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[ SIGI-TUTO ] PENSAR AO PROGRAMAR!!

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Mensagem por SIGILOSO Qui 15 Jul 2010, 11:58

Olá pessoas,animais,vegetais ou matérias brutas.
Pra vc iniciante no GM...Hj estou aqui com um tuto um pouco diferente.Não para ensinar efeitos ou coisas legais,mas algo q poderá te ajudar quando quiser criar algo em seus jogos: como PENSAR e achar soluções mais fáceis ao programar em GML!! Lets go,boys!! WOOOOOOOOW!!!! xD

Nome: PENSAR AO PROGRAMAR!!
Descrição: Dicas úteis para tornar seu trabalho mais fácil!
Nível de dificuldade: Basicão
Requerimentos: Qualquer versão do GM

Bem,em alguns momentos,vc pode querer criar algo em seu jogo,mas que não consegue fazer,como por exemplo...seu player mandar uma rasteira. Por mais q vc tente,vc nao consegue,nem ameaçando jogar seu PC pela escada. Mas,quando tudo parece perdido e o SuperMan não chega nunca...vc vai na GMBR,acha uma linda engine pronta e copia,na maior cara de pau,todos os códigos dela e os coloca em seu jogo. Mas agora,vamos refletir sobre a primeira dica!!

1 ) CONHECER A ESTRUTURA DO SEU JOGO!!
E vc me pergunta: EIN!?? Vejamos. Vc copia o sistema de um jogo DIFERENTE no seu. Fazendo isso,vc coloca em seu jogo um SISTEMA DIFERENTE,o q pode te atrapalhar,e MUITO,na hora de modificá-lo. Em outras palavras,vc nao entende o q programou...
O ideal,meu caro,é estudar os códigos e ver como foram feitos.Assim,vc poderá achar uma forma eficaz de passar esse sistema ao seu. É preciso dominar seus códigos,saber o q cada um faz e em q momento ele faz! Happy

2 ) ORGANIZAR SEUS CÓDIGOS!!
Ahh,siim... A ORGANIZAÇÃO.... sabiam q é por esse motivo q mtos projetos são largados?... [ SIGI-TUTO ] PENSAR AO PROGRAMAR!! 776770
Pois bem. Sabem akelas barrinhas, "//" ... nao,elas nao foram feitas para enfeitar seus códigos,com um suave toque esverdeado. Esse comando,meu amigo,é para q vc,no futuro,nao se perca no meio de todos akeles seus ifs e coisas afim.
Se vc organizar seus códigos,as chances de um BUG arrasar com o seu jogo caem MUITO,afinal,vc saberá AONDE O BUG ESTÁ! Então,sempre q possível,use as barrinhas,por exemplo:

Código:
//Faz o Super Mario pular! =D
if keyboard_check_pressed(vk_up)=true
vspeed=-8

Entao,num futuro nao mto distante,seu Mario resolve querer voar,e passa a pular NO AR!! OOH MY GOD!! O q farei??? Bem,sabemos q é algo a ver com o pulo!!
Aí...ao procurar no nosso código...o q vemos?
Código:
//Faz o Super Mario pular! =D
Que felicidade,axamos o lar do BUG!!
Entao,tudo ficará mais fácil! Isso com certeza vai ser mto útil Happy

3 ) RACIOCINAR AO CRIAR SEUS JOGOS!!
Vamos direto a um exemplo. Nosso amigo Sonic está correndo pela Green Hill Zone ACT 2, quando de repente,surge um badnick ( aqueles robozinhos xatos ).
Então,o ouriço vai pular para atacar...mas... como eu faço pra q ele destrua o robô mal amado apenas quando estiver girando??
Precisamos entender o seguinte: variáveis são COISAS QUE VARIAM,que MUDAM,e que criam condições. Nesse caso, o Sonic só poderá atacar seus inimigos ao girar. Para isso,precisamos de uma variável. Lembre-se... o GM é um GÊNIO BURRO: pode fazer tudo,mas nao sabe como.
Então,nesse caso,teríamos q criar uma variável GIRANDO,que nos dirá se o Sonic está girando ou nao,se poderá atacar ou nao. Pra isso,temos nosso amigo CREATE!!
Assim:
Código:
GIRANDO=false
Nos seus códigos BEM ORGANIZADOS,vc poderá saber quando ele estará girando ou nao,não é msm? =D
Então,vamos fazer com q ele GIRE OU NAO GIRE! Por exemplo:
Se estiver pulando,ele está girando,se estiver rolando...tbm estará girando. Mas,quando estiver andando,ele já nao gira mais... Tudo isso é facilmente feito com isto:
Código:
GIRANDO=true
ouu...
Código:
GIRANDO=false
Percebeu? Quando GIRANDO=true,ele estará girando,e quando GIRANDO=false,ele já nao estará mais. Então vc já poderá fazer com q aquele MALDITO BADNICK seja mandado pro mais profundo inferno quando Sonic o atacar...ou fazer com q o Sonic perca todos os seus biscoitos de polvilho sabor queijo.
Resumindo: usando um pouco de cabeça,vc facilmente poupará seu crânio de provaveis golpes contra a parede,tornando seu trabalho mais simples! =D
É como o rafa disse: "Variáveis são como baldes de tinta,que você pode mudar a quantidade de tinta quando você quiser!!

