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Criando meu primeiro jogo

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Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 11 Jan 2014, 13:05

Olá pessoal, então, SEMPRE quis criar um jogo, mas, nunca tive um interesse em usar o programa p/ me ajudar a criar, pois falavam que "programadores de verdade", programa desde a "raíz" do jogo, mas, pensando bem acho isso besteira, pois é tão dificil criar um jogo no GM quanto programar do zero, então, quero trabalhar com isso, abrir uma empresa, tá, sei que isso pode parecer imaturo, mas é verdade Very Happy e queria saber se usando o GM poderia conseguir um bom retorno, eu não quero criar um game famoso mundialmente como Angry Birds, mas, se eu conseguir vou ficar bem feliz Very Happy, tenho 15 anos, experiência básica com HTML5, Javascript e craque na lógica de programação hsusuahsu, e comecei a programar em C, mas só estou no básico e quero aprender paralelamente com GM, pois estou muito ansioso p/ criar meu game  Razz então, tenho algumas dúvidas:

1. Baixei 2 apostilas daqui do fórum e vou começar amanhã, queria saber se é muito difícil criar um jogo, por exemplo, se eu destinar uma hora por dia para criar um "jogo estilo Mario" com umas 20 fases, em quanto tempo consigo terminar?

2. Sou péssimo em desenho, design, mas, sempre quis aprender a desenhar, e quero criar meus próprios sprites, é preciso saber mexer em que? No Photoshop, em algum editor?? Eu não sei desenhar, mas, eu posso conseguir criar um bom sprite? Sei mexer no Paint é um bom começo? LOL

3. Se eu quiser vender meu jogo, teria que pagar algo para o Game Maker? Posso exportar p/ Android?

4. Posso proteger meu jogo contra engenharia reversa? ou algo do tipo?

5. Olha só o meu enredo de jogo (eu sei que é tosco) mas, sempre falam que jogos indies podem ter 2 coisas a seu favor: enredo e jogabilidade

Um coelho chamado Labbit recebe uma carta, da rainha de Kingdom Carrot, sendo que ela o convoca para ir ao seu reino, e ver se ele conseguirá vencer o desafio final e se tornar o rei do pedaço, só que o coelho não irá lá andando (isso é muito clichê, todo jogo de plataforma, o personagem anda) e sim pulando com um pula, pula, sendo que ele sempre vai estar pulando (aumentando o nível de dificuldade) passando por bosques, atravessando mares, indo no polo sul, passando por trens e chegando no reino, sendo que ele poderá jogar mini-games, e quero criar conteudos extras, enfim... gostaram? Very Happy
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Mensagem por makgamer Sáb 11 Jan 2014, 13:15

1- é dificil até o ponto que você aprender, depois que aprender fica tudo mais fácil, depois que você pega mais ou menos como funciona fica mais simples.. acho meio errado destinar tipo 1 hora do dia, fica muito cronometrado, como se fosse uma obrigação, pra criar um jogo do mario acho que em uma semana com dedicação você consegue...
2- Cara, qualquer coisa serve, todo spriter tem seu programa favorito, você pode fazer um jogo todo no paint ou no photoshop que te garanto que se o cara souber mexer a qualidade fica a mesma..
3-você pode vender a vontade, para exportar para android precisa do game maker: studio professional ou master, que são versões bem caras do game maker '-'
4-pode... tem diversos programas que fazem isso, porém ate onde sei o gm: studio não tem decompiler...
5-se for bem explorada qualquer história( quase) pode fazer um bom jogo...
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 11 Jan 2014, 14:19

Acho uma bobagem essa ideologia de achar que um jogo deve ser criado por alguém que deveria até ter coletado o mineral para construir seu próprio pc para fazer um jogo, eu tenho uma filosofia, o negócio é fazer um jogo não importa como, desde que a ideia seja boa, ta valendo o depois vem depois.
mas respondendo suas questões, eis meus pontos de vista:

1- Você já começou errado, quer criar um jogo estilo Mário, tem muito disso por ai que ninguém ia perceber seu jogo no meio de tantos gêneros,o pessoal quer ver coisas novas, coisas que se destaque entre muitos,um exemplo é o jogo que você mesmo citou "Angry Birds" ,que coincidentemente é um exemplo de ideia nova, eles criaram a idéia sem pensar que pareceria outros jogos, um conselho, não tente começar criando algo derivado de algo existente que isso só ira te atrazar, tente criar algo simples, porem com idéias suas, vai fluir melhor.

2- Uma dica boa que muita gente esnoba é começar criar jogos em preto e branco, pois é mais fácil de se criar algo mais organizado e com mais eficiencia, da uma olhada nesse concurso que surgiu uma vez no fórum, são boas referencias do que da para fazer e aprender com mais calma
https://gmbr.forumeiros.com/t17033p15-cf001-entrega-de-jogos-warm-up-jogos-em-preto-e-branco

3- Para vender jogos para android você teria que comprar a licença do game maker para ter suporte a criação desses jogos, mas se conseguir fazer algum jogo com o GM pode-se vender normalmente.

4- para gm8 eu tenho um programa que protege disso, já o gms não tem como reverter o exe.

