Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
+5
mateus luz
Joton
Super Games
CRP-Max
SIGILOSO
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Pipolho: Haha!! Vamos lutar!!
SIGI: Sem essa, você é muito mal feito... ¬¬
Olá pessoal gamemakeriano! Que tal deixar os inimigos do seu jogo com uma cara mais profissa? Nesse tutorial, vou ensinar técnicas pra tornar seus inimigos mais bem feitos.
Nome: BATENDO EM INIMIGOS!!
Descrição: Dicas pra tornar os inimigos do seu jogo mais dinâmicos e bem produzidos...
Nível de dificuldade: Iniciantes
Requerimentos: GM8/7 PRO
-----------------------
Primeiramente, você precisa saber que os inimigos do jogo deverão estar de acordo com o jogo. Ooh... não me diga??
Sim, digo. Vejo muitos jogos onde isso não acontece. Vamos dar um exemplo de um jogo de plataforma onde o player ataca com uma espada, nessa porca ilustração:
Com certeza vocês conhecem jogos onde isso acontece, exemplos não faltam.
Mas vamos entender exatamente porque isso acontece. Vamos pensar num jogo de naves.
Se formos trocar os mecanismos, o que iria acontecer?
Pipolho: Um jogo de uma nave que atira espadas?? =D
SIGI: ¬¬.....
Teríamos um jogo completamente sem sentido! Já imaginou jogar o Zelda de SNES, onde os inimigos não dão a menor pausa durante as lutas? Você os ataca e eles revidam na hora...
Ou então um jogo de naves onde você é obrigado a esperar uns 10 segundos pra atirar no inimigo... Uma doideira
Entendendo isso, pense na melhor maneira em que os monstros deverão se comportar. Tendo isso em mente, agora vamos criar um simples inimigo no estilo de Zelda, já que falamos nele. Pra ser mais claro, um exemplo de inimigo pra combates corpo-a-corpo.
Vamos pensar... o inimigo, ao ser atingido, ficaria um tempo se recuperando, o famoso respawn. Trocando em miúdos, ele fica piscando.
Sabemos também, que enquanto ele fica assim, não pode ser atingido. Então vamos criar uma variável pra definir esse estado:
- Código:
RESPAWN=0
GMBR: Não seria melhor colocar "RESPAWN=false"??
SIGI: Não Pipolho, e pare de mudar seu nick, todos sabem que é você...
Agora veja o quanto esse tuto é simples!
Antes dele começar a "piscar", é interessante fazer com que ele recue, com a sprite correspondente a ele tomando dano.
Vá até o código que você fez pra fazer o inimigo levar as bolachas e acrescente a ele:
- Código:
RESPAWN=250
LEMBRANDO QUE VOCÊ DEVERÁ DEPOIS ALTERAR ESTE VALOR PRA QUE FIQUE DO SEU JEITO!!
É que tem gente que reclama que não ficou como queria que ficasse, me chama de noob, enfim... ¬¬
Agora lembramos que nosso inimigo não sofrerá mais danos enquanto estiver em respawn, então adicione isto no começo desse mesmo código onde ele leva o dano:
- Código:
if RESPAWN=0
{
Isso fará com que o código só seja executado enquanto ele não estiver em respawn.
Agora, ponha isto no STEP, e preste atenção no lance!
- Código:
if RESPAWN>0
{
RESPAWN-=1
if RESPAWN>200
{
sprite_index=inimigo_levando_dano
image_alpha=1
}
else
{
image_alpha-=0.5
if image_alpha<0
image_alpha=1
}
}
else
image_alpha=1
Mas como faze-lo recuar? Pra isso, é importante que ele não se mova normalmente enquanto etiver recuando. Para isso, ponha isto no começo dos códigos de movimento dele:
- Código:
if RESPAWN<200
{
Mas.... o movimento dele ao levar o golpe vai depender das configurações dele, do jogo em geral... etc etc... Isso ficará por sua conta.
Pipolho: HAA!!! Não sabe fazer, não é mesmo?? Preguissoço!!
SIGI: Sei sim... mas se eu desse muita moleza pros caras, não estaria ajudando.
É verdade gente, existem várias formas de movimentação. hspeed,vspeed, usando só as cordenadas x e y...
Introduza o código pra fazê-lo recuar no código onde ele sofre o dano.Vou dar um exemplo fácil:
- Código:
if x<play.x
hspeed=-5
else
hspeed=5
if y<play.y
vspeed=-5
else
vspeed=5
----------------
Essa foi uma rápida introdução pra tornar os inimigos dos seus jogos mais bem feitos.
Utilize isso em jogos estilo RPG, como Zelda ou Gonden Axe Warrior, ok?
Isso aeew, até a próxima boys! =D
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
KKKKKKKKKKKKKKKKk!!!
Eu já te disse em outro tópico, cuidado para não conversar com o Pipolho na vida real...
Ótimo tuto, sua idéia de não dar de bandeja os códigos é muito legal, pois obriga os "Pipolhos" da vida a correrem atrás para aprender.
Gostei dos desenhos, eles estão no estilo do texto, bem engraçados.
Parabéns!
Eu já te disse em outro tópico, cuidado para não conversar com o Pipolho na vida real...
Ótimo tuto, sua idéia de não dar de bandeja os códigos é muito legal, pois obriga os "Pipolhos" da vida a correrem atrás para aprender.
