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Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experiência: Básico
Descrição:
Na segunda parte de nossa matéria, vou ensinar como criar o movimento básico de um inimigo em jogo de plataforma.
1º - Material
Para criar o seu inimigo, você irá precisar de:
Sprites
spr_ini_dir = sprite do seu inimigo andando para a direita
spr_ini_esq = sprite do seu inimigo andando para a esquerda
spr_ini_morre_dir = sprite do seu inimigo morrendo para a direita
spr_ini_morre_esq = sprite do seu inimigo morrendo para a esquerda
spr_colisor = sprite do colisor, onde o inimigo irá colidir para mudar de colisão
Objetos
obj_Inimigo = objeto do inimigo, coloque a sprite "spr_ini_dir"
obj_Colisor = objeto do colisor, coloque a sprite "spr_colisor"
2º - Programando...
Primeiro vamos programar o obj_Inimigo.
Adicione um evento Create (para quem não sabe, vá até a primeira parte da matéria e veja), logo depois, vá na aba "Execute a piece of code" e escreva o seguinte código:
Agora, adicione o evento Step e escreva o seguinte código:
Depois...
Último código:
Agora, vá em Add Event e selecione Colision, e depois escolha o obj_Player. E então, escreva o seguinte código:
Vá em Add Event e selecione Other, depois selecione Animation End, e escreva o seguinte código:
Agora, só resta criar a colisão. Então, adicione o evento "Colision" com o objeto obj_Colisor e escreva este código:
Tudo pronto, agora, vá na room, coloque o objeto obj_Inimigo entre dois colisores e teste o movimento dele.
Próxima parte: Adicionando Vidas e Pontos.
Espero que tenham gostado^^
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
Versão do Game Maker: Todas
Nível de Experiência: Básico
Descrição:
Na segunda parte de nossa matéria, vou ensinar como criar o movimento básico de um inimigo em jogo de plataforma.
1º - Material
Para criar o seu inimigo, você irá precisar de:
Sprites
spr_ini_dir = sprite do seu inimigo andando para a direita
spr_ini_esq = sprite do seu inimigo andando para a esquerda
spr_ini_morre_dir = sprite do seu inimigo morrendo para a direita
spr_ini_morre_esq = sprite do seu inimigo morrendo para a esquerda
spr_colisor = sprite do colisor, onde o inimigo irá colidir para mudar de colisão
Objetos
obj_Inimigo = objeto do inimigo, coloque a sprite "spr_ini_dir"
obj_Colisor = objeto do colisor, coloque a sprite "spr_colisor"
2º - Programando...
Primeiro vamos programar o obj_Inimigo.
Adicione um evento Create (para quem não sabe, vá até a primeira parte da matéria e veja), logo depois, vá na aba "Execute a piece of code" e escreva o seguinte código:
- Código:
direcao=0 //Variável de direção. 0 = direita 1 = esquerda
image_speed=0.27 //Define a valocidade da sprite
hspeed=2 //Direção, inicia para a direita
morto=false //Não está morto
Agora, adicione o evento Step e escreva o seguinte código:
- Código:
//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
{
gravity = 0.75
}
else
{
gravity = 0
}
//VELOCIDADE DE QUEDA
if (vspeed > 10) {vspeed = 10}
Depois...
- Código:
if sprite_index=spr_ini_dir then {direcao=0} //Direita
if sprite_index=spr_ini_esq then {direcao=1} //Esquerda
Último código:
- Código:
if morto=true and direcao=0 //se estiver morto direcionado para a direita
{
sprite_index=spr_ini_morre_dir //Muda para a sprite "spr_ini_morre_dir"
}
if morto=true and direcao=1 //se estiver morto direcionado para a esquerda
{
sprite_index=spr_ini_morre_esq //Muda para a sprite "spr_ini_morre_esq"
}
Agora, vá em Add Event e selecione Colision, e depois escolha o obj_Player. E então, escreva o seguinte código:
- Código:
if obj_Player.nochao=false //Se o objeto obj_Player estiver com a variável "nochao" verdadeira
{
morto = true //Morre
}
Vá em Add Event e selecione Other, depois selecione Animation End, e escreva o seguinte código:
- Código:
if sprite_index=spr_ini_morre_dir //Se estiver com a sprite "spr_ini_morre_dir"
{
instance_destroy() //Destroi o objeto
}
if sprite_index=spr_ini_morre_esq //Se estiver com a sprite "spr_ini_morre_esq"
{
instance_destroy() //Destroi o objeto
}
Agora, só resta criar a colisão. Então, adicione o evento "Colision" com o objeto obj_Colisor e escreva este código:
- Código:
hspeed*=-1;//Inverte a velocidade ao bater no colisor
if sprite_index=spr_ini_esq //Se estiver na sprite "spr_ini_esq"
{
sprite_index=spr_ini_dir //Muda para a sprite "spr_ini_dir"
}
else
{
sprite_index=spr_ini_esq //Muda para a sprite "spr_ini_esq"
}
Tudo pronto, agora, vá na room, coloque o objeto obj_Inimigo entre dois colisores e teste o movimento dele.
Próxima parte: Adicionando Vidas e Pontos.
Espero que tenham gostado^^
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Convidad- Convidado
Re: Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
po cara fiz tudo certo , como vc falo , mas o meu carinha nao se move
eu aperto um monte de botão ( praticamente todos) e o cara boiando
so quando eu aperto x consecutivamente, aparece tipo de uma sombra do meu presonagem fazendo o movimento do pulo, mas o carinha nem sai do lugar,
por favor me ajuda, preciso fazer um jogo de lutaestilo mortal kombat !!!!
me de a solução!!!
eu aperto um monte de botão ( praticamente todos) e o cara boiando
so quando eu aperto x consecutivamente, aparece tipo de uma sombra do meu presonagem fazendo o movimento do pulo, mas o carinha nem sai do lugar,
por favor me ajuda, preciso fazer um jogo de lutaestilo mortal kombat !!!!
me de a solução!!!
Thiago- Data de inscrição : 06/09/2008
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Re: Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
brendan escreveu:Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
Parte 2
Você viu a parte 1 toda e mesmo assim tá dando erro ???
Convidad- Convidado
Re: Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
thiago eu ja te adicionei no msn(e o que deu errado,talvez vc pulou uma parte do tutorial)
entra la
entra la
Re: Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
AGORA QUE EU APRENDI UNS BAGUI, ACHO QUE EU FIZ ALGO DE ERRADO, TALVEZ NNOS NOMES (ACHO QUE COLOQUEI ESPAÇOS ENTRE O NOME DA SPRITE ), VLW!!FUI
Thiago- Data de inscrição : 06/09/2008
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Re: Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 2
Esse spr_colisor é tipo Mask...
eu sei que esse topico é bem antigo,mas foi o unico que encontrei com uma solução adequada
por favor alguem explique o que seria isso
Ops: Eu entendi que ele quis dizer que é tipo um bloco...porém sera um bloco invisivel ou oque?
eu sei que esse topico é bem antigo,mas foi o unico que encontrei com uma solução adequada
por favor alguem explique o que seria isso
Ops: Eu entendi que ele quis dizer que é tipo um bloco...porém sera um bloco invisivel ou oque?
Ferna49- Data de inscrição : 19/07/2012
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