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[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2

2 participantes

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[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Empty [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2

Mensagem por Luca$ Sex 17 Dez 2010, 14:58

Nome: Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos aprender a criar inimigos e blocos =D
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro


Desenvolvimento:
Galera,nesta parte do tutorial,iremos aprender a fazer um inimigo e os blocos do jogo,ou seja, as paredes e o chao

Primeiro,vamos adicionar a sprite do bloco,como disse na Parte 1 desse tutorial,o gráfico desse jogo será muito básico, iremos entrar só na parte da programaçao,entao a sprite do meu chao é essa:
[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Spriteparede
Com o sprite pronto,crie um objeto e nomei-e para :
obj_chao
e ponha a sprite da parede nele
No obj_chao marque a opçao solid
Pra que?
Para a parede ficar sólida oras U.U

Lembrando,que tambem é possivel fazer por meio de tiles, mas nesse caso vou usar um objeto msm Happy

Depois,faça mais uma sprite, para ser a parede Happy, ela ajudará na movimentaçao dos inimigos em breve
a minha é essa simpleszinha aki:
[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Spriteparede

Crie um objeto chamado:
obj_parede
e ponha a sprite da parede nele
No objetos obj_parede,marque a opçao solid
Pra que?
Já disse... pra ela ficar sólida U.U

Ok..mas...você disse que iriamos fazer inimigos e blocos...até agora só vi blocos --'
Acalme-se prodigio afobado --',iremos fazer o inimigo agora.

Crie um objeto para o inimigo, eu criei essa bola oval aki:
[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Spriteinimigo
Depois,crie o objeto do inimigo,e nomei-e para:
obj_inimigo
Nele adicione um evento Create
e adicione o seguinte código:
Código:
hspeed=2.5//velocidade horizontal = 2.5
Oque fizemos aqui?
Colocamos que quando o objeto for criado, a velocidade horizontal dele seja de 2.5,ou seja ele vai pra direita com a velocidade de 2.5
Adicione um Evento Colisao com o objeto:obj_parede e adicione esse código:
Código:
hspeed=-hspeed//ou seja, ele vai ir na direçao horizontal contraria
Oque fizemos aqui?
Colocamos que quando o objeto inimigo bater na parede, ele voltar =D
Agora,num tem aquele objeto que fizemos na primeira parte do tutorial?o obj_player?
Sim
Entao,abra ele e adicione o evento Colisao com o Inimigo e adicione o código:
Código:
global.vidas-=1//diminui uma vida
x=xstart//vai pra posiçao x que ele foi criado
y=ystart//vai pra posiçao y que ele foi criado
Oque fizemos aqui?
Fizemos que ao o player colidir com o inimigo,ele perca uma vida e vá para a posiçao inicial da fase.
Ainda no objeto player,adicione um evento de colisao com o obj_chao e o obj_parede e adicione este código nos 2 eventos:
Código:
vspeed=0//velocidade vertical fica 0
Oque fizemos aqui?
Este código, é para que o player nao pule e caia do chao nem da parede, ele caia e nao deça U.U

Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Download Engine Deste Tutorial Parte 2


Última edição por GMLucas em Sáb 18 Dez 2010, 22:02, editado 1 vez(es)
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Mensagem por KevinBandicoot Sáb 18 Dez 2010, 15:36

A parte 2 é melhor ainda Happy
Aguardo pela parte 3 ;)
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Mensagem por Luca$ Sáb 18 Dez 2010, 15:45

ASHAUSHUASH Vlw cara, vou começar a digitar daki a pouco a parte 3, é que eu nao pude usar o PC hj ainda
Mas vlw por gostar
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Mensagem por KevinBandicoot Sáb 18 Dez 2010, 15:56

ok, me ajudou bastante no meu projeto Happy
eu vou esperar entao
valew Happy
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