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[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!

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Mensagem por SIGILOSO Qua 21 Jul 2010, 22:20

Falaaee moçada!
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD

Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.

Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:

Código:
global.TREMOR=0
global.TREMOR2=0

Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:

TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor Happy
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!

Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!

Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite:

Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0

Agora,num código separado,digite:

Código:
if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}

if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}

if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}

Até q nao é um código tao grande,nao é msm?? Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.

Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )

No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:

Código:
if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}

Como TREMOR está igual a zero,usando a variável view_angle ( o ângulo da room ),a tela irá inclinar numa velocidade definida pela variável TREMOR2,até q,ao inclinar até certo ponto,tbm definido pela variável TREMOR2,TREMOR fica sendo igual a 1,o q desativa esta parte do código,ativando esta:

Código:
if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}

É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:

Código:
if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}

Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2? Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme". Happy
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!

Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD

Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe? Happy
afro


Última edição por SIGILOSO em Qui 05 Ago 2010, 09:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Paulo Softwares Qua 21 Jul 2010, 22:26

Se não me engano tem um tutorial parecido no forum.
Legal seu tuto.

Valew \o/
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Mensagem por BioTrust Qua 21 Jul 2010, 22:34

Wow! Não sabia que dava para se fazer efeitos tão reais no game maker! Parabéns, primeiramente para o Mark por desenvolver a ótima ferramenta game maker, e depois para o Felipe, por estar sempre nos ensinando coisas novas. O tutorial ficou ótimo mesmo, como sempre bem coesivo, o que ajuda na leitura, e também bem explicativo, o que ajuda no entendimento.

Muito bom mesmo Felipe, o tutorial está 10! Continue assim, você só tende a crescer Happy !

Parabéns mesmo, está ótimo²! Se eu soubesse que você era tão bom programador, teria te explorado mais no msn, rsrsrs... Abraços.
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Mensagem por Luan Maia Qui 22 Jul 2010, 00:30

Muito bom seu tutorial, talvez daqui um tempo eu tentaria fazer um sistema também pro meu projeto que está em desenvolvimento, mas agora você "abriu" a minha mente. xD
flw
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Mensagem por correiajoao Qui 22 Jul 2010, 07:47

legal esse tuto! valew [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!! Icon_cool
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Mensagem por Tiger Qui 22 Jul 2010, 10:36

Gostei do tuto, vai ser util para a animação do jogo ou alguma parte de ação do jogo. Very Happy
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Mensagem por correiajoao Qui 22 Jul 2010, 14:23

concordo, esse tuto fai ser usado em meu game! Razz
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Mensagem por SIGILOSO Qui 22 Jul 2010, 20:31

Obrigado gente!
Sempre q eu desenvolver novas formas de criar algo no GM,
irei postar aki para compartilhar com vcs!
afro
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Mensagem por RodrigoM. Qui 22 Jul 2010, 20:44

Otimo Sigiloso, A RT não seria a força que é hoje sem as suas fasanahs! o/
pASOPKASPKO

parabéns, Ficou Fodastico! o/

Continue assim, e obrigado pela contribuição! Happy

CyraxX
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Mensagem por The Wizard Qui 22 Jul 2010, 23:42

ficou muito massa usei quando um avião cai no chão ficou bem legal !!
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Mensagem por Super Games Sex 23 Jul 2010, 23:07

Parabens SIGILOSO!
Um dos melhores tutoriais do forum.
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Mensagem por correiajoao Sáb 24 Jul 2010, 14:01

Parabens SIGILOSO!
Um dos melhores tutoriais do forum.

Concordo!! investigador
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Mensagem por mateus luz Sáb 24 Jul 2010, 14:31

to fazendo um jogo estilo guitar hero e vou usar pra "sacudir" o jogo no especial
otimo tuto
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Mensagem por jpaulo Sáb 24 Jul 2010, 17:37

Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?
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Mensagem por danrau1 Sáb 24 Jul 2010, 17:46

jpaulo escreveu:
Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?

Bem, você usa as variáveis com vk_, por exemplo:

Código:
vk_up
vk_enter
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Mensagem por jpaulo Sáb 24 Jul 2010, 17:49

e,deu certo,a tuto ta muito legal e funciona na lite.vlw!
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Mensagem por BioTrust Sáb 24 Jul 2010, 18:15

Ou se quiser para numeros:
numpad_1

Letras:
ord_A
ord_B
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...

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Mensagem por jpaulo Sáb 24 Jul 2010, 18:28

ta bom,vlw(oq seria de mim sem esse forum...)!
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Mensagem por Assassino Dom 15 Ago 2010, 12:59

muito interessante para fazer tipos de explosões e efeitos relacionados vou utilizar esse em um projeto!
FLW!


Última edição por EZIO em Ter 25 Out 2011, 14:17, editado 1 vez(es)
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Mensagem por GuiMaker Seg 24 Out 2011, 23:10

jpaulo escreveu:
Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?
O código ficaria assim :

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)=true
global.TREMOR2=4 //Ou algum outro valor maior que 0

Explicando o código :
"if keyboard_check_pressed(vk_space)=true" = se a barra de espaço for apertada(...)
Era só colocar vk_+ o nome da tecla que você queria.
E pronto,não dá mais erro. Happy
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