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[GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores.

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[GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores. Empty [GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores.

Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 01 Fev 2012, 23:30


Eu fiz uns scripts pra poder manipular cada componente RGB ou HLS de cores no Game Maker 4.3. Não usam operadores lógicos porque o GM 4 não oferece esse recurso.

Abaixo tem uns artigos bem legais sobre isso. Achei bem interessante! Tem muita informação legal aí e recomendo a leitura pra quem gosta e quer aprender mais sobre espectro luminoso, saturação, matiz e outras matemáticas de cor:

http://www6.ufrgs.br/engcart/PDASR/formcor.html#1
http://www6.ufrgs.br/engcart/PDASR/formulario1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV#Transformando_RGB_para_HSV

Os scripts e os cálculos:

Coloquei o início de cada variável com underline pra tentar evitar algum conflito de nome porque o GM4 não permite usar variáveis temporárias (a menos que sejam atribuídas a um objeto e este seja destruído em seguida).

color_get_r
Código:
return (argument0 mod 256);

color_get_g
Código:
return ((argument0 div 256) mod 256);

color_get_b
Código:
_cgb := argument0 - argument0 mod sqr(256);
return (_cgb mod 257);

color_get_v
Código:
_cglr := color_get_r(argument0);
_cglg := color_get_g(argument0);
_cglb := color_get_b(argument0);
return (max3(_cglr, _cglg, _cglb));

color_get_s
Código:
_cgsr := color_get_r(argument0);
_cgsg := color_get_g(argument0);
_cgsb := color_get_b(argument0);
_cgsu := max3(_cgsr, _cgsg, _cgsb);
_cgsd := min3(_cgsr, _cgsg, _cgsb);
_cgs := floor(((_cgsu - _cgsd)/_cgsu) * 255)
return (_cgs);

color_get_h
Código:
_cghr := color_get_r(argument0);
_cghg := color_get_g(argument0);
_cghb := color_get_b(argument0);;
_cghs := color_get_s(argument0);
_cgh := 0;
if _cghs = 0 then return (0);
_cghu := max3(_cghr, _cghg, _cghb);
_cghd := min3(_cghr, _cghg, _cghb);
if _cghr = _cghu then
begin
   _cgh := (_cghg - _cghb)/(_cghu - _cghd);
   if _cghg < _cghb then _cgh += 6;
end;
if _cghg = _cghu then _cgh := (_cghb - _cghr)/(_cghu - _cghd) + 2;
if _cghb = _cghu then _cgh := (_cghr - _cghg)/(_cghu - _cghd) + 4;
_cgh := _cgh mod 6;
_cgh *= 42.5;
return (round(_cgh));
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