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[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões

5 participantes

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Mensagem por Luca$ Sáb 20 Nov 2010, 22:53

Galera, aqui vai meu primeiro tutorial, fiz uma engine sobre isso , e fiz um tutorial passo a passo para iniciantes, espero que gostem !

Nome: I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
Descrição: Tutorial de Movimentação do inimigo com eventos colisões
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: GM 8 Pro/Lite

SPRITES

1-Adicione o sprite do inimigo indo para a esquerda, vo usar esse
[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões Imgspriteesquerda
3-Depois, adicione um sprite para o inimigo indo para a direita,vou usar esse:
[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões Imgspritedireita
4-E para finalizar nos sprites,adicione o sprite do bloco, vo usar esse aqui:
[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões Imgbloco
OBJETOS
5 – Adicione o objeto do inimigo e nomei-e o objeto para : obj_inimigo

6- Agora adicione um objeto para o bloco: obj_
7 – Então estamos agora com 3 Objetos, o obj_bloco_esquerda,o obj_bloco_direita e o obj_inimigo.
8 – Depois, adicione o evento create
9 – De dois cliques no objeto inimigo, para seleciona-lo.
10- E escreva/adicione o código :
Código:
motion_set(0,5);
/////esse código serve, para que o inimigo começe se movendo para a direita(direçao 0)com a velocidade 5
12 – Depois, adicione um evento colisao com o obj_bloco_esquerda
13 – Nesse evevento, adicione o código:
Código:
hspeed=-hspeed;
/// isso faz o inimigo inverter a direção
Adicione outro código e escreva:
Código:
sprite_index=spr_esquerda
/// isso muda a sprite do inimigo para a de ir para a esquerd
a
14 – Adicone um evento colisao com o obj_bloco_direita
15 – Nesse evento, adicione o código:
Código:
hspeed=-hspeed;
//isso inverte a direção
Adicione um novo código , e então escreva o código:
Código:
sprite_index=spr_direita
/// isso muda a sprite do inimigo para a de ir para a direita
16 – Não se esqueça de marcar as opções sólido e visible , para os blocos ficarem visíveis na room, e sólidos também
ROOM
17 – Bom, com o sistema já feito,basta criar uma room, e adicionar o obj_inimigo em auguma posição , e o obj_bloco_esquerda, do lado direito do inimigo, e o obj_bloco_direita do lado esquerdo do obj_inimigo.
18- Tente deixar parecido com está imagem, para dar um pouco de espaço para o obj_inimigo correr, coloque o tanto de espaço que você queria que ele corra!
[Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões Imgroom
19 - Bom, agora é uma parte Opcional , mas para ajudar tambem, para fazer o inimigo tambem ir para cima e para baixo Very Happy
20 - Bom , a unica coisa a fazer, é mudar o nome dos objetos, para obj_bloco cima e obj_bloco baixo, e em ves de hspeed=-hspeed, colocar vspeed=-vspeed, e no evento create, colocar para baixo =D

DOWNLOAD LINK = [/url]Engine I.A - Inimigo Todas as direçoes

Link do post da Engine : [url=http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engineia-movimento-de-inimigo-com-colisoes-t11899.htm][Engine]I.A - Movimento de inimigo com colisões


Última edição por GMLucas em Seg 22 Nov 2010, 13:45, editado 4 vez(es)
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Mensagem por dharrison Dom 21 Nov 2010, 12:31

cara vo seguir seu tuto daqui a pouco pra testar (assim que eu acordar melhor)

por enquanto só tenho uma critica:
poluição visual - esse monte de imagens explicando os botões e talz ta dexando a coisa bem confusa. Sem contar que alguém que vá seguir um tutorial sobre I.A. ja deve ter conhecimento da interface do GM há tempos...

Depois que eu acabar do um edit pra dizer oq achei do tuto.
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Mensagem por Luca$ Dom 21 Nov 2010, 13:13

eu coloquei varias imagens, para que até um iciante possa,fazer
Entao desculpe-me por tentar ajudar os iniciantes
Ja vou editar tirando as imagens
pq se poe poucas imagens o povo reclama, se poe mtu reclama tbm, ai fica dificil :S
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Mensagem por dharrison Dom 21 Nov 2010, 13:34

Mas cara o que eu quis dizer, foi que muitas imagens acabam atrapalhando às vezes

E sendo bem explicado, até mesmo um iniciante vai conseguir fazer isso de boa. Até mesmo porque um iniciante não vai tentar fazer I.A. sem antes ter seguido um Tuto de "Criando seu Primeiro Jogo", onde ele aprendeu a interface do GM.
Capiche?
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Mensagem por Luca$ Dom 21 Nov 2010, 15:36

Io capito
Já já do um edit, vo tirar as imagens e augumas partes do tuto

Edit:
Ae, agora tá joinha?
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Mensagem por Nicolas Dom 21 Nov 2010, 17:16

Fico legal,está bem legal o seu topico e a sua ornização,Ficou basicos (O Titulo do topico ja diz tudo) mas ficou legal sim,Pode até ser basica Happy Mas é legal '-'
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Mensagem por Luca$ Dom 21 Nov 2010, 17:31

Vlw nicolas Happy
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Mensagem por dharrison Dom 21 Nov 2010, 17:58

Aqui estou novamente Happy

Agora que você editou eu segui o tuto e consegui fazer o que foi pedido sem problemas.
Bom tuto cara.

Só quebrei um pouco a cabeça porque acabei de mudar pro GM8 dae me confundi na hora de criar as sprites. Mas deu tudo certo.


Eu tive uma ideia aqui pra extender seu Tutorial, coisas simples.
Vo te mandar em MP depois, se você gostar você edita e coloca ;)

EDIT: Acabou não funcionando, pelo menos não usando a mesma proposta do seu tuto. A idéia foi criar uma colisão com blocos que fizesse o inimigo ir para cima ou para baixo também (de modo que poderia ser usado em games Top View tbm).
Mas sem usar variaveis não consegui fazer :|
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Mensagem por Luca$ Dom 21 Nov 2010, 21:51

OK mano, já já eu ponho um edit , de como por para fazer ele ir pra cima e para baixo tambem ;)
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Mensagem por dharrison Dom 21 Nov 2010, 22:02

GMLucas

Ow vlw *-*

Eu tentei aqui, mas sem variaveis não consegui :/

Tava vendo no Manual do GM8 a função with (eu acho), daria pra fazer com ela tbm, mas vou ver melhor isso
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Mensagem por Luca$ Dom 21 Nov 2010, 22:15

Ve se é isso q vc tava falando Very Happy
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Mensagem por Super Games Dom 21 Nov 2010, 22:30

Não baixei a engine, mais pelo codigos que eu lim(Mais ou menos)parece que terá um resultado bastante simples, mais que ajudar muito os novatos. Ficou bom o tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Continue assim...


Até!
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Mensagem por dharrison Dom 21 Nov 2010, 22:39

Não exatamente, eu quis dizer usar as 4 direções ao mesmo tempo sakas?

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Mensagem por Mr. Kaleb Dom 21 Nov 2010, 22:45

Clica no meu primeiro spoiler dharrison, quem sabe lhe ajude Very Happy
FLW
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Mensagem por dharrison Dom 21 Nov 2010, 22:56

The Games Never Finish..

Dei uma olhada sim, e você fez usando variaveis Smile

O que eu pedi ao GMLucas foi que, seguindo o metodo dele, pudesse ser feito sem usar variaveis. Pra simplicaficar.

Mas vlw mesmo asism, seu tuto é bastante válido.


GMLucas

Cara se num der certo ai num precisa ficar se preocupando com isso nom Very Happy
eu só pedi pra isso ser adicionado porque queria saber como fazer, mas no momento não estou precisando desse tipo de conteúdo sorrindo

Assim num fico te atazanando tbm [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões 916736
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Mensagem por Luca$ Seg 22 Nov 2010, 13:22

Tipo, com variaveis é facim
mas eu vo tentar da um jeitim de fazer dakele jeito ali
;)

EDIT: Mano, já postei a engine, daki a poco eu posto o tutorial ok? ;)
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Mensagem por dharrison Seg 22 Nov 2010, 17:32

Blza cara! xD
Vlw ae pela ajuda

Eu vi sua mp, sem problemas cara xD
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Mensagem por Luca$ Ter 23 Nov 2010, 12:55

Axo que meu proximo tutorial:
Paths
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