Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Ontem à(s) 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Galera, aqui vai meu primeiro tutorial, fiz uma engine sobre isso , e fiz um tutorial passo a passo para iniciantes, espero que gostem !
Nome: I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Descrição: Tutorial de Movimentação do inimigo com eventos colisões
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM 8 Pro/Lite
SPRITES
1-Adicione o sprite do inimigo indo para a esquerda, vo usar esse
3-Depois, adicione um sprite para o inimigo indo para a direita,vou usar esse:
4-E para finalizar nos sprites,adicione o sprite do bloco, vo usar esse aqui:
OBJETOS
5 – Adicione o objeto do inimigo e nomei-e o objeto para : obj_inimigo
6- Agora adicione um objeto para o bloco: obj_
7 – Então estamos agora com 3 Objetos, o obj_bloco_esquerda,o obj_bloco_direita e o obj_inimigo.
8 – Depois, adicione o evento create
9 – De dois cliques no objeto inimigo, para seleciona-lo.
10- E escreva/adicione o código :
13 – Nesse evevento, adicione o código:
14 – Adicone um evento colisao com o obj_bloco_direita
15 – Nesse evento, adicione o código:
ROOM
17 – Bom, com o sistema já feito,basta criar uma room, e adicionar o obj_inimigo em auguma posição , e o obj_bloco_esquerda, do lado direito do inimigo, e o obj_bloco_direita do lado esquerdo do obj_inimigo.
18- Tente deixar parecido com está imagem, para dar um pouco de espaço para o obj_inimigo correr, coloque o tanto de espaço que você queria que ele corra!
19 - Bom, agora é uma parte Opcional , mas para ajudar tambem, para fazer o inimigo tambem ir para cima e para baixo
20 - Bom , a unica coisa a fazer, é mudar o nome dos objetos, para obj_bloco cima e obj_bloco baixo, e em ves de hspeed=-hspeed, colocar vspeed=-vspeed, e no evento create, colocar para baixo =D
DOWNLOAD LINK = [/url]Engine I.A - Inimigo Todas as direçoes
Link do post da Engine : [url=http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engineia-movimento-de-inimigo-com-colisoes-t11899.htm][Engine]I.A - Movimento de inimigo com colisões
Nome: I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Descrição: Tutorial de Movimentação do inimigo com eventos colisões
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM 8 Pro/Lite
SPRITES
1-Adicione o sprite do inimigo indo para a esquerda, vo usar esse
3-Depois, adicione um sprite para o inimigo indo para a direita,vou usar esse:
4-E para finalizar nos sprites,adicione o sprite do bloco, vo usar esse aqui:
OBJETOS
5 – Adicione o objeto do inimigo e nomei-e o objeto para : obj_inimigo
6- Agora adicione um objeto para o bloco: obj_
7 – Então estamos agora com 3 Objetos, o obj_bloco_esquerda,o obj_bloco_direita e o obj_inimigo.
8 – Depois, adicione o evento create
9 – De dois cliques no objeto inimigo, para seleciona-lo.
10- E escreva/adicione o código :
- Código:
motion_set(0,5);
/////esse código serve, para que o inimigo começe se movendo para a direita(direçao 0)com a velocidade 5
13 – Nesse evevento, adicione o código:
- Código:
hspeed=-hspeed;
/// isso faz o inimigo inverter a direção
- Código:
sprite_index=spr_esquerda
/// isso muda a sprite do inimigo para a de ir para a esquerd
14 – Adicone um evento colisao com o obj_bloco_direita
15 – Nesse evento, adicione o código:
- Código:
hspeed=-hspeed;
//isso inverte a direção
- Código:
sprite_index=spr_direita
/// isso muda a sprite do inimigo para a de ir para a direita
ROOM
17 – Bom, com o sistema já feito,basta criar uma room, e adicionar o obj_inimigo em auguma posição , e o obj_bloco_esquerda, do lado direito do inimigo, e o obj_bloco_direita do lado esquerdo do obj_inimigo.
18- Tente deixar parecido com está imagem, para dar um pouco de espaço para o obj_inimigo correr, coloque o tanto de espaço que você queria que ele corra!
19 - Bom, agora é uma parte Opcional , mas para ajudar tambem, para fazer o inimigo tambem ir para cima e para baixo
20 - Bom , a unica coisa a fazer, é mudar o nome dos objetos, para obj_bloco cima e obj_bloco baixo, e em ves de hspeed=-hspeed, colocar vspeed=-vspeed, e no evento create, colocar para baixo =D
DOWNLOAD LINK = [/url]Engine I.A - Inimigo Todas as direçoes
Link do post da Engine : [url=http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engineia-movimento-de-inimigo-com-colisoes-t11899.htm][Engine]I.A - Movimento de inimigo com colisões
Última edição por GMLucas em Seg 22 Nov 2010, 13:45, editado 4 vez(es)
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
cara vo seguir seu tuto daqui a pouco pra testar (assim que eu acordar melhor)
por enquanto só tenho uma critica:
poluição visual - esse monte de imagens explicando os botões e talz ta dexando a coisa bem confusa. Sem contar que alguém que vá seguir um tutorial sobre I.A. ja deve ter conhecimento da interface do GM há tempos...
Depois que eu acabar do um edit pra dizer oq achei do tuto.
por enquanto só tenho uma critica:
poluição visual - esse monte de imagens explicando os botões e talz ta dexando a coisa bem confusa. Sem contar que alguém que vá seguir um tutorial sobre I.A. ja deve ter conhecimento da interface do GM há tempos...
Depois que eu acabar do um edit pra dizer oq achei do tuto.
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
eu coloquei varias imagens, para que até um iciante possa,fazer
Entao desculpe-me por tentar ajudar os iniciantes
Ja vou editar tirando as imagens
pq se poe poucas imagens o povo reclama, se poe mtu reclama tbm, ai fica dificil :S
Entao desculpe-me por tentar ajudar os iniciantes
Ja vou editar tirando as imagens
pq se poe poucas imagens o povo reclama, se poe mtu reclama tbm, ai fica dificil :S
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Mas cara o que eu quis dizer, foi que muitas imagens acabam atrapalhando às vezes
E sendo bem explicado, até mesmo um iniciante vai conseguir fazer isso de boa. Até mesmo porque um iniciante não vai tentar fazer I.A. sem antes ter seguido um Tuto de "Criando seu Primeiro Jogo", onde ele aprendeu a interface do GM.
Capiche?
E sendo bem explicado, até mesmo um iniciante vai conseguir fazer isso de boa. Até mesmo porque um iniciante não vai tentar fazer I.A. sem antes ter seguido um Tuto de "Criando seu Primeiro Jogo", onde ele aprendeu a interface do GM.
Capiche?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Io capito
Já já do um edit, vo tirar as imagens e augumas partes do tuto
Edit:
Ae, agora tá joinha?
Já já do um edit, vo tirar as imagens e augumas partes do tuto
Edit:
Ae, agora tá joinha?
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Fico legal,está bem legal o seu topico e a sua ornização,Ficou basicos (O Titulo do topico ja diz tudo) mas ficou legal sim,Pode até ser basica Mas é legal '-'
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Aqui estou novamente
Agora que você editou eu segui o tuto e consegui fazer o que foi pedido sem problemas.
Bom tuto cara.
Só quebrei um pouco a cabeça porque acabei de mudar pro GM8 dae me confundi na hora de criar as sprites. Mas deu tudo certo.
Eu tive uma ideia aqui pra extender seu Tutorial, coisas simples.
Vo te mandar em MP depois, se você gostar você edita e coloca ;)
EDIT: Acabou não funcionando, pelo menos não usando a mesma proposta do seu tuto. A idéia foi criar uma colisão com blocos que fizesse o inimigo ir para cima ou para baixo também (de modo que poderia ser usado em games Top View tbm).
