GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

4 participantes

Ir para baixo

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Isaias Sáb 19 Jun 2010, 23:23

A Falta de tempo (e preguiça), não estavam deixando eu fazer a ultima parte, mais vamos lá xD~
nas outras partes do tutorial nóis tratamos da arma e do controle de tiro, agora vamos fazer o personagem

Crie Um Objeto Chamado, Obj_colisor, e use uma sprite qualquer(de preferencia 32x32) e marque como sólido

Criemos o Objeto do Player(se não criou ainda), e coloque a sprite do retângulo pretin ...colocaremos um salto triplo no nosso bonequin!

Vamos Colocar no Create:
Código:

max_tiros = 20;
tiros=0;
pulos=0

Agora Vamos Colocar no Step:
Código:

if place_free(x,y+1){ // isso serve para detectar colisão com algum obj
gravity_direction=270;gravity=0.5; // se ele não está colidindo ele seta a gravidade 0.5
}else{ //senão
gravity_direction=120;gravity=0; // a gravidade é nda, ele vai ficar parado
}

if (keyboard_check(ord('A')) and place_free(x-5,y)){x -=5;} // andar  para esquerda detectando colisão
if (keyboard_check(ord('D')) and place_free(x+5,y)){x +=5;}// andar para direita detectando colisão
if (keyboard_check_released(ord('W'))){if(pulos<3){vspeed=-10;pulos+=1;}} // observe o "3", ele é a quantidade máxima de pulos que o player pode dar


direcao=obj_arma.image_angle;//pega a direção do mouse
if(direcao >90 and direcao<270){image_xscale=-1;}else{ image_xscale=1;} // isso vai virar o personagem pra a direção certa(esquerda ou direita) de acordo com a posição do mouse

agora coloque na colisão com o obj_colisor:
Código:

move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;
pulos=0;


Caso queira Implementar seu Game Com um pause Game, ou uma playlist, leia esses tópicos abaixo:

Pause Game:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-fazendo-um-pause-game-profissional-t8293.htm

Playlist:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-criando-uma-playlist-com-arquivos-externos-t8294.htm

Como disse no começo, não tenho tido muito tempo, portanto, qualquer erro em qualquer parte do tutorial é normal, apenas me avise, caso algo não dê certo, que eu dou uma revisada!

vou upar a engine, já com o pause game/playlist/mira personalizada/healtbar, ela tem algumas coisas a + porque era de um game que eu ia fazer!
assim que terminar dou um edit .


EDIT:
Quem Quiser fazer o download da engine ... :
http://www.mediafire.com/?z0yznfdknyy
Isaias
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 374
Prêmios : Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://isaiasramos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por romulo_rla Seg 25 Out 2010, 11:19

Muito Bom! Parabéns, me ajudou muito.

OBS: no evento step da arma, tem um erro:

Código:
  x = player.x-3; // deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
  y = player.y 5;// deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
no "x = player"... e no "y = player"... aí que dá um erro.
A resposta é essa: ao invez de
Código:
x = player
é x = obj_player

Obrigado!OBS: Desculpe pela bagunça!
romulo_rla
romulo_rla

Data de inscrição : 02/09/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.zoomdicas.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Lauro Ter 23 Nov 2010, 21:22

cara procurei a pt 2 e num axei!
Alguem poderia me mandar o link aki por favor?
Muito Obrigado!
Lauro
Lauro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios : Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por luuizinho.oliveira Qua 22 Dez 2010, 10:09

vai no FAQ
luuizinho.oliveira
luuizinho.oliveira

Data de inscrição : 18/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios : Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3] Empty Re: Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos