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Como fasso água?
+2
GALAXY GAMES
matheus870
6 participantes
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Como fasso água?
aew galera minha primeira pergunta no forum eu queria saber como que fasso água no game maker 8.1
é que eu estou fazendo um jogo do sonic the hedgehog e eu queria fazer água para o jogo
quem já jogou o sonic sabe como que é a água do jogo agora para quem nunca jogou:
quando o player entra na água fica uns 30 segundos dentro da água antes de morrer afogado
a velocidade do player é reduzida
a gravidade é reduzida
e estas são as características da água que eu não sei fazer
é que eu estou fazendo um jogo do sonic the hedgehog e eu queria fazer água para o jogo
quem já jogou o sonic sabe como que é a água do jogo agora para quem nunca jogou:
quando o player entra na água fica uns 30 segundos dentro da água antes de morrer afogado
a velocidade do player é reduzida
a gravidade é reduzida
e estas são as características da água que eu não sei fazer
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Veja esta engine ae e boa sorte!
https://gmbr.forumeiros.com/t12688-como-fazer-seu-player-nadar?highlight=nadar
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Re: Como fasso água?
tipo eu baixei só que o que eu queria era água para meu jogo e não o luigi nadando mas o efeito desse luigi é bom mas o sonic não é pra nadar é somente para andar debaixo da água mais lentamente e se afogar após 30 segundos o que eu não consigo fazer tambem é uma sprite que combine com água
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Para testar se está debaixo d'água, tem vários modos.
Se a água for um objeto, você pode por no sonic:
Com base nisso, coloque um tempo de 30 segundos no create.
Depois diminua debaixo d'água. Cheque se o tempo acabou.
Se não estiver, o tempo volta a ser 30.
Tenta ai.
Até mais!
Se a água for um objeto, você pode por no sonic:
- Código:
if place_meeting(x, y, agua)
{
estou de baixo d'água
}
else
{
nao estou
}
Com base nisso, coloque um tempo de 30 segundos no create.
Depois diminua debaixo d'água. Cheque se o tempo acabou.
Se não estiver, o tempo volta a ser 30.
Tenta ai.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Como fasso água?
desculpe a minha falta de inteligência mas é que eu comecei a mecher no game maker a algumas semanas...
bom tipo eu coloco o
if place_meeting(x, y, agua)
{
estou de baixo d'água
}
else
{
nao estou
}
no create do sonic?
ai depois como fasso para por o tempo e tals... é nisso que eu fiquei com dúvida
bom tipo eu coloco o
if place_meeting(x, y, agua)
{
estou de baixo d'água
}
else
{
nao estou
}
no create do sonic?
ai depois como fasso para por o tempo e tals... é nisso que eu fiquei com dúvida
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
ai depois como fasso para por o tempo e tals... é nisso que eu fiquei com dúvida
Pra isso você pode usar um Alarm. Exemplo:
- Código:
if place_meeting(x, y, agua)
{
Alarm[0] = [TEMPO DO ALARME];
}
Depois é só você adcionar um evento alarm, e nele todas as ações que serão executadas depois de tal tempo.
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Re: Como fasso água?
Não pode usar alarm.
O alarm será disparado toda hora e não vai acabar nunca;
O alarm será disparado toda hora e não vai acabar nunca;
Última edição por Pedrø em Sáb 24 Dez 2011, 14:44, editado 1 vez(es)
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Re: Como fasso água?
mas tipo estou tentando fazer com alarme ai eu coloquei o código
if place_meeting(x, y, agua)
{
Alarm[0] = [20];
}
botei isso tudo no objeto que representa a água
(não sei se vai ficar 20 segundos)
mas tipo eu queria que depois que ele entrasse dentro da água começasse a contagem para ele morrer, até ai tudo bem mas para ele morrer a água tem que reconhecer que o sonic entrou nela e depois dos 20 segundos substituir o objeto do sonic pelo objeto do sonic morto
entenderam?
e é justo na parte de substituir a sprite ( ou objeto ) que representa o player para a do player morto que eu me complico
if place_meeting(x, y, agua)
{
Alarm[0] = [20];
}
botei isso tudo no objeto que representa a água
(não sei se vai ficar 20 segundos)
mas tipo eu queria que depois que ele entrasse dentro da água começasse a contagem para ele morrer, até ai tudo bem mas para ele morrer a água tem que reconhecer que o sonic entrou nela e depois dos 20 segundos substituir o objeto do sonic pelo objeto do sonic morto
entenderam?
e é justo na parte de substituir a sprite ( ou objeto ) que representa o player para a do player morto que eu me complico
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Já disse. Não adianta.
Tenta isso:
Create
tempo=30*room_speed;
Step
if place_meeting(x, y, agua)
tempo-=1
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_morto, 0)
Tenta isso:
Create
tempo=30*room_speed;
Step
if place_meeting(x, y, agua)
tempo-=1
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_morto, 0)
Última edição por Pedrø em Sáb 24 Dez 2011, 15:04, editado 1 vez(es)
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Re: Como fasso água?
lol tipo pedro o seu método está funcionando só que pela metade, esse método está fazendo com que apareça a sprite do sonic morrendo por toda a tela mas o sonic não morre
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Então você terá que explicar mais detalhadamente, ou então colocar o editável para download (ou mandar por mp).
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Re: Como fasso água?
tipo vou explicar melhor
desse método que você disse está funcionando só que está criando uns 30 sprites do sonic morrendo por toda a tela...
eu tava pensando aqui se eu poderia colocar tempo para um código ser executado na água por exemplo
quando o sonic encosta nos espinhos do jogo ele executa este código:
instance_change(obj_sonic_morre,1)
eu não poderia pegar este código e botar tempo para ele ser executado por exemplo
depois de 5 segundos o jogo executa o código instance_change(obj_sonic_morre,1) ai pronto o sonic morre normalmente. porém eu não sei fazer isto
desse método que você disse está funcionando só que está criando uns 30 sprites do sonic morrendo por toda a tela...
eu tava pensando aqui se eu poderia colocar tempo para um código ser executado na água por exemplo
quando o sonic encosta nos espinhos do jogo ele executa este código:
instance_change(obj_sonic_morre,1)
eu não poderia pegar este código e botar tempo para ele ser executado por exemplo
depois de 5 segundos o jogo executa o código instance_change(obj_sonic_morre,1) ai pronto o sonic morre normalmente. porém eu não sei fazer isto
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Certeza que você usou instance_change e não instance_create?matheus870 escreveu:desse método que você disse está funcionando só que está criando uns 30 sprites do sonic morrendo por toda a tela...
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Re: Como fasso água?
com certeza eu botei instance_change...
mas eu concertei eu coloquei o código assim:
if place_meeting(x, y, object71)
tempo-=1
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 1)
mas continua criando uns 30 sprites dele morrendo e ele morre uns 2 segundos depois
e otra ele deveria morrer dentro da água mas mesmo depois que ele sai da água ele morre
mas eu concertei eu coloquei o código assim:
if place_meeting(x, y, object71)
tempo-=1
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 1)
mas continua criando uns 30 sprites dele morrendo e ele morre uns 2 segundos depois
e otra ele deveria morrer dentro da água mas mesmo depois que ele sai da água ele morre
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Não sei se é por causa do perform events, mas faz isso:
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0)
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0)
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Re: Como fasso água?
pedro, com o if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0) aparece umas 30 sprites do sonic morto mas ele continua vivo
agora com if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 1) ele morre mas aparece umas 30 sprites dele morrendo e isso aparece até quando ele está fora da água
agora com if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 1) ele morre mas aparece umas 30 sprites dele morrendo e isso aparece até quando ele está fora da água
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Manda o editável ou posta todos os códigos relacionados.
Já não sei o que pode ser com esses detalhes.
Já não sei o que pode ser com esses detalhes.
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Re: Como fasso água?
você quer os códigos relacionados com a água ou com o sonic?
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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Re: Como fasso água?
Com o problema.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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Re: Como fasso água?
olha todos os códigos que podem ter algo relacionado:
a água que está como objeto71
Create >> o execute code: tempo=30*room_speed;
step >> o execute code: if place_meeting(x, y, object71)
tempo-=1*room_speed;
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0)
com o sonic não tem nada relacionado a água
só tem os movimentos, os inimigos, e o básico
quando o sonic morre
obj_sonic_morre
Create >> execute code: //movimento do sonic quando este morre
hspeed = 0;
vspeed = -10;
gravity = 0.3;
sound_play(snd_sonic_morre);
Outside Room >> execute code: if (y > 240)
room_restart()
a água que está como objeto71
Create >> o execute code: tempo=30*room_speed;
step >> o execute code: if place_meeting(x, y, object71)
tempo-=1*room_speed;
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0)
com o sonic não tem nada relacionado a água
só tem os movimentos, os inimigos, e o básico
quando o sonic morre
obj_sonic_morre
Create >> execute code: //movimento do sonic quando este morre
hspeed = 0;
vspeed = -10;
gravity = 0.3;
sound_play(snd_sonic_morre);
Outside Room >> execute code: if (y > 240)
room_restart()
matheus870- Data de inscrição : 23/12/2011
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