Mas sem usar variaveis não consegui fazer :|
Agora que você editou eu segui o tuto e consegui fazer o que foi pedido sem problemas.
Bom tuto cara.
Só quebrei um pouco a cabeça porque acabei de mudar pro GM8 dae me confundi na hora de criar as sprites. Mas deu tudo certo.
Eu tive uma ideia aqui pra extender seu Tutorial, coisas simples.
Vo te mandar em MP depois, se você gostar você edita e coloca ;)
EDIT: Acabou não funcionando, pelo menos não usando a mesma proposta do seu tuto. A idéia foi criar uma colisão com blocos que fizesse o inimigo ir para cima ou para baixo também (de modo que poderia ser usado em games Top View tbm).
Mas sem usar variaveis não consegui fazer :|
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
OK mano, já já eu ponho um edit , de como por para fazer ele ir pra cima e para baixo tambem ;)
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
GMLucas
Ow vlw *-*
Eu tentei aqui, mas sem variaveis não consegui :/
Tava vendo no Manual do GM8 a função with (eu acho), daria pra fazer com ela tbm, mas vou ver melhor isso
Ow vlw *-*
Eu tentei aqui, mas sem variaveis não consegui :/
Tava vendo no Manual do GM8 a função with (eu acho), daria pra fazer com ela tbm, mas vou ver melhor isso
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Ve se é isso q vc tava falando
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Não baixei a engine, mais pelo codigos que eu lim(Mais ou menos)parece que terá um resultado bastante simples, mais que ajudar muito os novatos. Ficou bom o tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Continue assim...
Até!
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Não exatamente, eu quis dizer usar as 4 direções ao mesmo tempo sakas?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Clica no meu primeiro spoiler dharrison, quem sabe lhe ajude
FLW
FLW
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
The Games Never Finish..
Dei uma olhada sim, e você fez usando variaveis
O que eu pedi ao GMLucas foi que, seguindo o metodo dele, pudesse ser feito sem usar variaveis. Pra simplicaficar.
Mas vlw mesmo asism, seu tuto é bastante válido.
GMLucas
Cara se num der certo ai num precisa ficar se preocupando com isso nom
eu só pedi pra isso ser adicionado porque queria saber como fazer, mas no momento não estou precisando desse tipo de conteúdo
Assim num fico te atazanando tbm
Dei uma olhada sim, e você fez usando variaveis
O que eu pedi ao GMLucas foi que, seguindo o metodo dele, pudesse ser feito sem usar variaveis. Pra simplicaficar.
Mas vlw mesmo asism, seu tuto é bastante válido.
GMLucas
Cara se num der certo ai num precisa ficar se preocupando com isso nom
eu só pedi pra isso ser adicionado porque queria saber como fazer, mas no momento não estou precisando desse tipo de conteúdo
Assim num fico te atazanando tbm
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Tipo, com variaveis é facim
mas eu vo tentar da um jeitim de fazer dakele jeito ali
;)
EDIT: Mano, já postei a engine, daki a poco eu posto o tutorial ok? ;)
mas eu vo tentar da um jeitim de fazer dakele jeito ali
;)
EDIT: Mano, já postei a engine, daki a poco eu posto o tutorial ok? ;)
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Blza cara! xD
Vlw ae pela ajuda
Eu vi sua mp, sem problemas cara xD
Vlw ae pela ajuda
Eu vi sua mp, sem problemas cara xD
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Axo que meu proximo tutorial:
Paths
Paths
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Primeiro Jogo #1 - Movimentação em Grid e Colisões
» Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Tutorial] IA Básica de TDS
» [Tutorial] IA Básica de TDS (Pt. 3)
» Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Tutorial] IA Básica de TDS
» [Tutorial] IA Básica de TDS (Pt. 3)
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos