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Save e Load Json
2 participantes
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Save e Load Json
Oi gente de boas? to com uma duvida aqui em relação ao save, eu cria todo um código via Json, porém eu notei q o meu player ele não existe no meu menu, ou seja não tem como o save achar ele. eu até criei o botão de continuar para que ele pudesse voltar ao jogo, porem ele não existe ou seja a função não é chamada.
salvar_jogo = function(){
var _dados =
{
player :
{
minha_room : room,
meu_player : global.player,
meu_x : obj_player.x,
meu_y : obj_player.y
},
}
var _string = json_stringify(_dados)
var _file = file_text_open_write("meu_save.json")
file_text_write_string(_file, _string)
file_text_close(_file)
}
carrega_jogo = function(){
var _file = file_text_open_read("meu_save.json")
var _string =file_text_read_string(_file)
file_text_close(_file)
var _dados = json_parse(_string)
room = _dados.player.minha_room
global.player = _dados.player.meu_player
obj_player.x = _dados.player.meu_x
obj_player.y = _dados.player.meu_y
}
salvar_jogo = function(){
var _dados =
{
player :
{
minha_room : room,
meu_player : global.player,
meu_x : obj_player.x,
meu_y : obj_player.y
},
}
var _string = json_stringify(_dados)
var _file = file_text_open_write("meu_save.json")
file_text_write_string(_file, _string)
file_text_close(_file)
}
carrega_jogo = function(){
var _file = file_text_open_read("meu_save.json")
var _string =file_text_read_string(_file)
file_text_close(_file)
var _dados = json_parse(_string)
room = _dados.player.minha_room
global.player = _dados.player.meu_player
obj_player.x = _dados.player.meu_x
obj_player.y = _dados.player.meu_y
}
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Re: Save e Load Json
Ao carregar o seu save, você deve usar a função room_goto() para ir para a room que foi carregada do save, e se o objeto player não estiver na sala você deve cria-ló, e após ter certeza que o objeto player está na sala você deve reposicioná-lo conforme os dados do save.
Não sei todo o contexto do seu jogo em relação ao salvar e carregar, mas imagino que a solução seja algo relacionado ao que mencionei acima, qualquer duvida especifique mais sobre seu sistema que posso ajudar mais!
- Código:
// Salva o jogo
salvar_jogo = function() {
var dados = {
player: {
minha_room: room,
meu_player: global.player.object_index,
meu_x: obj_player.x,
meu_y: obj_player.y
}
};
var string_dados = json_stringify(dados);
var file = file_text_open_write("meu_save.json");
if (file != -1) {
file_text_write_string(file, string_dados);
file_text_close(file);
} else {
show_error("Erro ao abrir o arquivo para escrita.");
}
}
// Carrega o jogo
carrega_jogo = function() {
var file = file_text_open_read("meu_save.json");
if (file != -1) {
var string_dados = file_text_read_string(file);
file_text_close(file);
var dados = json_parse(string_dados);
// Salva os dados carregados
global.dados = {
rm: dados.player.minha_room,
player: dados.player.meu_player,
player_x: dados.player.meu_x,
player_y: dados.player.meu_y
}
// Vai para a room que foi salva anteriormente
room_goto(global.dados.rm);
} else {
show_error("Erro ao abrir o arquivo para leitura.");
}
}
// Em um objeto controlador que for marcado como persistente
// No create dele crie a variavel global.dados
// E no evento Room Start você checa se é a room que foi carregada e recria o objeto player
if(room == global.dados.rm){
instance_create_layer(global.dados.player_x, global.dados.player_y, "Instances", global.dados.player)
}
Não sei todo o contexto do seu jogo em relação ao salvar e carregar, mas imagino que a solução seja algo relacionado ao que mencionei acima, qualquer duvida especifique mais sobre seu sistema que posso ajudar mais!
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Klinton Rodrigues gosta desta mensagem
Re: Save e Load Json
então, vou testar aqui, to tentando fazer com que o jogador possa fazer um modo carreira com dois personagens, e ai o load do game precisaria carregar todas as info do personagem escolhido, exemplo, a posição do personagem, o veiculo que ele possui, e o restante das informações.https://drive.google.com/file/d/1Ea9hah9adNwkKTfjo98imjxcQb1gfPPb/view?usp=sharing
deixei aqui o projeto pra vc ver.
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