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[ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
+3
Machow8
mrHarris
SIGILOSO
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Pipolho: Será que não tem uma contagem de pontos decente nesse meu jogo?!
SIGI: Vindo de você... será que tem?....
Hey hey, aproveitando a madrugada em claro antes de ir na junta militar (em pleno aniversário), vamos a um rápido sigi-tuto!
Nome: Contagem de pontos!!
Descrição: Neste tuto vamos ver como montar uma tabela de pontos adquiridos durante as fases em seus games.
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.
Um ótimo exemplo do que vamos fazer, é essa tela aí que aparece quando você fecha um act no Sonic the Hedgehog. Nela você vê todos os pontos extras que você conseguiu ao fechar o act.
Pipolho: Tio SIIIIIIIIIIGIII, estou com sono... São 01:30, passa logo o código aí que eu quero ir pra casa... T_T
SIGI: Hoje quem manda sou eu mané, caluda.
Pra começar, vamos definir algumas variáveis globais. Supondo que os bônus adquiridos sejam zerados ao se iniciar uma fase, podemos declarar nossas variáveis em algum objeto presente nas fases, como o obj_controle, obj)view... enfim.
Pipolho: Wuuahhh........ Muito bonitinho, posso ir pra casa?
SIGI: Quando chegar seu aniversário você decide alguma coisa.
Agora é bem simples, sempre que o jogador ganhar algum bônus, acrescente ao código a variável correspondente ao bônus+ o valor adquirido. Trocando em míudos...
Pipolho pegou uma moeda!
Durante o código responsável pelo tempo...
Dessa forma, durante o jogo, os bônus estarão sendo manipulados e no fim da fase teremos valores prontos para uma contagem, que é o que veremos aqui.
Tendo uma fonte em mãos poderemos criar a tela onde vamos mostrar as variáveis.
No momento em que a contagem começar, use algo como isto no DRAW de algum objeto:
Agora, durante a tabelinha na tela, vamos ativar isto, no STEP dese mesmo objeto:
Para começar a contagem das moedas:
SIGI: Vamos, faça uma pergunta, Pipolho.
SIGI: .............................
SIGI: Espere, vou chamar o Senshi Tetsu pra fazer você pensar mais ráp...
Pipolho: TIO SIGI, POR QUE A VARIÁVEL TIME_BONUS ACRESCENTA +=1?!!!
SIGI: ... Boa pergunta, e sábia decisão!
A variável global.time_bonus acrescenta mais um durante a contagem das moedas, para as outras contagens não atropelarem essa, afinal, é uma de cada vez! A contagem de tempo, por exemplo, viria logo depois da de moedas, com um código igual, mudando apenas as variáveis e começando quando global.time_bonus for menor que 100. Então independente de quanto vá demorar a contagem das moedas, o tempo entre as moedas e o tempo vai ser igual, porque o tempo para começar a próxima não roda enquanto essa está em andamento.
SIGI: Entendeu, Pipolho?
Pipolho: ........
SIGI: SENSH...
Pipolho: NÃO, NÃO ENTENDI NADA, SOU BURRO COMO UMA PORTA!!!
SIGI: É... sabia que não entenderia...
Então neste sistema, quando a variável global.time_bonus zerar, a contagem terá acabado e o jogo poderá prosseguir ;D Bem fácil!
É isso gente, vou agora tentar dormir e deixar Pipolho ir pra casa, preciso estar bem disposto pra ir na junta militar e depois curtir o aniverásio. 18 anos não é todo dia
Flws galera!!
SIGI: Vindo de você... será que tem?....
- Spoiler:
Hey hey, aproveitando a madrugada em claro antes de ir na junta militar (em pleno aniversário), vamos a um rápido sigi-tuto!
Nome: Contagem de pontos!!
Descrição: Neste tuto vamos ver como montar uma tabela de pontos adquiridos durante as fases em seus games.
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.
Um ótimo exemplo do que vamos fazer, é essa tela aí que aparece quando você fecha um act no Sonic the Hedgehog. Nela você vê todos os pontos extras que você conseguiu ao fechar o act.
Pipolho: Tio SIIIIIIIIIIGIII, estou com sono... São 01:30, passa logo o código aí que eu quero ir pra casa... T_T
SIGI: Hoje quem manda sou eu mané, caluda.
Pra começar, vamos definir algumas variáveis globais. Supondo que os bônus adquiridos sejam zerados ao se iniciar uma fase, podemos declarar nossas variáveis em algum objeto presente nas fases, como o obj_controle, obj)view... enfim.
