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Colisão com mais de um objeto
2 participantes
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Colisão com mais de um objeto
Oi, tudo bem? Sou novo no Game Maker e acredito que minha duvida seja algo simples que eu ainda não entenda. Eu estou fazendo um jogo de plataforma, mas o jogo buga todas as vezes que eu coloco para o player colidir com mais de um objeto (obj_wall e obj_wallB). As vezes trava tudo, as vezes os movimentos não funcionam e as vezes a camera fica tremendo.
Vou deixar abaixo o codigo do meu player para mais detalhes:
#region CONTROLES
key_right = keyboard_check(ord("D")) or keyboard_check(vk_right) or gamepad_button_check(0, gp_padr) // DIREITA
key_left = keyboard_check(ord("A")) or keyboard_check(vk_left) or gamepad_button_check(0, gp_padl) // ESQUERDA
key_jump = keyboard_check(ord("W")) or keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_space) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face1) or gamepad_button_check(0, gp_padu) // PULA
key_shoot = keyboard_check_pressed(ord("X")) or keyboard_check_pressed(ord("S")) or keyboard_check_pressed(vk_numpad5) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face3) //ATIRA
#endregion
#region MOVIMENTAÇÃO
var move = key_right - key_left
hspd = move * spd;
vspd = vspd + grv;
if (hspd != 0) image_xscale = sign(hspd);
parede = obj_wall and obj_wallB
// COLISÃO HORIZONTAL
if place_meeting(x+hspd,y,parede)
{
while(!place_meeting(x+sign(hspd),y,parede))
{
x = x + sign(hspd);
}
hspd= 0;
}
x = x + hspd;
// COLISÃO VERTICAL
if place_meeting(x,y+vspd,parede)
{
while(!place_meeting(x,y+sign(vspd),parede))
{
y = y + sign(vspd);
}
vspd= 0;
}
y = y + vspd;
can_jump = place_meeting(x,y+1,parede)
// JUMP
if can_jump and key_jump
{
vspd -=11;
}
#endregion
#region Tiro
var flipped = other.image_xscale;
var gun_x = (x + 4) * flipped;
var _xx = x + lengthdir_x(60, image_angle) * flipped;
var y_offset = lengthdir_y(-20, image_angle);
if key_shoot and global.bullets > 0
{
with (instance_create_layer(_xx, y + 10 + y_offset, "Shoot", obj_shoot))
{
global.bullets--;
// VELOCIDADE DO TIRO
speed = 20;
// DIREÇÃO
if (flipped == -1) // Se o Casulo estiver virado para a esquerda
{
direction = 180; // Aponta para a esquerda
}
else
{
direction = 0; // Aponta para a direita
}
// ANGULO
image_angle = direction;
}
}
#endregion
if global.life < 1 or keyboard_check(ord("Z")) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face4) {
room_restart();;
}
#region //SONS
{audio_play_sound(sn_fundo,1,99)}
if keyboard_check_pressed(ord("X")) or keyboard_check_pressed(ord("S")) or keyboard_check_pressed(vk_numpad5) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face3)
{audio_play_sound(sn_balas,8,0)}
if keyboard_check(ord("W")) or keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_space) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face1)
{audio_play_sound(sn_pulo,9,0)}
#endregion
if (room = Fase10) and can_jump and key_jump
{
vspd -=4;}
if (room = Fase10)
{spd = 10;}
// Código no evento Step
if (gamepad_button_check_pressed(0, gp_start)) or (keyboard_check_pressed(vk_control)) {
room_goto(Inicial); // Substitua "room_menu" pelo nome real da sala do menu
}
Vou deixar abaixo o codigo do meu player para mais detalhes:
#region CONTROLES
key_right = keyboard_check(ord("D")) or keyboard_check(vk_right) or gamepad_button_check(0, gp_padr) // DIREITA
key_left = keyboard_check(ord("A")) or keyboard_check(vk_left) or gamepad_button_check(0, gp_padl) // ESQUERDA
key_jump = keyboard_check(ord("W")) or keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_space) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face1) or gamepad_button_check(0, gp_padu) // PULA
key_shoot = keyboard_check_pressed(ord("X")) or keyboard_check_pressed(ord("S")) or keyboard_check_pressed(vk_numpad5) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face3) //ATIRA
#endregion
#region MOVIMENTAÇÃO
var move = key_right - key_left
hspd = move * spd;
vspd = vspd + grv;
if (hspd != 0) image_xscale = sign(hspd);
parede = obj_wall and obj_wallB
// COLISÃO HORIZONTAL
if place_meeting(x+hspd,y,parede)
{
while(!place_meeting(x+sign(hspd),y,parede))
{
x = x + sign(hspd);
}
hspd= 0;
}
x = x + hspd;
// COLISÃO VERTICAL
if place_meeting(x,y+vspd,parede)
{
while(!place_meeting(x,y+sign(vspd),parede))
{
y = y + sign(vspd);
}
vspd= 0;
}
y = y + vspd;
can_jump = place_meeting(x,y+1,parede)
// JUMP
if can_jump and key_jump
{
vspd -=11;
}
#endregion
#region Tiro
var flipped = other.image_xscale;
var gun_x = (x + 4) * flipped;
var _xx = x + lengthdir_x(60, image_angle) * flipped;
var y_offset = lengthdir_y(-20, image_angle);
if key_shoot and global.bullets > 0
{
with (instance_create_layer(_xx, y + 10 + y_offset, "Shoot", obj_shoot))
{
global.bullets--;
// VELOCIDADE DO TIRO
speed = 20;
// DIREÇÃO
if (flipped == -1) // Se o Casulo estiver virado para a esquerda
{
direction = 180; // Aponta para a esquerda
}
else
{
direction = 0; // Aponta para a direita
}
// ANGULO
image_angle = direction;
}
}
#endregion
if global.life < 1 or keyboard_check(ord("Z")) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face4) {
room_restart();;
}
#region //SONS
{audio_play_sound(sn_fundo,1,99)}
if keyboard_check_pressed(ord("X")) or keyboard_check_pressed(ord("S")) or keyboard_check_pressed(vk_numpad5) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face3)
{audio_play_sound(sn_balas,8,0)}
if keyboard_check(ord("W")) or keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_space) or gamepad_button_check_pressed(0, gp_face1)
{audio_play_sound(sn_pulo,9,0)}
#endregion
if (room = Fase10) and can_jump and key_jump
{
vspd -=4;}
if (room = Fase10)
{spd = 10;}
// Código no evento Step
if (gamepad_button_check_pressed(0, gp_start)) or (keyboard_check_pressed(vk_control)) {
room_goto(Inicial); // Substitua "room_menu" pelo nome real da sala do menu
}
uriel29m- Games Ranking :
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Re: Colisão com mais de um objeto
iai blz?
tenta colocar assim:
No obj_wallB vai em parents e coloca ela como filho do obj_wall e veja como se comporta o jogo.
tenta colocar assim:
- Código:
parede = obj_wall;
No obj_wallB vai em parents e coloca ela como filho do obj_wall e veja como se comporta o jogo.
aminaro- Games Ranking :
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