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Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

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Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Empty Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?

Mensagem por floopz Sex 10 Ago 2012, 11:45

Olá, estou com uma duvida e preciso muito da ajuda de alguem que já tenha esperiencia. Estou a dois dias procurando isso no forum porem não acho nada especificamente relacionado a minha pergunta, vamos la...

Vou tentar explicar, eu quero q o player ande para onde eu cliquei na horizontal e vertical sem cortar caminho
exemplo:

Meu objeto_player (Smile vermelho) esta aqui e eu quero que ele va até o objeto_ponto(quadrado verde), que é o chão, de maneira que ele so caminhe horizontalmente ou verticamente independente de onde esta o objeto_ponto que cliquei, pode ser outro lugar.
Assim: eu clico para ele ir ate este objeto_ponto:
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=837&filename=14118699

Maneira errada, ele corta caminho:
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=442&filename=errado
Maneira certa:
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=189&filename=certo1
ou também assim (tanto faz)
Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções? Scaled.php?server=534&filename=certo2

A seta da cor preta é o caminho que o objeto_player ira percorrer até chegar
em cima do objeto_ponto, e quando ele chegar lá ele quero que ele centralize ao meio do objeto_ponto.

Por favor, se alguem souber como programar para ele andar assim me ajude, desculpem fazer uma pergunta imensa só estou tentando ser especifico. :/

Obs: Se souber fazer isso em chão isometrico, me fala como, pois quero saber como fazer o que esta acima,
mas depois vou tentar converter pra isometrico.
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Mensagem por saim Sex 10 Ago 2012, 16:32

Já deu uma olhada no A*? É pra esse tipo de problema que ele existe. É fácil criar paths a partir dele.
Eu tenho um script que faz isso, veja o link na assinatura. No tópico tem um link pra um tutorial que explica a teoria por trás do script.
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Mensagem por floopz Sex 10 Ago 2012, 16:58

saim escreveu:Já deu uma olhada no A*? É pra esse tipo de problema que ele existe. É fácil criar paths a partir dele.
Eu tenho um script que faz isso, veja o link na assinatura. No tópico tem um link pra um tutorial que explica a teoria por trás do script.

Nossa é um script imenso e confuso pra mim que sou novato. rs
Ainda não tentei usar, mas acho que é realmente isso que eu precisava, vou estudar sobre ele e tentar entende-lo pra ver se consigo usa-lo no meu jogo, porque sem esse trajeto que preciso o jogo ficara todo bugado. :/

Muito obrigado saim.
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Mensagem por saim Sex 10 Ago 2012, 17:14

Dê uma lida na teoria antes de tentar usar o script. Facilita um bocado, pra entender o que está sendo feito.
Olha, o GM tem umas funções com o A* embutido, de forma que fica muito simples usar essa teoria. Só que eu não sei usar essas funções built-in, quando eu fiquei sabendo delas, já tinha bolado o script, aí perdi o interesse. Procure no manual por "motion planning" Ou funções que comecem com "mp_grid...".

O lance é que aprender a teoria é muito útil. Você pode criar grids diferentes (como hexagonais, por exemplo), se souber a teoria. Isso pode esperar você ter um pouco mais de experiência, mas não deixe de fazer!

Edit: Ah, parece que o kapoty encontrou algo do tipo!


Última edição por saim em Sex 10 Ago 2012, 17:21, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Kapoty Sex 10 Ago 2012, 17:19

Opa, eu estava rondando na net e achei um codigo menor e facil de se entender =), dei umas editadas nele... ai vai :

Código:
obj_pa_re_de=argument0 //objeto parede ou obstaculo.
point_x_X_x=argument1 //ponto x até onde ele deve ir
point_y_Y_y=argument2 //ponto y até onde ele deve ir
path_spe_e_d=argument3 //velocidade
x_gr_i_d=argument4 //tamanho da grid em x
y_gr_i_d=argument5 //tamanho da grid em y
agrid = mp_grid_create(0,0,room_width/x_gr_i_d,room_height/y_gr_i_d,x_gr_i_d,y_gr_i_d)
apath = path_add()
mp_grid_add_instances(agrid,obj_pa_re_de,true)
mp_grid_path(agrid,apath,self.x,self.y,point_x_X_x,point_y_Y_y,false)
path_start(apath,path_spe_e_d,'',true)
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Mensagem por floopz Sex 10 Ago 2012, 17:27

Acho que era isso mesmo, mas não deu pra usar nenhum dos dois pois minha versão é LITE Sad

Aparece que a função "path_add()" não é valida para edição LITE

Sera que tem como fazer isso no LITE?
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