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Como mover um objeto atraves de outro objeto?
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saim
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henriquebr
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Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Olá pessoal, a minha questao é essa:
Como mover um objeto atraves de outro objeto? (titulo)
tipo, eu seleciono um objeto (clico o mouse nele) ai blz, fica com uma borda quadrada vermelha (tb queria saber como faz isso) ai o outro objeto, ja sabe que ele vai mover ele (pq ele e universal, xD) ai clicando por cima do outro objeto, ele move ele, mas como faz (tb respondam a outra questao).
p.s.: eu sei que se eu usar o:
mas se eu colocar o objeto la, ele iria mover todos, nao o que eu quero, pq tem varios objectos iguais na room........
Como mover um objeto atraves de outro objeto? (titulo)
tipo, eu seleciono um objeto (clico o mouse nele) ai blz, fica com uma borda quadrada vermelha (tb queria saber como faz isso) ai o outro objeto, ja sabe que ele vai mover ele (pq ele e universal, xD) ai clicando por cima do outro objeto, ele move ele, mas como faz (tb respondam a outra questao).
p.s.: eu sei que se eu usar o:
- Código:
with(obj){
direção que sera movida}
mas se eu colocar o objeto la, ele iria mover todos, nao o que eu quero, pq tem varios objectos iguais na room........
Última edição por henriquebr em Dom 15 Jan 2012, 15:51, editado 1 vez(es)
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
- Código:
With (object){
action ;
}
Traduzindo:
- Código:
Com (o objeto x) {
fazer isso;
}
É muito simples. Eu uso pouco o With, porque sou viciado em variáveis. Você pode fazer como eu também, e usar Globais, mas cuidado com o consumo de memória.
Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Você pode criar variáveis para andar:
No Create:
No Step:
E no objeto que fará esse objeto andar:
No Evento Keyboard right:
No Evento Keyboard left:
Não testei mas deve dar certo.
No Create:
- Código:
direita=false
esquerda=false
No Step:
- Código:
if direita=true
{
if place_free(x+5,y){x+=5}
}
if esquerda=true
{
if place_free(x-5,y){x-=5}
}
E no objeto que fará esse objeto andar:
No Evento Keyboard right:
- Código:
direita=true
No Evento Keyboard left:
- Código:
esquerda=true
Não testei mas deve dar certo.
Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
acabei de editar a minha questao (vc mandou a msg na hora que eu fui postar).
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Não entendi muito bem a pergunta, mas acho que o que você precisa é explicar pra instância que é pra ela se mover.
Pode fazer isso usando uma variável da instância (éPraMover = true/false). Se éPraMover == true, então move, senão, não. Daí, no evento de clicar você altera o valor da variável.
Pode fazer isso também definindo uma variável em algum controller, contendo a id da(s) instância(s) a ser(em) movida(s). Quando for pra mover, use o with, mas com essa id ao invés do nome do objeto.
Pode fazer isso usando uma variável da instância (éPraMover = true/false). Se éPraMover == true, então move, senão, não. Daí, no evento de clicar você altera o valor da variável.
Pode fazer isso também definindo uma variável em algum controller, contendo a id da(s) instância(s) a ser(em) movida(s). Quando for pra mover, use o with, mas com essa id ao invés do nome do objeto.
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
sim eu sei, e como eu falei: se eu definir o objeto no with, ele vai mover ele, ok, mas tem arios objetos iguais na room, entao ele irei mover todos, so queria mover, o qual eu selecionar pelo mouse(que tb queria a explicação de comofzr isso).
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Acho que você deixou passar a parte de usar a instância, não o objeto, dentro do with. Por exemplo, defina uma variável global. Vamos chamá-la de "queVaiMover". Ao clicar sem estar em nenhum objeto, quemVaiMover=noone. Aí você clica numa instância. Nesse clique, você define quemVaiMover = idDaInstância (pode usar instance_position(mouse_x, mouse_y, objeto), pra saber essa id). No movimento, coloque
- Código:
if quemVaiMover != noone){
with(quemVaiMover{
//move
}
}
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
mas eu defino isso:
quemVaiMover = idDaInstância
em que objecto? e em que evento?
e o que significa noone? defino a variavel aonde? estou confuso
p.s.: pode fzr uma engine?
quemVaiMover = idDaInstância
em que objecto? e em que evento?
e o que significa noone? defino a variavel aonde? estou confuso
p.s.: pode fzr uma engine?
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Coloque no objeto que move o evento de clique do mouse:
- Código:
if (universal.selecionado)
mover
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Cara, ontem eu fiz uma engine parecida, pra um cara que tava com uma dúvida quase igual a sua:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/engines/engine%20parar%20um%20objeto%20por%20id%20com%20mouse%20sobre%20ele.gmk
Nela, eu criei uma variável (global.selected), ao clicar numa das bolas eu pego o id dela,observe que é o mesmo objeto, mas com várias instâncias.
No step da bola, eu tenho a condição de parar ela por 10 segundos,caso o id dela seje o mesma que está na global.selected.
Acho que se vc entender como ela funciona, vai conseguir aplicar isso ao seu jogo facilmente.
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/engines/engine%20parar%20um%20objeto%20por%20id%20com%20mouse%20sobre%20ele.gmk
Nela, eu criei uma variável (global.selected), ao clicar numa das bolas eu pego o id dela,observe que é o mesmo objeto, mas com várias instâncias.
