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Atacar e dropar itens

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Mensagem por Cristian Santos Qua 08 Jan 2014, 15:38

Galera estou criando junto com meus dois irmãos um jogo de sobrevivencia, porem estou com dificuldade em algumas partes, temos a ideia, o spriter, e a parte da engine ficou comigo. Nossa ideia é de criar uma game em que o personagem tem de sobreviver o maximo possivel, entre enfrentando certos monstros, e se proteger criando seus proprios instrumentos e ferramentas. Mas nao estou conseguindo fazer com que por exemplo "Arvores dropem madeiras, pedras dropem pedregulhos e por ae vai" so necessito da engine para dropar, com ela em mãos a criatividade ficar por conta do meu irmao.... Preciso muito dessa ajuda, agradeço desde ja se disponibilizarem ou me informarem como monto essa enine de dropar itens...

Abraços.  Happy 
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Mensagem por PedroSilva Qua 08 Jan 2014, 16:08

cara é só criar o item de drop -.-
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Mensagem por Cristian Santos Qua 08 Jan 2014, 18:26

sou novo, estou vendo alguns tutoriais no youtube, ainda nao achei um que ensine como, ja criei a madeira e a arvore, mas nao sei como criar um jeito de o personagem atacar a arvore ela quebrar e dropar este item.
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Mensagem por PedroSilva Qua 08 Jan 2014, 18:57

Cara se tu e novo não vai querer começar fazendo um minecraft, leia tutoriais aqui do forum, faz um pac man ou um bomberman e de pois vai fazendo algo mais difícil.
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Mensagem por Lukbebalduke Qua 08 Jan 2014, 18:58

coloca no create  Event Create do obj_arvore

Código:
resistencia = 50; // Define o tanto de hits que vai levar até quebrar

No step  Event Step 

Código:
if mouse_check_button(mb_left)
{
resistencia -= 1; // Tira 1 de resistencia a cada step que estiver sendo clicada
};
if resistencia = 0
{
  repeat(irandom_range(2,8)) // Randomiza o tanto de drops que vão cair, de 2 até 8
  {
  instance_create(x,y,obj_drop) // Cria o drop
  }
instance_destroy() // Destroi a arvore
};
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Mensagem por Cristian Santos Qui 09 Jan 2014, 07:42

Pedro a intenção esta longe de ser igual a minecraft, em duas respostas suas não tirou minha dúvida, mas Ok. E sim, sou novo mas talvez não tenha me especificado,  script estou começando agora, já fiz enganei 2 na verdade, uma sozinho com sprites do sonic e outra um exemplo de ferraria que consegui aqui no fórum mesmo e a modifiquei, mas como disse sou leigo na linguagem GM e esta era minha dúvida pois quero ir montando e entendo casa linha e comando aos poucos e não só copiar de outras enganei já prontas.

__

E pinpi obrigado irei tentar dessa maneira e ver se da certo, conseguindo ou não eu posto o resultado, abraços  Happy 

__

Pinpi, uma duvida, meu obj_personagem eu criei de acordo com video tutorial, onde ele utiliza os blocos ao lado para criar os movimentos do personagem, sem a necessidade do do "create" ou "step" ... Entao assim, meu personagem somente anda, criei uma sprite atacando tambem, para poder ele atacar objetos mas como faço para que fique a sprite atacando quando quebrar as arvores, por exemplo? Lembrando que nao utilizei script algum nos movimentos do personagem...

Outra duvida, a arvore realmente esta dropando ( UHUHUHUH) porem, eu quebro uma unica arvore e todas ao redor quebram ( D: ) sabe como corrigir?

Editado por Gabreel: Post Triplo, avisado
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Mensagem por Matheusj.st Qui 09 Jan 2014, 09:21

É recomendado para todos os iniciantes em GML daqui do fórum dar uma passada aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
e começar a aprender GML, os tutoriais do AlexFC são muito bons.
Outra dica é começar por jogos mais simples antes de tentar fazer algo mais complexo, ai com o tempo você pega o jeito  Laughing
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Mensagem por Cristian Santos Qui 09 Jan 2014, 09:29

Puxa, salvou Matheus, vou dar uma estuda nos topicos que tem lah *_*
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Mensagem por felipejoys Qui 09 Jan 2014, 12:41

Crie uma nova sprite completamente preta com o tamanho do seu golpe
Crie um objeto e use a sprite dele como a acima. Nomeie esse objeto de obj_ataque. Não marque "Visible" nas suas opções

Ao apertar o botão de ataque troque a sprite.
Ao fim da animação da sprite (Animation End) crie
o obj_ataque na sua frente.

Na parte create do obj_ataque:
Se estiver colidindo com a árvore (evento collision),
Use instance destroy com a opção OTHER marcada nas opções de instance destroy, isso fará que seja o objeto colidido e não o próprio obj+ataque
Tendo ou não tendo colisão, use instance destroy normalmente para elimitar seu ataque, se não seu ataque ficara lá para sempre
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Mensagem por Cristian Santos Qui 09 Jan 2014, 14:38

Valeu galera, mas ainda estou tendo dificuldade em fazer o personagem atacar objetos, coloco e sempre buga :/
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Mensagem por felipejoys Qui 09 Jan 2014, 15:00

Conta pra gente como que você tá fazendo! Eom bons detalhes
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Mensagem por Cristian Santos Qui 09 Jan 2014, 15:06

Estou fazendo um pouco olhando os tutoriais e um pouco no chute Rolling Eyes porem, consegui criar o ataque agora, entao os movimentos, ja estao prontos, o ataque eu aperto "Ctrl" para atacar mas ele continua atacando, vou fazer o mesmo esquema que fiz para andar, ja havia feito todo o movimento porem qnd nao apertava nada ele continuava se mexendo, agora o ataque esta a mesma coisa :/ vou ver se consigo arrumar

__

Alguem mais pra dar uma força?

Editado por Gabreel: Post Duplo, alertado em 10%
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Mensagem por felipejoys Qui 09 Jan 2014, 15:23

Coloque no key RELEASED pra parar! Mudar pra 0 a velocidade, por exemplo.

E no aniimation end você pode voltar a sprite ao normal também
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Mensagem por Cristian Santos Qui 09 Jan 2014, 15:31

Ta dificil, vou precisar de uma equipe melhor que meus irmãos, estou me virando sozinho ¬¬
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Mensagem por felipejoys Qui 09 Jan 2014, 15:33

https://www.facebook.com/felipe.muniz.104 se quiser uma força, pode adicionar
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Mensagem por Cristian Santos Qui 09 Jan 2014, 15:36

Mandei man, preciso sim
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Mensagem por glasdou Sex 10 Jan 2014, 17:49

então cara, se quiser ajuda é só me mandar uma MP (mensagem privada) ou responder aqui no tópico.

Abraços


PS: o código do pinpi é o mais correto
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