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Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2

3 participantes

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Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2 Empty Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2

Mensagem por Convidad Qui 08 maio 2008, 17:24

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2

Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experiência: Básico

Descrição:
Na segunda parte de nossa matéria, vou ensinar como criar o movimento básico de um inimigo em jogo de plataforma.

1º - Material

Para criar o seu inimigo, você irá precisar de:

Sprites

spr_ini_dir = sprite do seu inimigo andando para a direita
spr_ini_esq = sprite do seu inimigo andando para a esquerda
spr_ini_morre_dir = sprite do seu inimigo morrendo para a direita
spr_ini_morre_esq = sprite do seu inimigo morrendo para a esquerda
spr_colisor = sprite do colisor, onde o inimigo irá colidir para mudar de colisão

Objetos

obj_Inimigo = objeto do inimigo, coloque a sprite "spr_ini_dir"
obj_Colisor = objeto do colisor, coloque a sprite "spr_colisor"

2º - Programando...

Primeiro vamos programar o obj_Inimigo.
Adicione um evento Create (para quem não sabe, vá até a primeira parte da matéria e veja), logo depois, vá na aba "Execute a piece of code" e escreva o seguinte código:

Código:
direcao=0 //Variável de direção. 0 = direita 1 = esquerda
image_speed=0.27 //Define a valocidade da sprite
hspeed=2 //Direção, inicia para a direita
morto=false //Não está morto

Agora, adicione o evento Step e escreva o seguinte código:

Código:
//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
{
gravity = 0.75
}
else
{
gravity = 0
}
   
//VELOCIDADE DE QUEDA
if (vspeed > 10) {vspeed = 10}

Depois...

Código:
if sprite_index=spr_ini_dir then {direcao=0} //Direita
if sprite_index=spr_ini_esq then {direcao=1} //Esquerda

Último código:

Código:
if morto=true and direcao=0 //se estiver morto direcionado para a direita
{
sprite_index=spr_ini_morre_dir //Muda para a sprite "spr_ini_morre_dir"
}

if morto=true and direcao=1 //se estiver morto direcionado para a esquerda
{
sprite_index=spr_ini_morre_esq //Muda para a sprite "spr_ini_morre_esq"
}

Agora, vá em Add Event e selecione Colision, e depois escolha o obj_Player. E então, escreva o seguinte código:

Código:
if obj_Player.nochao=false //Se o objeto obj_Player estiver com a variável "nochao" verdadeira
{
morto = true //Morre
}

Vá em Add Event e selecione Other, depois selecione Animation End, e escreva o seguinte código:

Código:
if sprite_index=spr_ini_morre_dir //Se estiver com a sprite "spr_ini_morre_dir"
{
instance_destroy() //Destroi o objeto
}

if sprite_index=spr_ini_morre_esq //Se estiver com a sprite "spr_ini_morre_esq"
{
instance_destroy() //Destroi o objeto
}

Agora, só resta criar a colisão. Então, adicione o evento "Colision" com o objeto obj_Colisor e escreva este código:

Código:
hspeed*=-1;//Inverte a velocidade ao bater no colisor
if sprite_index=spr_ini_esq //Se estiver na sprite "spr_ini_esq"
{
sprite_index=spr_ini_dir //Muda para a sprite "spr_ini_dir"
}
else
{
sprite_index=spr_ini_esq //Muda para a sprite "spr_ini_esq"
}

Tudo pronto, agora, vá na room, coloque o objeto obj_Inimigo entre dois colisores e teste o movimento dele.

Próxima parte: Adicionando Vidas e Pontos.

Espero que tenham gostado^^

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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Mensagem por Thiago Dom 07 Set 2008, 19:48

po cara fiz tudo certo , como vc falo , mas o meu carinha nao se move
eu aperto um monte de botão ( praticamente todos) e o cara boiando
so quando eu aperto x consecutivamente, aparece tipo de uma sombra do meu presonagem fazendo o movimento do pulo, mas o carinha nem sai do lugar,
por favor me ajuda, preciso fazer um jogo de lutaestilo mortal kombat !!!!
me de a solução!!! Razz
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Mensagem por Convidad Qua 10 Set 2008, 00:37

brendan escreveu:Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2

Parte 2

Você viu a parte 1 toda e mesmo assim tá dando erro ???
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Mensagem por PedroX Qua 10 Set 2008, 07:18

thiago eu ja te adicionei no msn(e o que deu errado,talvez vc pulou uma parte do tutorial)
entra la
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Mensagem por Thiago Ter 16 Set 2008, 19:39

AGORA QUE EU APRENDI UNS BAGUI, ACHO QUE EU FIZ ALGO DE ERRADO, TALVEZ NNOS NOMES (ACHO QUE COLOQUEI ESPAÇOS ENTRE O NOME DA SPRITE ), VLW!!FUI
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Mensagem por Ferna49 Qui 19 Jul 2012, 17:12

Esse spr_colisor é tipo Mask...
eu sei que esse topico é bem antigo,mas foi o unico que encontrei com uma solução adequada
por favor alguem explique o que seria isso

Ops: Eu entendi que ele quis dizer que é tipo um bloco...porém sera um bloco invisivel ou oque?
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