- Código:
global.bonus_moeda=0
global.bonus_tempo=0
global.bonus_total=0
global.time_bonus=200
Pipolho: Wuuahhh........ Muito bonitinho, posso ir pra casa?
SIGI: Quando chegar seu aniversário você decide alguma coisa.
Agora é bem simples, sempre que o jogador ganhar algum bônus, acrescente ao código a variável correspondente ao bônus+ o valor adquirido. Trocando em míudos...
Pipolho pegou uma moeda!
- Código:
global.moeda+=1
global.bonus_moeda+=100
Durante o código responsável pelo tempo...
- Código:
global.tempo-=1
global.bonus_tempo-=100
Dessa forma, durante o jogo, os bônus estarão sendo manipulados e no fim da fase teremos valores prontos para uma contagem, que é o que veremos aqui.
Tendo uma fonte em mãos poderemos criar a tela onde vamos mostrar as variáveis.
No momento em que a contagem começar, use algo como isto no DRAW de algum objeto:
- Código:
draw_set_font(a fonte que você vai usar)
draw_text(10,100,"Bônus de moedas")
draw_text(10,110,"Bônus de tempo")
draw_text(10,150,"Total")
draw_text(100,100,global.bonus_moedas)
draw_text(100,110,global.bonus_tempo)
draw_text(100,150,global.bonus_total)
Agora, durante a tabelinha na tela, vamos ativar isto, no STEP dese mesmo objeto:
- Código:
global.timer_bonus=200
Para começar a contagem das moedas:
- Código:
if global.time_bonus<200
{
if global.bonus_moedas>0
{
global.bonus_moedas-=1
global.bonus_total+=100
global.pontos // a variável que você usa pra contar os pontos
global.time_bonus+=1
}
}
SIGI: Vamos, faça uma pergunta, Pipolho.
SIGI: .............................
SIGI: Espere, vou chamar o Senshi Tetsu pra fazer você pensar mais ráp...
Pipolho: TIO SIGI, POR QUE A VARIÁVEL TIME_BONUS ACRESCENTA +=1?!!!
SIGI: ... Boa pergunta, e sábia decisão!
A variável global.time_bonus acrescenta mais um durante a contagem das moedas, para as outras contagens não atropelarem essa, afinal, é uma de cada vez! A contagem de tempo, por exemplo, viria logo depois da de moedas, com um código igual, mudando apenas as variáveis e começando quando global.time_bonus for menor que 100. Então independente de quanto vá demorar a contagem das moedas, o tempo entre as moedas e o tempo vai ser igual, porque o tempo para começar a próxima não roda enquanto essa está em andamento.
SIGI: Entendeu, Pipolho?
Pipolho: ........
SIGI: SENSH...
Pipolho: NÃO, NÃO ENTENDI NADA, SOU BURRO COMO UMA PORTA!!!
SIGI: É... sabia que não entenderia...
Então neste sistema, quando a variável global.time_bonus zerar, a contagem terá acabado e o jogo poderá prosseguir ;D Bem fácil!
É isso gente, vou agora tentar dormir e deixar Pipolho ir pra casa, preciso estar bem disposto pra ir na junta militar e depois curtir o aniverásio. 18 anos não é todo dia
Flws galera!!
Última edição por SIGILOSO em Qui 07 Jul 2011, 10:09, editado 1 vez(es)
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Opa, primeiro a comentar! 8D
Legal tio sigi, vou precisar disso para o meu próximo projeto. A propósito, feliz aniversário!
Legal tio sigi, vou precisar disso para o meu próximo projeto. A propósito, feliz aniversário!
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Haha, excelente tutorial e com muito humor!
Meus parabéns, pois vai ser muito útil para mim e para outros com certeza:
Curiosidade: Quando é o aniversário do Pipolho? XD
P.S.: Parabéns pelos seus 18 anos, amigo!
Meus parabéns, pois vai ser muito útil para mim e para outros com certeza:
Curiosidade: Quando é o aniversário do Pipolho? XD
P.S.: Parabéns pelos seus 18 anos, amigo!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Ótimo tutorial, SIGILOSO, um dia desses eu estava me perguntando como fazer isso (sempre estamos, né? XD). Um único problema e que você mistura muito o uso das palavras timer_bonus e time_bonus, inclusive nos códigos, o que pode atrapalhar na hora de testar. É bom arrumar isso aí.
FLWS!
FLWS!
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Grande TGNF, valew pelo toque! Tutorial sendo feito às 01:00 não dá certo, kkkkk...
Obrigado pelos coments galera
= OFF =
Causos do acaso: por me atrasar 5 minutos pro quartel, vou ter que voltar lá amanhã, meia hora mais cedo. Isso em pleno aniversário. Holy sh*t... ¬¬
Obrigado pelos coments galera
= OFF =
Causos do acaso: por me atrasar 5 minutos pro quartel, vou ter que voltar lá amanhã, meia hora mais cedo. Isso em pleno aniversário. Holy sh*t... ¬¬
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
SIGILOSO escreveu:Grande TGNF, valew pelo toque! Tutorial sendo feito às 01:00 não dá certo, kkkkk...
Obrigado pelos coments galera
= OFF =
Causos do acaso: por me atrasar 5 minutos pro quartel, vou ter que voltar lá amanhã, meia hora mais cedo. Isso em pleno aniversário. Holy sh*t... ¬¬
Ô coitado de vc meu amigo, ter que voltar lá não é nada fácil, desejo o melhor para vc!
Mas ainda não respondeu minha pergunta: quando é o aniversário do Pipolho e quantos anos ele tem agora? lol
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Grande TIO Sigi!
Já estava com soldades de seus SIGI-TUTOS(E Do Pipolho...xD), este realmente foi o único que testei...xD, porém bem que você podia ter falando em qual evento colocar os códigos né?Pois tive que adivinhar!
Pipolho:Oiiiiiiii!
SGames:Sen não sei das contas...
Pipolho:Ahhhhhhhhh. Fui...!
SGames:Vá enxer o saco de outro!
Pipolho:O SIGI?
SGames:...Enviar
Pipolho:NÃ!
Já estava com soldades de seus SIGI-TUTOS(E Do Pipolho...xD), este realmente foi o único que testei...xD, porém bem que você podia ter falando em qual evento colocar os códigos né?Pois tive que adivinhar!
Pipolho:Oiiiiiiii!
SGames:Sen não sei das contas...
Pipolho:Ahhhhhhhhh. Fui...!
SGames:Vá enxer o saco de outro!
Pipolho:O SIGI?
SGames:...Enviar
Pipolho:NÃ!
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Esse Sigi, não mudou...
Mesmo após o meu banimento, ele continua sendo um brincalhão! XD
BTW, ótimo tutorial, gostei muito dele!
Será que você poderia criar um tópico contendo todos os seus tutoriais, engines e etc?
FLW!
Mesmo após o meu banimento, ele continua sendo um brincalhão! XD
BTW, ótimo tutorial, gostei muito dele!
Será que você poderia criar um tópico contendo todos os seus tutoriais, engines e etc?
FLW!
GraderA- Data de inscrição : 07/07/2011
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x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
@Zignaw
Hmm... Pipolho nunca me disse quando faz aniversário... Mas posso dizer que ele ainda tem muuuuuuuuuito o que aprender...
@Super
Uai, os eventos estão lá sim! Pra declarar as variáveis você vai usar o CREATE, os dois códigos seguintes são apenas exemplos... Então pus o código pra escrever as variáveis na tela, com o DRAW, e o resto no STEP ;D
@Perfect8
Eaee rapaz, valew pelo coment _o/
Tô protelando pra criar esse tópico, heuheue... Pode deixar que crio sim
Hmm... Pipolho nunca me disse quando faz aniversário... Mas posso dizer que ele ainda tem muuuuuuuuuito o que aprender...
@Super
Uai, os eventos estão lá sim! Pra declarar as variáveis você vai usar o CREATE, os dois códigos seguintes são apenas exemplos... Então pus o código pra escrever as variáveis na tela, com o DRAW, e o resto no STEP ;D
@Perfect8
Eaee rapaz, valew pelo coment _o/
Tô protelando pra criar esse tópico, heuheue... Pode deixar que crio sim
SIGILOSO- Games Ranking :
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Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
Mas esse garoto é um pipolho mesmo..
Quanto à idéia do Perf..GradeA, é ótima! Faz isso para a gente por favor, Sigiloso!
Quanto à idéia do Perf..GradeA, é ótima! Faz isso para a gente por favor, Sigiloso!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!
esse era um tutorial que eu estava precisando
Talvez eu até use...
Bem continue assim
Talvez eu até use...
Bem continue assim
Riraito Ikegami- Data de inscrição : 08/07/2011
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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