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Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

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Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1 Empty Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por Convidad Qui 08 maio 2008, 17:15

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experência: Básico

Descrição:
Na primeira parte da nossa matéria "Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1" vou explicar como criar um player básico de jogo de plataforma.

1º - Pegando o Material


Antes de começar a programar, junte todo o material. Que será:

Sprites:

spr_parado = sprite do personagem parado
spr_andando = sprite do personagem andando
spr_pula_cai = sprite do personagem pulando e caindo. Eu vou usar uma sprite para o pulo e a queda
spr_mascara = sprite da mascado do personagem. Para você fazer uma, peque a sprite do seu player parado, e faça um quadrado na parte em que o seu player está. Ex:

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1 Bloco10

spr_bloco = sprite do bloco, onde o player irá pisar

Objetos:

obj_Player = o seu personagem, coloque a sprite spr_parado neste objeto
obj_Bloco = objeto onde o seu personagem irá pisar, coloque a sprite spr_bloco.

2º - Programando...

Vá no obj_Player, para começar-mos a programar:

Primeiro, vamos ter que criar as variáveis de estado:

Clique em Add Event e selecione o Create, e vá na aba code, clique e arraste a ação "Execute a piece of code":

Código:
image_speed=0.27; //velocidade da sprite
parado=true; //está parado
andando=false; //não está andando
nochao=true; //está no chão
direcao=0; //está virado para a direita
valocidade=4 //Velocidade

Agora, vamos definir outras coisas, como gravidade, consigurar variáveis,etc...

Vá novamente em Add Event e selecione o Step:

Código:
//INDICA A DIREÇÃO
if image_xscale=1 then {direcao=0} //DIREITA
if image_xscale=-1 then {direcao=1} //ESQUERDA

//INDICA SE ESTÁ PARADO
if parado=true then {sprite_index=spr_parado} //SE A VARIÁVEL PARADO FOR VERDADEIRA, MUDA PARA A SPRITE SPR_PARADO

//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
{
gravity = 0.75
}
else
{
gravity = 0
}
   
//VELOCIDADE DE QUEDA
if (vspeed > 10) {vspeed = 10}

//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_up) and nochao = true
{
nochao=false
vspeed=-16;
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed < 0 {vspeed /=2}

if nochao=false //SE A VARIÁVEL NOCHAO FOR FALSA. OU SEJA, SE NÃO ESTIVER NO CHÃO
{
sprite_index=spr_pula_cai //MUDA PARA A SPRITE SPR_PULA_CAI

Agora, vamos fazer o movimento do seu personagem:

Código:
f place_free(x-velocidade,y) x -= velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão
parado=false //Não está parado
sprite_index=spr_andando //Muda para a sprite spr_andando
image_xscale=-1 //Muda a direção para a esquerda

Agora, selecione a opção Right:

Código:
if place_free(x+velocidade,y) x += velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão
parado=false //Não está parado
sprite_index=spr_andando //Muda para a sprite spr_andando
image_xscale=1 //Muda a direção para a direita

Agora, faça como antes, só que na opção :

Código:
//CASO NÃO ESTEJA PRESSIONANDO NENHUMA TECLA, ELE FICA PARADO
parado=true

Bom, está quase tudo pronto, só falta a colisão com o bloco.
Então, vá no objeto obj_Bloco e marque a opção "Solid", e desmarque a "Visible".
Agora, volte para o obj_Player, e vá em Add Event e selecione a opção Collision, e depois clique no obj_Bloco:

Código:
//CONTATO SÓLIDO
move_contact_solid(direction,8)
vspeed=0
nochao=true //SE ESVITER COLIDINDO COM O BLOCO, A VARIÁVEL NOCHAO É VERDADEIRA

Agora, em "mask" coloque a sprite spr_mascara

Pronto, agora coloque os blocos, o personagem na room e teste!

Próxima parte: Criando Inimigos


Vlw, e espero que tenham gostado^^

Tutorial criado por Claudio Bruno
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Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1 Empty Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por _.anjinho._ Qua 11 Jun 2008, 20:22

o game maker 7 não tem essa aba do code

e como eu faço?
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Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1 Empty Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 1

Mensagem por GMBR Qua 11 Jun 2008, 20:40

Cara, leia as regras, não faça posts duplos...
E observe bem, não pode ficar fazendo pergunta sempre que não consegue algo, tenta mais uma vez, e fique mais atento as explicações que você consegue.
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Mensagem por KinKing Qua 11 Jun 2008, 22:09

Na verdade, o brendan quis dizer na aba "control."
E mask está na parte esquerda de baixo da janela do objeto.
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Mensagem por SrSGames Dom 15 Jun 2008, 17:22

Fiz tudo certinho e deu esse erro:

FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 31:
sprite_index=spr_pula_cai //MUDA PARA A SPRITE SPR_PULA_CAI

at position 60: Symbol } expected.
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Mensagem por SrSGames Dom 15 Jun 2008, 17:24

tô precisando de ajuda pra fazer um game de plataforma, tava contando com esse tuto mas ele tah errado Sad
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Mensagem por dumetal Dom 15 Jun 2008, 17:25

Aonde está errado SrSGames?? Poste o erro que nós ajudamos...
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Mensagem por KinKing Dom 15 Jun 2008, 18:55

Como o próprio erro diz, falta o } do final do if......
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Mensagem por GuiRPG Dom 29 Jun 2008, 19:51

hehe, gostei do tutorial
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Mensagem por usuario1000 Ter 22 Jul 2008, 11:29

ola, eu não entendi muito bem, eu li ali em cima mas num entendi...
eu copiei e colei la nos codes mas...
1. Eu procurei mas não achei o "mask"
e
2. eu clico na setinha verde pra começar e ele fala:
Error in code at line 1:
if place_free(x-velocidade,y) x -= velocidade //Usei este código para não dar bug na colisão

at position 17: Unknown variable velocidade

alguem me ajuda? What a Face cheers What a Face
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Mensagem por Janx Ter 22 Jul 2008, 12:11

vc nao criou a variavel velocidade intao.
vai no objeto que da esse erro, no create event
poe um execute code e escreve:
velocidade = 4
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Mensagem por usuario1000 Ter 22 Jul 2008, 12:32

ainda não consegui arrumar o erro do step...
e não achei o mask... to procurando a um tempão
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Mensagem por Janx Ter 22 Jul 2008, 14:57

esse mask fika lah nakela parte onde vc escreve o nome do objeto. sabe nakela parte vai ter um lugar 'parent' e embaxo 'mask'

no lugar onde vc escolhe se o objeto é solido ou nao
dai lah que vc muda
=D
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Mensagem por usuario1000 Ter 22 Jul 2008, 20:08

mas tem q ter a versão pro??
eu não tenho a versão pro

OBS: acho que estou meio cego pra não tar achando :|

lol!
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Mensagem por dumetal Ter 22 Jul 2008, 20:57

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Mensagem por Janx Ter 22 Jul 2008, 21:05

isso dai vc muda ali onde tah 'same as sprite' para alguma outra que vc quiser
=D
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Mensagem por tiago100 Ter 29 Jul 2008, 10:49

sou novo aki!!

1 pergunta onde meto esses codigos?
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Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 13:08

no 'execute code'
fika na aba control se nao me engano
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Mensagem por tiago100 Qua 30 Jul 2008, 07:19

obrigado!!

agora tenho outra pergunta como vou entrar no que tinha guardado?

nao estou a ver nenhuma opçao para isso!
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Mensagem por Janx Qua 30 Jul 2008, 13:13

dentro do execute code?? editar oque tem nele?
clica duas veses ;D
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