Gostei dos desenhos, eles estão no estilo do texto, bem engraçados.
Parabéns!
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Obrigado cara!CRP-Max says:
Ótimo tuto, sua idéia de não dar de bandeja os códigos é muito legal, pois obriga os "Pipolhos" da vida a correrem atrás para aprender.
Gostei dos desenhos, eles estão no estilo do texto, bem engraçados.
Parabéns!
Se eu desse tudo de graça, ninguem iria aprender, não é verdade? =D
Eu dou apenas o empurrao inicial
E os desenhos, achei que seria uma boa ilustrar o tutorial no mesmo estilo do texto, hehe
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Seu tutorial está show SIGILOSO! Vai ajudar bastante, continue criando tutoriais para ajudar e com o Pipolho que um dia você talvez mude de nível, esse tutorial é bem legal, não sabia desta função, falando a verdade eu acho esquezitos seu codicos por que eles tem palavras em português e maisculas, mais mesmo assim ajuda bastante, tutorial nota 10! Continue ajudando SIGILOSO pois você é muito bom no GameMaker.
Até!
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Não sei se alguém testou os códigos desse tutorial, fiquei 1 hora lendo e relendo as instruções, mas tá dando erro quando executo o jogo, e o problema tá sendo esse código:
Queria saber também se alguém usou esse código??? Porque não sei se eu fiz algo errado, ou se tem algum erro nesse tutorial!!!!!
- Código:
if RESPAWN<200
{
Queria saber também se alguém usou esse código??? Porque não sei se eu fiz algo errado, ou se tem algum erro nesse tutorial!!!!!
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
@Joton
Você colocou o } no final do code?
@Topico
Muito bom tutorial, simples e facil de entender, e ainda é muito engraçado, isso sim significa aprender brincando ( ou rindo, por que brincando é meio criança né?)
Em como todos os outros, seu tuto esta SIGINOTA 10.
Você colocou o } no final do code?
@Topico
Muito bom tutorial, simples e facil de entender, e ainda é muito engraçado, isso sim significa aprender brincando ( ou rindo, por que brincando é meio criança né?)
Em como todos os outros, seu tuto esta SIGINOTA 10.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Eu fiz tudo exatamente como está no tutorial, só que no meu caso não deu certo, você montou a enginer com esse tuto mateus luz??? Deu certo com você??? preciso saber se alguém testou e teve resultado positivo!!!!!!!
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Ta show o tuto vai-me dar muito jeito no futuro!!
Ainda não experimentei mas quando o fizer o digo se deu erro!!
Ainda não experimentei mas quando o fizer o digo se deu erro!!
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Gostei do tuto Sigi (pena que eu não tenho GM Pro )
a parte que mais gosto dos seus tutos são as conversas entre você e o pipolho
a parte que mais gosto dos seus tutos são as conversas entre você e o pipolho
Você tem Game Maker versão pro??(se sim eu não sei porque eu não tenho )Joton escreveu:Eu fiz tudo exatamente como está no tutorial, só que no meu caso não deu certo, você montou a enginer com esse tuto mateus luz??? Deu certo com você??? preciso saber se alguém testou e teve resultado positivo!!!!!!!
Telek- Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Para ter GameMaker Pro querer pagar Telek.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Super Games escreveu:Para ter GameMaker Pro querer pagar Telek.
???
Telek- Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Ele quis dizer que pra adquirir a versão PRO do game maker é preciso pagar a licença, uns 25 dólares, por aí...
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
eu sei mas o Joton tinha dito que não tinha dado certo no Game maker dele
eu só perguntei se ele tinha o Pro
eu só perguntei se ele tinha o Pro
Telek- Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Ahh sim, mas isso já tem tempo... Eu ajudei ele com isso ano passado, acho que deu certo com ele...
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
pensei que ele ainda não tinha conseguido (e não vi que era de outubro )
Telek- Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Uoooww otimo tutorial, eu costumo usar algo semelhante no player
para ele ficar um tempo com a opacidade pela metade e ficar um tempo
sem levar dano XD O seu tutrial esta otimo, um codigo bem simples muito bom mesmo parabens cara
para ele ficar um tempo com a opacidade pela metade e ficar um tempo
sem levar dano XD O seu tutrial esta otimo, um codigo bem simples muito bom mesmo parabens cara
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Pra ser sincero você não me ajudou não, até hoje não sei como seus códigos funcionam e olha que tô precisando aprender a fazer repulsa e dano, tô quase desistindo de tentar faze-lo, não posso travar meu projeto por causa de algo que não consigo fazer
Re: [ SIGI-TUTO ] BATENDO EM INIMIGOS!!
Vai ver que você não declarou a existência dessa varável no evento room start de alguém ai
Mas... variaveis com letras maiúsculas?? LOL... Não deveriam ser minúsculas?
Mas... variaveis com letras maiúsculas?? LOL... Não deveriam ser minúsculas?
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
» [ SIGI-TUTO ] BARRAS PERSONALIZADAS!!
» [ SIGI-TUTO ] ANDANDO!! MARCHE!!
» [ SIGI-TUTO ] PENSAR AO PROGRAMAR!!
» [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
» [ SIGI-TUTO ] BARRAS PERSONALIZADAS!!
» [ SIGI-TUTO ] ANDANDO!! MARCHE!!
» [ SIGI-TUTO ] PENSAR AO PROGRAMAR!!
» [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos