Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
+2
Super Games
SIGILOSO
6 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
Pipolho: ARGH!! Chega dessas sprites sem graça! Vo criar um tópico na GMBR e pedir pra alguem fazer um efeito especial pra mim!!
SIGI: Não, agora vc vai é aprender a fazer sozinho!!
Olá, criaturas! =D
Já faz um bom tempo que não crio tutorias... não, eu nao me entreguei as drogas e nao desisti de criar tutos... Como estava mto ocupado com o concurso #003 e com problemas pessoais mulheres tem o poder de nos complicar...., hoje vou ensinar a desenhar seus efeitos especias! =D
Nome: DESENHANDO EFEITOS!!
Descrição: Introdução a criação dos gráficos usados em efeitos especiais!
Nível de dificuldade: Iniciante/mediano
Requerimentos: GM 8 PRO
Mto bem, para começarmos, abra o editor de imagens do seu querido Game Maker 8.
Em seguida, vc vai criar uma nova sprite, de aproximadamente 128x128 pixels, assim:
Feito isso, vamos começar a criar a base da imagem!
Selecione o editor de linhas, lá no canto esquerdo da tela. Escolha uma cor bem forte (aconselho o vermelho), e começe a desenhar linhas do centro da imagem para os cantos.
Mais ou menos assim....
Isso pode ser um pouco complicado, mas não é impossível. O problema é localizar o centro da sprite... ¬¬
E se perceberam, existem linhas mais grossas que as outras. Utilize isso para detalhar mais o efeito. =D
Pipolho: Isso é mto chato! Cadê o efeito?? Ò_ó
SIGI: Crianças, ignorem esse paspalho...
Mto bem, se vc conseguiu fazer direitinho, poderemos passar pra próxima etapa!
Lá em cima, na aba image, vc verá várias opções de efeitos (usar efeitos de imagem pra criar efeitos especias.... lol ).
Pois bem, clique na opção Gradient Fill. Aqui, vc vai colorir seu efeito especial! Você verá uma janela assim:
Nas caixas onde estam escrito Color1 e Color2, será onde vc vai escolher as cores q irá usar no efeito. Lembre-se, Color1 será a cor das estremidades, e Color2, a cor que ficará no centro. Mas como vc não é cego, poderá conferir como a sprite ficará antes de fazer a coloração (ou a cagada...)
Para colorir o efeito corretamente, vc vai clicar no quadradinho do canto inferior esquerdo, esse ali, encima do Replace! É, esse mesmo! XD
Quando colorir do seu jeito, clique em Ok!
Pipolho: "Ok"... pq sempre Ok? Não poderia ser "Confirmar", ou "Tá certo"??
SIGI: Acho que seria melhor "Dattebayo"... '-'
Pipolho: O que isso significa?
SIGI: Eerr.......
Nessa próxima etapa, vamos deixar nosso efeito mais robusto!
Clique novamente na aba Image e desta vez clique em Glow.
Vamos criar um contorno na sprite, uma camada pra torná-la mais grossa.
Escolha a cor que ficará melhor pro seu efeito e configure a contorno mechendo nas barrinhas Opacity (alpha) e Thickness, onde Opacity será a transparência do contorno e Thickness, a grossura dele. Tente deixar de uma forma parecida com a da imagem. =D
Pipolho: Estranho.... Seu Windows XP é laranja.....
SIGI: Hehehe......
Agora volte pra aba Image e clique em Blur. Vamos tirar essa cara "pixelada" do seu efeito!
Não há mto o que fazer aqui, simplismente selecione small, para não embraçar demais a sprite, e deixe as duas caixas da direita marcadas.
Mais ainda podemos incrementar um pouco mais o efeito. Agora, você fará igual fez no começo do tuto. Desenhe linhas vermelhas no centro do efeito, assim:
Então, volte em Gradient Fill. Como as últimas configurações estão salvas, apenas clique em Ok. Faça isso em Blur também, mas não em Glow! Se não, a sprite ficará "gorda" demais...
Ooohh!!!! Que legal! Claro, este é um efeito bem básico, para algo mais avançado, utilize outras ferramentas, programas especializados, ok?
SIGI: O que achou disso, Pipolho?
Pipolho: Horrível, esperava mto mais!! Você já devia estar dormindo, sao 00:30!!
SIGI: ¬¬ ...
Pipolho: Ei SIGI, reparou que tem tutoriais aqui iguaizinhos ao seus? xD
SIGI: Infeliz, já mandei deixá-los em paz!!
É isso aeew gente, encerro mais um tuto. Paz, amor, dinheiro e mulheres pra todos! =D
Última edição por SIGILOSO em Sex 03 Set 2010, 08:50, editado 1 vez(es)
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
KKKKKKK.
Esse tutorial tá show SIGILOSO!
Gostei muito do efeito.
Off:
Nem sei o que dizer de tanto engraçado.
Esse tutorial tá show SIGILOSO!
Gostei muito do efeito.
Off:
Pipolho: Ei SIGI, reparou que tem tutoriais aqui iguaizinhos ao seus? xD
SIGI: Infeliz, já mandei deixá-los em paz!!
Nem sei o que dizer de tanto engraçado.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
Nunca imaginei que o GM tinha tantos recursos,sera que o GM e melhor que o paint?
Mais o tutorial ta 10,muito bem explicado e com imagens fica bem mais facil.
Parabéns,vejo que você não para de criar bons tutoriais, aprendi muita coisa com você e se continuar assim vou continuar aprendendo.
Estranho.... Seu Windows XP é laranja².
Mais o tutorial ta 10,muito bem explicado e com imagens fica bem mais facil.
Parabéns,vejo que você não para de criar bons tutoriais, aprendi muita coisa com você e se continuar assim vou continuar aprendendo.
Estranho.... Seu Windows XP é laranja².
Re: [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
Me ajudou realmente utilizarei isto em meu proximo projeto
peixoto- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
Muito bom o tutorial SIGILOSO, e usando apenas os recursos do próprio programa!
†Ceifador- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 154
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
Obrigado pelos coments gente! =D
Sem dúvida o editor de imagens foi a maior inovação do Game Maker 8.
O uso de sprites transparentes nos proporcionam uma infinidade de opções e efeitos!
Sem dúvida o editor de imagens foi a maior inovação do Game Maker 8.
O uso de sprites transparentes nos proporcionam uma infinidade de opções e efeitos!
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!
\o/ show de bola bola o_O
Eu sabia umas coisas; descobri outras
Mto bom o seu tuto ah vá, eh memo?
Eu sabia umas coisas; descobri outras
Mto bom o seu tuto ah vá, eh memo?
- Spoiler:
- Datte Bayo é um sufixo utilizado na lingua japonesa que indica a irritacao do sujeito sobre a segunda pessoa que nao entendeu (ou fez, etc) o que o sujeito disse.
ex: Eu jah disse! Eu disse! Nao te disse?
As vezes o Naruto fala DATTE BAYO e outras vezes TTE BAYO.. isso é porque:
tteba yo = ってばよ!
ex: Wakatta ttebayo! (eu ja disse que entendi!jah entendi, tah bom?) = わかったってばよ!
o sufixo "tte" eh usado em japones pra indicar o q o sujeito ouviu, nesse caso, o sujeito (naruto) afirma por ele mesmo o q ele fala por ter usado o "tte" + o "ba". O sufixo "yo" eh equivalente ao "neh" q usamos no portugues, ex: Takai yo! (Caro neh!) Qdo ele usa o TTEBAYO normalmente vem depois de um verbo ou algum adjetivo tipo (i), por isso nao precisa do "da" no comeco.
da tteba yo = だってばよ!
ex: Kireida ttebayo! (jah disse q eh bonita!) = きれいだってばよ!
Qdo ele usa o DATTEBAYO normalmente vem depois de um adjetivo tipo (na), por isso leva o "da" no começo.
NOTA***para saber qual adjetivo eh (i) e qual eh (na) precisa estudar japones mesmo!
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
» [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
» [ SIGI-TUTO ] ANDANDO!! MARCHE!!
» [ SIGI-TUTO ] IA: O INIMIGO PENSANTE!!
» [ SIGI-TUTO ] SPRITES TEXTURIZADAS!!
» [ SIGI-TUTO ] TERREMOTO!!
» [ SIGI-TUTO ] ANDANDO!! MARCHE!!
» [ SIGI-TUTO ] IA: O INIMIGO PENSANTE!!
» [ SIGI-TUTO ] SPRITES TEXTURIZADAS!!
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos