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como alterar animação gamemaker

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como alterar animação gamemaker Empty como alterar animação gamemaker

Mensagem por felipevf Seg 20 Fev 2023, 14:15

Estou com dificuldade de encontrar um vídeo ou site que ensine a fazer uma transação entre as sprites andando e correndo, tentei fazer sozinho, mas não consegui, procurei vídeo gringo e o vídeo apenas ensinou a mudar a velocidade, sem alteração nas sprites

É um jogo pixelado visto de cima, como jogos clássico, no estilo zelda.

Esses códigos aqui foi uma forma que eu achei de fazer o personagem aumentar a velocidade ao apertar shift

if keyboard_check_pressed (vk_lshift)
{
vel = velcorrida + vel
}
else
{
if keyboard_check_released(vk_lshift)
vel = vel - velcorrida
}


Aqui está os códigos que usei para mudar as sprites andando e alterando para parado (idle)

#region ANIMAÇÃO


//DIREITA

if keyboard_check(ord("D")) then
{
{
sprite_index = Player_walk_right;
}
}
else
{
if keyboard_check_released(ord("D")) sprite_index = player_idle_right
}



//ESQUERDA

if keyboard_check(ord("A")) then
{
{
sprite_index = Player_walk_left;
}
}
else
{
if keyboard_check_released(ord("A")) sprite_index = player_idle_left
}



//BAIXO

if keyboard_check(ord("S")) then
{
{
sprite_index = Player_walk_front;
}
}
else
{
if keyboard_check_released(ord("S")) sprite_index = player_idle_front
}


//CIMA

if keyboard_check(ord("W")) then
{
{
sprite_index = Player_walk_back;
}
}
else
{
if keyboard_check_released(ord("W")) sprite_index = player_idle_back
}

//CORRIDA BAIXO

aqui deveria ficar o código de alteração de sprite ao correr

eu tentei fazer dessa maneira aqui

if keyboard_check (ord("S") + vk_lshift) then
{
{
sprite_index = Player_run_front;
}
}
else
{
if keyboard_check_released(ord("S") + vk_lshift) sprite_index = player_idle_front
}

tentei dessa forma e alterando algumas coisas, mas nenhuma deu certo.
felipevf
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como alterar animação gamemaker Empty Re: como alterar animação gamemaker

Mensagem por aminaro Qui 23 Fev 2023, 16:33

iai blz? Entao vou falar o que aconteceu no seu codigo.

Exemplo:
Se apertou a tecla para cima, a animação de andar pra cima ocorrerá normalmente. Porem voce colocou com que a animacao de correr acontecesse apertando a tecla "shift" e nao declarou nada para que a outra animacao parasse.
 
O que voce poderia fazer é o seguinte:
Código:


if keyboard_check(ord("W"))//apertou a teclada W execulta o codigo

{
 if(keyboard_check(vk_shift)){//checa se a tecla shift esta sendo pressionada
 sprite_index = Player_run_back;//se for pressionada a animacao de correr ocorrer
 }
 else{
 sprite_index = Player_walk_back; //se o shift nao esta procionado ele execulta apenas o de andar para cima
 }
}
else
{
if keyboard_check_released(ord("W")) sprite_index = spt_idle_up;
}

Espero que tenha ajudado.
vlw
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