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[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Falaaee moçada!
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD
Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.
Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:
Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:
TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!
Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!
Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite:
Agora,num código separado,digite:
Até q nao é um código tao grande,nao é msm?? Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.
Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )
No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:
Como TREMOR está igual a zero,usando a variável view_angle ( o ângulo da room ),a tela irá inclinar numa velocidade definida pela variável TREMOR2,até q,ao inclinar até certo ponto,tbm definido pela variável TREMOR2,TREMOR fica sendo igual a 1,o q desativa esta parte do código,ativando esta:
É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:
Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2? Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme".
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!
Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD
Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe?
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD
Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.
Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:
- Código:
global.TREMOR=0
global.TREMOR2=0
Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:
TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!
Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!
Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite:
- Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
Agora,num código separado,digite:
- Código:
if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}
if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}
if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}
Até q nao é um código tao grande,nao é msm?? Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.
Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )
No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:
- Código:
if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}
Como TREMOR está igual a zero,usando a variável view_angle ( o ângulo da room ),a tela irá inclinar numa velocidade definida pela variável TREMOR2,até q,ao inclinar até certo ponto,tbm definido pela variável TREMOR2,TREMOR fica sendo igual a 1,o q desativa esta parte do código,ativando esta:
- Código:
if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}
É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:
- Código:
if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}
Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2? Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme".
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!
Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD
Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe?
Última edição por SIGILOSO em Qui 05 Ago 2010, 09:43, editado 1 vez(es)
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Se não me engano tem um tutorial parecido no forum.
Legal seu tuto.
Valew \o/
Legal seu tuto.
Valew \o/
Paulo Softwares- Data de inscrição : 19/07/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Wow! Não sabia que dava para se fazer efeitos tão reais no game maker! Parabéns, primeiramente para o Mark por desenvolver a ótima ferramenta game maker, e depois para o Felipe, por estar sempre nos ensinando coisas novas. O tutorial ficou ótimo mesmo, como sempre bem coesivo, o que ajuda na leitura, e também bem explicativo, o que ajuda no entendimento.
Muito bom mesmo Felipe, o tutorial está 10! Continue assim, você só tende a crescer !
Parabéns mesmo, está ótimo²! Se eu soubesse que você era tão bom programador, teria te explorado mais no msn, rsrsrs... Abraços.
Muito bom mesmo Felipe, o tutorial está 10! Continue assim, você só tende a crescer !
Parabéns mesmo, está ótimo²! Se eu soubesse que você era tão bom programador, teria te explorado mais no msn, rsrsrs... Abraços.
Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Muito bom seu tutorial, talvez daqui um tempo eu tentaria fazer um sistema também pro meu projeto que está em desenvolvimento, mas agora você "abriu" a minha mente. xD
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
legal esse tuto! valew
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Gostei do tuto, vai ser util para a animação do jogo ou alguma parte de ação do jogo.
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
concordo, esse tuto fai ser usado em meu game!
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Obrigado gente!
Sempre q eu desenvolver novas formas de criar algo no GM,
irei postar aki para compartilhar com vcs!
Sempre q eu desenvolver novas formas de criar algo no GM,
irei postar aki para compartilhar com vcs!
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Otimo Sigiloso, A RT não seria a força que é hoje sem as suas fasanahs! o/
pASOPKASPKO
parabéns, Ficou Fodastico! o/
Continue assim, e obrigado pela contribuição!
CyraxX
pASOPKASPKO
parabéns, Ficou Fodastico! o/
Continue assim, e obrigado pela contribuição!
CyraxX
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
ficou muito massa usei quando um avião cai no chão ficou bem legal !!
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Parabens SIGILOSO!
Um dos melhores tutoriais do forum.
Um dos melhores tutoriais do forum.
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- Game Maker Studio 2.0
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- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
Parabens SIGILOSO!
Um dos melhores tutoriais do forum.
Concordo!!
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
to fazendo um jogo estilo guitar hero e vou usar pra "sacudir" o jogo no especial
otimo tuto
otimo tuto
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
- Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
jpaulo escreveu:no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?
- Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
Bem, você usa as variáveis com vk_, por exemplo:
- Código:
vk_up
vk_enter
danrau1- Data de inscrição : 07/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
e,deu certo,a tuto ta muito legal e funciona na lite.vlw!
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
ta bom,vlw(oq seria de mim sem esse forum...)!
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
muito interessante para fazer tipos de explosões e efeitos relacionados vou utilizar esse em um projeto!
FLW!
FLW!
Última edição por EZIO em Ter 25 Out 2011, 14:17, editado 1 vez(es)
Re: [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
O código ficaria assim :jpaulo escreveu:no meu,deu erro nesse codigo.como exatamente eu devo colocar o nome da tecla?
- Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)=true
global.TREMOR2=4 //Ou algum outro valor maior que 0
Explicando o código :
"if keyboard_check_pressed(vk_space)=true" = se a barra de espaço for apertada(...)
Era só colocar vk_+ o nome da tecla que você queria.
E pronto,não dá mais erro.
GuiMaker- Data de inscrição : 09/10/2011
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