Bem,é isso...talvéz eu crie novos tutos com esse assunto.
Espero ter ajudado alguem...
Woooooow!!!
afro


Última edição por SIGILOSO em Qua 27 Out 2010, 15:10, editado 3 vez(es)
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Mensagem por rafasgb Qui 15 Jul 2010, 12:19

Como eu te disse precisamos de mais tutoriais assim. Daqui a pouco as pessoas ja vão se cansar de responder as mesmas dúvidas.

O biotrust disse no tópico de "mais tipos de concursos" que existiam poucos usuários que visitam frequentemente mas muitos registrados.
90% desses usuários que não acessam mais pecaram ao seguir essas dicas, principalmente a dica 1.

Eles erram na mesma coisa, copiam uma engine Gigantesca e na hora de ajeitar eles se perdem e desistem. E com isso eu mostro porque eu odeio engines e acho que elas são muito malutilizadas em uma comunidade como a nossa com milhares de newbies que batem na mesma tecla.

Eu acho que você deve fazer mais tutoriais sobre o assunto e talvez até junta-los em uma grande lista de dicas ou... até mesmo aulas sobre lógica de programação.




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Mensagem por fonetico Qui 15 Jul 2010, 12:29

Belo tutorial SIGILOSO, e descontraído e tem uma estrutura amigável WFT?

Espero mais tutoriais seus como esse, pois estão muito bons e intutivos. FLW!

Ps: Seu tutorial está wooooww
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Mensagem por pedr0bandeira Qui 15 Jul 2010, 12:42

Cara, até que enfim está fluindo os tutos e dicas no fórum.

Queria que tivesse um tuto pra explicar as coisas básicas do GM.
Por exemplo: Create -> pra que serve
-> quando usar
-> exemplos

Isso com certeza iria resolver muitos problemas, evitaria vários posts aqui no fórum e o pessoal iria poder raciocinar mais rápido evitando o uso das engines.

Falooost afro
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Mensagem por Suadao Qui 15 Jul 2010, 13:44

GOGOBONGAS! Muito bom Sigiloso! Bem explícito e bem formatado, além de você explicar de uma maneira meio... divertida o_O.
Woooow!

Valew! flw
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Mensagem por LCS Qui 15 Jul 2010, 13:49

muito bom o tuto sigi assim ajuda os iniciantes (como eu) a organizaçao e o projeto eu msm ja me atrapalhei muito com os meus codes e dai tive q começar tudo de novo pq naum achava o bug kkk
flws
e...
GOGOBONGA!!!
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Mensagem por SIGILOSO Qui 15 Jul 2010, 13:51

Vlw pelos coments gente,logo logo vou postar mais tutos pra tirar alguns users do desespero xD

Suado says:
GOGOBONGAS! Muito bom Sigiloso!

kkkkkkkk, GOGOBONGAS!! XD
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Mensagem por lcj Qui 15 Jul 2010, 14:06

Ótimo tutorial SIGILOSO, como disse o rafasgb "precisamos de mais tutoriais assim". Que não ensinem apenas a fazer os efeitos e coisas legais como você falou, mas que também ensinem a raciocinar e a se organizar.
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Mensagem por Luan Maia Qui 15 Jul 2010, 15:12

Muito bom o tutorial! Ajudará muitas pessoas que não conseguem pensar ao programar e que se perdem totalmente como eu. xD
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Mensagem por Dancity Qui 15 Jul 2010, 15:33

Ta muito bom hein ;D
Bem explicadinho, com várias dicas que ajudam na hora de fazer um jogo.
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Mensagem por Mystery_boy_maker Qui 15 Jul 2010, 21:57

Muito bom o tutorial ... parabens mesmo
Como o Rafa falou é muito dificil achar bons tutoriais
no forum embora descorde um pouco em relação a engines
voce conseguiu deixar algo de entendimento facio e ainda
organizado em topicos, espero ver muitos outros tutorias
seus, no forum voce mostra que evoluiu muito a cada post
sinceramente voce está se superando. Pessoas como voce
ajudam o forum a crescer ... até um futuro Tutorial
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Mensagem por Igor KinGamer Sex 16 Jul 2010, 00:12

Ótimo tutorial. Very Happy

Cara... você leu a minha mente.
Poucos dias atrás, estava pensando: "Parece que as pessoas nem pensam. Só vêm aqui na GMBR, postam a pergunta, pegam a resposta e pronto!"
Até pensei em fazer um tutorial ou coisa do tipo, mas não tenho paciência e vontade para isso Happy
até mesmo aulas sobre lógica de programação.
Oh yeah yes

Aparentemente, as pessoas não sabem pensar "passo-a-passo" como deve funcionar o que elas querem (se é que me entendem) e transformar isso em códigos.
"3 ) RACIOCINAR AO CRIAR SEUS JOGOS!!"
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Mensagem por lyra23 Sex 16 Jul 2010, 00:36

Parabéns pelo tutorial, Sigiloso. Apesar que está mais para dicas que um tutorial, porém está ótimo. Happy
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Mensagem por SIGILOSO Sex 16 Jul 2010, 11:16

Obrigado gente!!
Se as pessoas tentassem axar a resposta de seus problemas sozinhas,esforsando-se até o fim,o forum teria bem menos tópicos repetidos e repetidos.Eu só busco ajuda quando é algo q eu realmente nao consigo fazer,ou q já cansei de tentar resolver...
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Mensagem por BioTrust Sex 16 Jul 2010, 11:33

Realmente está um ótimo tutorial, bem engraçado por sinal Very Happy . A estrutura do seu tutorial deixou a 'aula' mais engraçada, pois não tem nada melhor do que aprender brincando Smile

Olhando o tutorial do começo ao fim, só achei um erro:
Código:
GIRNADO=false
Acho que você trocou as letras de lugar sem querer. Mas mesmo assim, o tutorial ficou show, muito bem explicado. Eu mesmo um dia desses larguei meu joguinho porque me perdi num code que eu mesmo tentei fazer :/

Mas do mesmo jeito, eu tento refaze-lo depois Very Happy

Abraços e até um próximo tutorial ;)

felicidade Thx. Flw!
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Mensagem por SIGILOSO Sex 16 Jul 2010, 11:57

Obrigado BioTrust! Eu axo q o bom humor é a melhor forma para lidar com as coisas,até msm com o aprendizado! Happy
BioTrust says:
Olhando o tutorial do começo ao fim, só achei um erro:

Código:
GIRNADO=false

rsrss,isso era só um teste pra ver se vcs estavam atentos! XD

É o q dá digitar sem querer olhar pro teclado ¬¬
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Mensagem por WWWWWooooooooooWWWWW Sex 16 Jul 2010, 17:53

Cara, gostei do tutorial, eu ainda estou discobrindo a lógica das variáveis, mas meu problema agora está sendo o "{ , }" eu nao sei onde coloca-los exatamente, e não sei quando que o comando o "else" entra em ação, seu tutorial está bem ao meu estilo (WOOOOOOOW)! xD
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Mensagem por BioTrust Sex 16 Jul 2010, 18:03

Se me permite Wooooo....w e Sigiloso, irei explicar(posso?)
{ se usa para começar uma ação. Ele é usado depois de uma condição. Ex.:
Código:
if lives<=0
{
room_restart()
}
Explicação:
Se vida for menor que 0
começa uma ação
a room vai resetar
termina a ação

O 'else' é usado para reverter uma ação. Ex.:
Código:
if lives=>0 && room_restart()
{lives-=1}
else
{if lives<=0
{room_restart()}
}
Explicação:
Se vida for maior que 0 e a room for reiniciada
começa uma ação
perde uma vida
termina uma ação
senão
começa outra ação
se vida for 0
começa outra ação
room reseta
termina uma ação
termina uma ação

Entendeu +- como e onde se usa { } e else? Bom, tentei explicar razoavelmente. Abraços




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Mensagem por WWWWWooooooooooWWWWW Sex 16 Jul 2010, 21:57

Certo, eu estava com um problema com o else e os {,} obrigado pela ajuda


Última edição por WWWWWooooooooooWWWWW em Sex 16 Jul 2010, 22:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por BioTrust Sex 16 Jul 2010, 22:00

O else tem que vim depois de } e antes de { e tambem que te contrair uma ação, ou seja, tem que dizer o contrário da mesma.

Ás vezes, quando aparece linah vermelha, e por falta de argumentos.

Quanto a isso de fechar }} pode ser tanto }} qto
}
}
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