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Dúvida com tiros

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Dúvida com tiros Empty Dúvida com tiros

Mensagem por Paulomm32 Qua 26 Ago 2020, 09:03

Estou trabalhando com um jogo de plataforma comum, mas quero saber como faz para o tiro desaparecer depois que ele atinge uma certa distância, como proceder?
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Dúvida com tiros Empty Re: Dúvida com tiros

Mensagem por polosam Qua 26 Ago 2020, 09:34

Põe um alarme. yes

No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
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Mensagem por Paulomm32 Qua 26 Ago 2020, 09:37

polosam escreveu:Põe um alarme. yes

No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.


Cara eu até conheço o alarme, mas eu n faço ideia de como se usa, n sei nem para que serve direito
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Mensagem por saim Qua 26 Ago 2020, 09:50

polosam escreveu:Põe um alarme. yes

No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
Isso é verdade.
Mas se você fizer mesmo questão de saber a distância, no evento de criar o tiro, salve a posição em variáveis (xinicial = x; yinicial = y).
Daí, usando point_distance, você vai ter a distância.

Alarmes ficam contando o tempo e, no final do tempo determinado, executam uma ação. Você define o tempo e a ação.
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Mensagem por Willy Qua 26 Ago 2020, 17:31

Cara eu até conheço o alarme, mas eu n faço ideia de como se usa, n sei nem para que serve direito
Agora você pode saber:Aprendendo a usar Alarms!

Não é difícil e você vai explodir sua mente. Razz
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Dúvida com tiros Empty Usando distance_to_object

Mensagem por DiegoBr Qui 27 Ago 2020, 21:10

Paulomm32 escreveu:Estou trabalhando com um jogo de plataforma comum, mas quero saber como faz para o tiro desaparecer depois que ele atinge uma certa distância, como proceder?

Ola amigo, você coloca no step do Objeto tiro:
Código:
if distance_to_object(OBJETO_DO_PLAYER) >=140{instance_destroy()}

Esse código é assim, se o objeto do tiro, estiver a 140 pixels de distância do objeto player ( quem atirou o tiro ),
ele vai sumir.

Ou você pode colocar ( o que eu acho melhor ), no evento "OUTSIDE ROOM" ( quando ele sair da tela ), um código de
Código:
instance_destroy()
Assim sempre que sair da tela o tiro vai se destruir, liberando o fps do seu jogo.
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Mensagem por PedroX Sáb 29 Ago 2020, 17:29

saim escreveu:
polosam escreveu:Põe um alarme. yes

No caso de um projétil, a meu ver, é muito melhor fazer cálculos de tempo do que de distância.
Isso é verdade.
Mas se você fizer mesmo questão de saber a distância, no evento de criar o tiro, salve a posição em variáveis (xinicial = x; yinicial = y).
Daí, usando point_distance, você vai ter a distância.

Alarmes ficam contando o tempo e, no final do tempo determinado, executam uma ação. Você define o tempo e a ação.

Várias formas interessantes foram mostradas.
Queria apenas fazer uma ressalva: já existe xinicial e yinicial no GM, com as variáveis xstart e ystart.
Além disso, se o tiro for só horizontal, você poderia fazer:
Código:
if (abs(x-xstart) > distancia) {
    instance_destroy();
}

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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