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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Script] Picture Mapper
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[Script] Picture Mapper
Picture Mapper
Esse é um exemplo de como substituir determinada cor de uma imagem (preferencialmente trabalhando com uma surface) baseando-se no matiz, porém, considerando um nível de tolerância como sendo a proximidade entre: A) a cor que vai sofrer a substituição e B) a nova cor a ser incorporada.
Ele salva o conteúdo da surface em uma imagem bitmap e vai trabalhando nela pixel a pixel. Infelizmente, um ponto fraco é que isso vai ser um processo bastante lento. Na verdade, tudo vai depender do tamanho da imagem que está na surface onde se quer fazer a substituição.
Mas também há a parte boa: é mais rápido que esse mecanismo de flood fill que eu tinha postado [neste tópico]. Eu não sou o autor desse script de flood-fill. Encontrei no antigo 64digits e é muito bom.
Esse script de flood-fill acima usa um esqueminha de grids com a função draw_getpixel e é aí que está o problema. O próprio help do GM alerta que é uma função lenta... Trabalhar com o arquivo no binário é mais rápido, então, pelo menos há algum ganho.
Pra montar tudo, usei algumas informações de alguns tópicos e links que tinha postado [aqui] e [aqui], exceto pelo algoritmo de difusão das cores, que eu criei só com base em experimentações.
Ele salva o conteúdo da surface em uma imagem bitmap e vai trabalhando nela pixel a pixel. Infelizmente, um ponto fraco é que isso vai ser um processo bastante lento. Na verdade, tudo vai depender do tamanho da imagem que está na surface onde se quer fazer a substituição.
Mas também há a parte boa: é mais rápido que esse mecanismo de flood fill que eu tinha postado [neste tópico]. Eu não sou o autor desse script de flood-fill. Encontrei no antigo 64digits e é muito bom.
Esse script de flood-fill acima usa um esqueminha de grids com a função draw_getpixel e é aí que está o problema. O próprio help do GM alerta que é uma função lenta... Trabalhar com o arquivo no binário é mais rápido, então, pelo menos há algum ganho.
Pra montar tudo, usei algumas informações de alguns tópicos e links que tinha postado [aqui] e [aqui], exceto pelo algoritmo de difusão das cores, que eu criei só com base em experimentações.
Download:
Link direto: http://the640kbworld.webng.com/picmapp.zip
Eu deixei o programinha (todo) com o código fonte aberto pra modificação. Tu pode modificar, usar, distribuir, etc. Só peço que, se daqui a mil anos, numa remotíssima possibilidade de você querer usar isso, você realmente usar, coloque pelo menos o endereço do site onde você baixou (se aqui no GMBR, coloque url daqui, se no 640kbw, coloque de lá)
Ideias pra acelerar a substituição
- Trabalhar com sprites pequenos.
- Em vez de trabalhar num sprite de cada vez, é mais rápido trabalhar num strip, mesmo que ele fique grande.
- Se a cor estiver só num pedaço da imagem, trabalhe só no pedaço e não na imagem toda.
- Usar o script sem a opção de difusão (diffusion = 0)
- Se a cor variar em poucos matizes, trabalhar com uma tolerância baixa (tolerance < 5)
Ideias pra aperfeiçoar a troca de cores (só em imagens com muitas cores):
Fazer a substituição, primeiro, onde a cor é mais predominante, sempre com tolerância baixa e diffusion = 2. Em seguida, fazer a substituição das cores próximas aos contornos, com diffusion = 1
Se for necessário, fazer várias substituições gradativamente (lento). A cada final de troca, pegar a cor que sofreu a menor modificação e repetir. Ela sempre vai ficar próxima às beiradas da que sofreu maior modificação.
Se for necessário, fazer várias substituições gradativamente (lento). A cada final de troca, pegar a cor que sofreu a menor modificação e repetir. Ela sempre vai ficar próxima às beiradas da que sofreu maior modificação.
+ screenshots:
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
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