5- Se você gostar da sua própria história ou jogo já temos uma chance de ver mais gente gostando dela, pois você mesmo gostou, já seria um começo.
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Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 11 Jan 2014, 14:54

JoaoVanBlizzard escreveu:Acho uma bobagem essa ideologia de achar que um jogo deve ser criado  por alguém que deveria até ter coletado o mineral para construir seu próprio pc para fazer um jogo, eu tenho uma filosofia, o negócio é fazer um jogo não importa como, desde que a ideia seja boa, ta valendo o depois vem depois.
mas respondendo suas questões, eis meus pontos de vista:

1- Você já começou errado, quer criar um jogo estilo Mário, tem muito disso por ai que ninguém ia perceber seu jogo no meio de tantos gêneros,o pessoal quer ver coisas novas, coisas que se destaque entre muitos,um exemplo é o jogo que você mesmo  citou "Angry Birds" ,que coincidentemente é um exemplo de ideia nova, eles criaram a idéia sem pensar que pareceria outros jogos, um conselho, não tente começar criando algo derivado de algo existente que isso só ira te atrazar, tente criar algo simples, porem com idéias suas, vai fluir melhor.


Joao, então, isso é que sempre me falaram também acho bobagem essa história, pois, se temos a disposição programas que nos ajudam como o Game Maker pq rejeitar?
Quanto ao estilo Mário, só perguntei para ter uma base, eu quero sim criar um jogo de plataforma, mas nao como ele, acho que podemos explorar um estilo de jogo de diversas maneiras, adicionando novos elementos, sem que ele fique cansativo Very Happy e obrigado por me responder, gostei dos seus conselhos Very Happy
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Mensagem por Pedrin72 Ter 14 Jan 2014, 02:48

Ae JoaoVanBlizzard, criar jogos preto e branco até que é uma boa para um primeiro projeto, terminar o primeiro projeto é muito satisfatória e você aprende muito com isso, mais mesmo sendo preto e branco, criar suas próprias sprites pela primeira vez é sempre muito difícil, eu particularmente nunca terminei assim nenhum projeto com minhas sprites e talz, sempre fico treinando no editor de sprites do GM, criando sprite bestas e talz, ai depois de um tempo eu pego o jeito(espero que sim ).
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Mensagem por felipe_reis_magno Ter 14 Jan 2014, 16:40

Olha kra, a sua ideia é boa pra kramba. Tem estilo, inclusive a parte do coelho e seu pula-pul! Foi bem loko veio!

Entao, como ia dizendo inspiraçao vc ja tem e criatividade tbm. Invista nesses 2pontos e estude bastante os titoriais do GM disponiveis aki e no youtube.

Vc poderia acrescentar diversos tipos d inimgos diferentes em cada nivel. Para cria-los sem muita dificuldade, crie a partir do paint personagens simples e dpois ao transforma-los em sm sprits, vc vera q eles terao mais vida do q vc esperava!
Vlw e boa sorte pra tu!
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Mensagem por Pedrin72 Qua 15 Jan 2014, 03:32

felipe_reis_magno escreveu:Vc poderia acrescentar diversos tipos d inimgos diferentes em cada nivel. Para cria-los sem muita dificuldade, crie a partir do paint personagens simples e dpois ao transforma-los em sm sprits, vc vera q eles terao mais vida do q vc esperava!

Como se fosse muito fácil abrir o paint e desenhar um coelho com um pula-pula!
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Mensagem por DonutScore Qua 15 Jan 2014, 13:15

Como o JoaoVanBlizzard falou, acho egoísta da pessoa querer inventar a roda de novo. Se alguem quer programa algo seria bom ele usar ao menos uma framework.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 15 Jan 2014, 15:38

Pedrin72 escreveu:Ae JoaoVanBlizzard, criar jogos preto e branco até que é uma boa para um primeiro projeto, terminar o primeiro projeto é muito satisfatória e você aprende muito com isso, mais mesmo sendo preto e branco, criar suas próprias sprites pela primeira vez é sempre muito difícil, eu particularmente nunca terminei assim nenhum projeto com minhas sprites e talz, sempre fico treinando no editor de sprites do GM, criando sprite bestas e talz, ai depois de um tempo eu pego o jeito(espero que sim ).

Uma ideia é pegar sprites prontas com movimentos na internet e deixa-las pretas com photoshop ou o próprio game maker possuem recursos para isso, e usa-los como objetos de treinos , mas sempre treinando e aperfeiçoando, depois vai tentando fazer jogos coloridos, com poucas cores, e assim vai indo, temos varios autores tipo o Sigiloso por exemplo que cria vários jogos bons, mas ao mesmo tempo ele nunca tentava usar a capacidade total dele e sim do que podia ser feito, isso é uma coisa a ser usada como exemplo, fazer algo bom e visualmente bonito não significa criar jogos de play 3 ou xbox 360, mas criar algo que conquiste quem joga, começando por nos mesmos.
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Mensagem por Pedrin72 Qua 15 Jan 2014, 18:15

Difícil mesmo é encontrar sprites que se encaixam no que você procura na internet!
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