> sprite_index = "nome do sprite"
A tela seguir o personagem -> entra na room, vai na aba views e marca enable the use of views e visible when room starts. Um pouco mais para baixo, no object following e escolhe o objeto que você quer que siga. Ainda abaixo disso, tem o Hbor e Vbor aonde você pode colocar em que local a tela começa a seguir o objeto. O ideal é você colocar a metade da tela. O Hbor é para seguir na horizontal e o Vbor é para seguir na vertical.
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Mensagem por jeckrucel Qui 13 Ago 2009, 20:40

mas se eu fisese isso ia ocorrer algums bugs...
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Mensagem por ze1 Qui 13 Ago 2009, 20:49

Você pode criar um objeto que será seguido pela tela e, então, fazer com que esses 4 objetos que representam o personagem ter como "parent" esse objeto que será seguido pela tela.
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Mensagem por jeckrucel Qui 13 Ago 2009, 21:56

como eu fasso para ke quando o perçonagem não estiver em "contato"com um obj o spr mudar,tipo se o meu perçonagem sai do chão o spr mudar???????
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Mensagem por ze1 Qui 13 Ago 2009, 22:15

Eu não sei como seu jogo funciona, nem de que estilo é, então vou chutar dando uma sugestão bem genérica...
você pode fazer com que o objeto personagem esteja sempre verificando se abaixo dele está o objeto chão. Se não estiver, o sprite dele muda.
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Mensagem por PedroX Sex 14 Ago 2009, 09:00

posta seu jogo ai pra nois ver
ai nois fala oq ta errado
add eu no msn q eu arrumo pedro_tj_12@hotmail.com

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Mensagem por jeckrucel Sex 14 Ago 2009, 13:29

esse negocio de 1 obj pra cada spr + ou - ta dando trabalho d+,mas pra eu mudar,colocar só um obj mudando para os outros spr eu precisaria sabe o seguinte:

como eu vo fazer para ke o obj só mude para um determinado spr quando estiver no alto,tipo pra quando ele tiver fora do chão ele só mude para 2 determinado spr,e quando tocar o chão só mude para outros 2 determinados spr(que não sejão os mesmo de quando ele pula)

e uma coisa importantíssima,como eu determino a velocidade dos spr,tipo quando o cara faz uma “animação” colocando em um spr varias imagens para fazer o boneco andando(por exemplo),eu tinha feito isso colocando cada spr pra cada obj e em cada obj no evento creat colocava um código(image_speed = 0.3) ai quando eu mudava de spr com um único obj(e não mudava o obj)o spr ficava muito rápido...

como eu faço isso???


edit: pedro eu te add no msn ok Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por PedroX Sex 14 Ago 2009, 14:44

ok
vai na secao engines tbm , e pega engines de plataforma
la tem varias ensinando mudar sprite

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Mensagem por kimeradelf Sex 14 Ago 2009, 16:06

Se ainda quiser 1 jeito de continar com esses 4 objetos faça como nosso amigo la em cima falou. Cria 1 objeto qualquer sem sprite e no evento step mande ele seguir o"s" seu"s" personagen"s" o resto você ja deve ter entendido Happy
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