No step da bola, eu tenho a condição de parar ela por 10 segundos,caso o id dela seje o mesma que está na global.selected.
Acho que se vc entender como ela funciona, vai conseguir aplicar isso ao seu jogo facilmente.
Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
hmm, mrbrum22 sua engine e muinto boa, mas nao deu pra mim entender direito, vou mandar a engine p/ vcs e se puder, consertem o erro, o que eu quero, e que dependendo da posição das setas, ele mova, e como base na questao que eu fiz, vlw!
aqui esta o link: http://www.4shared.com/file/Bx-PD6sx/my_game.html
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
henriquebr escreveu:mas eu defino isso:
quemVaiMover = idDaInstância
em que objecto? e em que evento?
saim escreveu:Ao clicar sem estar em nenhum objeto, quemVaiMover=noone. Aí você clica numa instância. Nesse clique, você define quemVaiMover = idDaInstância
"noone" significa "ninguém". É um objeto especial do game maker, indica que aquela variável não corresponda a nenhuma instância. Mais informações no meu tutorial sobre variáveis, na assinatura.henriquebr escreveu:e o que significa noone? defino a variavel aonde? estou confuso
Nãohenriquebr escreveu:p.s.: pode fzr uma engine?
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
hmm, agora entendi, mas nao sei como colocar, lool que dor de cabeça ¬¬ ainda espero uma pessoa de bom gosto que arrume a minha engine
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Nos eventos do mouse.henriquebr escreveu:hmm, agora entendi, mas nao sei como colocar
Arrumem a engine pra ele aí, moçada!henriquebr escreveu:ainda espero uma pessoa de bom gosto que arrume a minha engine
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
obrigado pela incentivassao @sain
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Olha só, amigo, parece um bom desafio, vou tentar fazer a engine. Mas, primeiro, explique-me algumas coisas porque a mensagem estava bem confusa.
Pelo o que eu entendi, é para fazer isso:
Uma engine que clico em um objeto, ele fica selecionado. Se eu clicar em um lugar vazio e ele estiver selecionado, ele se move até a posição que foi clicada.
Ou... :
Clico em um objeto, ele fica selecionado, clico em outro, ele se move até lá.
Explica aí, amigo, estou interessado em fazer a engine!
Pelo o que eu entendi, é para fazer isso:
Uma engine que clico em um objeto, ele fica selecionado. Se eu clicar em um lugar vazio e ele estiver selecionado, ele se move até a posição que foi clicada.
Ou... :
Clico em um objeto, ele fica selecionado, clico em outro, ele se move até lá.
Explica aí, amigo, estou interessado em fazer a engine!
Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
ola, muinto obrigado pela ajuda!
o que eu queria era editar [url=4shared.com /file/Bx-PD6sx/my_game.html]essa[/url] engine assim:
pode ver que tem 4 setas, uma pra cima, uma pra baixo, direita e outra pra esquerda, pode-se ver tb que o obj_bloco e apenas um, ai eu queria espalhar eles pela room, e ao clicar em determinada seta movia ele (seta pra cima, move ele pra cima, etc...) so que eu to meio confuso nesse negocio de id's e variaveis, ai eu queria ajuda com isso, vlw!
o que eu queria era editar [url=4shared.com /file/Bx-PD6sx/my_game.html]essa[/url] engine assim:
pode ver que tem 4 setas, uma pra cima, uma pra baixo, direita e outra pra esquerda, pode-se ver tb que o obj_bloco e apenas um, ai eu queria espalhar eles pela room, e ao clicar em determinada seta movia ele (seta pra cima, move ele pra cima, etc...) so que eu to meio confuso nesse negocio de id's e variaveis, ai eu queria ajuda com isso, vlw!
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
O link não funciona. Você redirecionou para o próprio adf.ly.
Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
opa, mil desculpas, aqui ta o link: www.4shared.com/file/Bx-PD6sx/my_game.html
Última edição por henriquebr em Seg 16 Jan 2012, 20:11, editado 1 vez(es)
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Re: Como mover um objeto atraves de outro objeto?
Amigo, vc pode fazer assim oh:
No Evento Create do objBloco coloque:
Agora no Evento Draw (para mostrar a selecao)
Boa sorte ai!
flws!
No Evento Create do objBloco coloque:
- Código:
selecionado = false;
- Código:
with (objBloco)
{
selecionado = false; //os outros ficam nao selecionados
}
selecionado = true; //seleciona apenas este que clicou
Agora no Evento Draw (para mostrar a selecao)
- Código:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
if (selecionado)
{
draw_set_color(c_red);
draw_rectangle(x, y, x + sprite_width, y + sprite_height, true);
//assumindo que nao esteja centralizado
}
- Código:
var sel;
sel = noone;
with (objBloco)
{
if (selecionado) other.sel = id;
}
if (sel != noone)
{
if (keyboard_check(vk_left) sel.x -= 4;
if (keyboard_check(vk_right) sel.x += 4;
if (keyboard_check(vk_up) sel.y -= 4;
if (keyboard_check(vk_down) sel.y += 4;
}
Boa sorte ai!
flws!
Última edição por vinians em Seg 16 Jan 2012, 20:25, editado 1 vez(es)
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