Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
Nome: Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos aprender a criar inimigos e blocos =D
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
Desenvolvimento:
Galera,nesta parte do tutorial,iremos aprender a fazer um inimigo e os blocos do jogo,ou seja, as paredes e o chao
Primeiro,vamos adicionar a sprite do bloco,como disse na Parte 1 desse tutorial,o gráfico desse jogo será muito básico, iremos entrar só na parte da programaçao,entao a sprite do meu chao é essa:
Com o sprite pronto,crie um objeto e nomei-e para :
obj_chao
e ponha a sprite da parede nele
No obj_chao marque a opçao solid
Pra que?
Para a parede ficar sólida oras U.U
Lembrando,que tambem é possivel fazer por meio de tiles, mas nesse caso vou usar um objeto msm
Depois,faça mais uma sprite, para ser a parede , ela ajudará na movimentaçao dos inimigos em breve
a minha é essa simpleszinha aki:
Crie um objeto chamado:
obj_parede
e ponha a sprite da parede nele
No objetos obj_parede,marque a opçao solid
Pra que?
Já disse... pra ela ficar sólida U.U
Ok..mas...você disse que iriamos fazer inimigos e blocos...até agora só vi blocos --'
Acalme-se prodigio afobado --',iremos fazer o inimigo agora.
Crie um objeto para o inimigo, eu criei essa bola oval aki:
Depois,crie o objeto do inimigo,e nomei-e para:
obj_inimigo
Nele adicione um evento Create
e adicione o seguinte código:
Colocamos que quando o objeto for criado, a velocidade horizontal dele seja de 2.5,ou seja ele vai pra direita com a velocidade de 2.5
Adicione um Evento Colisao com o objeto:obj_parede e adicione esse código:
Colocamos que quando o objeto inimigo bater na parede, ele voltar =D
Agora,num tem aquele objeto que fizemos na primeira parte do tutorial?o obj_player?
Sim
Entao,abra ele e adicione o evento Colisao com o Inimigo e adicione o código:
Fizemos que ao o player colidir com o inimigo,ele perca uma vida e vá para a posiçao inicial da fase.
Ainda no objeto player,adicione um evento de colisao com o obj_chao e o obj_parede e adicione este código nos 2 eventos:
Este código, é para que o player nao pule e caia do chao nem da parede, ele caia e nao deça U.U
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Download Engine Deste Tutorial Parte 2
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos aprender a criar inimigos e blocos =D
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
Desenvolvimento:
Galera,nesta parte do tutorial,iremos aprender a fazer um inimigo e os blocos do jogo,ou seja, as paredes e o chao
Primeiro,vamos adicionar a sprite do bloco,como disse na Parte 1 desse tutorial,o gráfico desse jogo será muito básico, iremos entrar só na parte da programaçao,entao a sprite do meu chao é essa:
Com o sprite pronto,crie um objeto e nomei-e para :
obj_chao
e ponha a sprite da parede nele
No obj_chao marque a opçao solid
Pra que?
Para a parede ficar sólida oras U.U
Lembrando,que tambem é possivel fazer por meio de tiles, mas nesse caso vou usar um objeto msm
Depois,faça mais uma sprite, para ser a parede , ela ajudará na movimentaçao dos inimigos em breve
a minha é essa simpleszinha aki:
Crie um objeto chamado:
obj_parede
e ponha a sprite da parede nele
No objetos obj_parede,marque a opçao solid
Pra que?
Já disse... pra ela ficar sólida U.U
Ok..mas...você disse que iriamos fazer inimigos e blocos...até agora só vi blocos --'
Acalme-se prodigio afobado --',iremos fazer o inimigo agora.
Crie um objeto para o inimigo, eu criei essa bola
Depois,crie o objeto do inimigo,e nomei-e para:
obj_inimigo
Nele adicione um evento Create
e adicione o seguinte código:
- Código:
hspeed=2.5//velocidade horizontal = 2.5
Colocamos que quando o objeto for criado, a velocidade horizontal dele seja de 2.5,ou seja ele vai pra direita com a velocidade de 2.5
Adicione um Evento Colisao com o objeto:obj_parede e adicione esse código:
- Código:
hspeed=-hspeed//ou seja, ele vai ir na direçao horizontal contraria
Colocamos que quando o objeto inimigo bater na parede, ele voltar =D
Agora,num tem aquele objeto que fizemos na primeira parte do tutorial?o obj_player?
Sim
Entao,abra ele e adicione o evento Colisao com o Inimigo e adicione o código:
- Código:
global.vidas-=1//diminui uma vida
x=xstart//vai pra posiçao x que ele foi criado
y=ystart//vai pra posiçao y que ele foi criado
Fizemos que ao o player colidir com o inimigo,ele perca uma vida e vá para a posiçao inicial da fase.
Ainda no objeto player,adicione um evento de colisao com o obj_chao e o obj_parede e adicione este código nos 2 eventos:
- Código:
vspeed=0//velocidade vertical fica 0
Este código, é para que o player nao pule e caia do chao nem da parede, ele caia e nao deça U.U
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Download Engine Deste Tutorial Parte 2
Última edição por GMLucas em Sáb 18 Dez 2010, 22:02, editado 1 vez(es)
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
A parte 2 é melhor ainda
Aguardo pela parte 3 ;)
Aguardo pela parte 3 ;)
Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
ASHAUSHUASH Vlw cara, vou começar a digitar daki a pouco a parte 3, é que eu nao pude usar o PC hj ainda
Mas vlw por gostar
Mas vlw por gostar
Luca$- Games Ranking :
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
ok, me ajudou bastante no meu projeto
eu vou esperar entao
valew
eu vou esperar entao
valew
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1
» Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]
» Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
» Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3
» Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 1]
» Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 3]
» Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
» Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3
» Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 1]
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|