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Tutorial: Jogo de Tiro em Plataforma [Parte 2]

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Mensagem por Isaias Sáb 05 Jun 2010, 15:37

Parte 2 do tutorial de como criar um platform shooter ;]
Nessa Parte vou ensinar como criar armas e o controle dela, e coisas como

reload etc.



crie um objeto chamado obj_arma, e selecione o sprite da arma, agora vamos

aos códigos

no Evento CREATE, vamos setar algumas variaveis para controlar o tanto de

balas que a arma tem:
Código:

total_balas  = 60; // total de balas
max_pente = 30; // máximo de bala que pode ter no "pente"
total_pente= 30; // Total de balas que tem no pente

Agora vamos no evento STEP e coloque o Seguinte:
Código:


if(image_angle >90 and image_angle<270) // isso serve pra arma não ficar de ponta cabeça quando for virada para o outro lado
{
image_yscale=-1;//vira a sprite
}
else
{
image_yscale=1;//vira a sprite
}

    image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);//deixa a arma na posiçaõ do mouse
  x = player.x-3; // deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição
  y = player.y+5;// deixa a arma na mesmo lugar do player (apesar do player não existir AINDA, já vamos setar a arma na mesma posição

AINDA no evento STEP, recomendo arrastar outro "Execute Code" para ficar organizado (Mais Não é Necessário, se quiser pode colocar tudo junto com o outro), coloque o seguinte código:
Código:


if(mouse_check_button(mb_left) and total_pente>0){ // se tiver balas no pente e o botão esquerdo for pressionado...

instance_create(x,y,bala); // ele cria o objeto bala (que iremos criar depois)
total_pente-=1; // diminui uma bala no pente
direcao=image_angle; // pega a direção que o mouse está

}// termina o if


if(keyboard_check_pressed(ord('R')) and total_pente=0 and total_balas!=0){ // se a letra R for apertada e não tiver bala no pente, e ti ver mais que uma bala no total
if(total_balas>max_pente){ // se o total de balas for maior que a quantidade máxima de balas no pente
total_balas = total_balas-max_pente; // diminui o total de balas
total_pente = max_pente; // coloca tudo no pente
}else{ // senao, obviamente o total de balas é menor que as balas máxima do pente
total_pente=max_pente; // coloca todas as balas no pente
total_balas=0; // zera o total de balas
}
}

Caso Ainda queira implementar você pode colocar algum objeto falando para recarregar etc, mais não vou fazer nessa parte do tutorial, para não complicar muito, até porque esse tutorial é básico...

Agora Vamos Criar um objeto, chame-o de "bala" (sem aspas), no evento CRETE da bala, coloque:
Código:

direcao=obj_arma.image_angle; // pega a direção que o obj_arma está apontando
image_angle=direcao; // muda o angulo para o mesmo da arma
motion_set(direcao,17); //faz a bala ir na mesma direção que a bala está apontada, 17 é a velocidade da bala



Pronto!, nessa parte é só isso, na próxima vamos criar o personagem para finalmente testar o jogo
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Mensagem por Thiago_o_programador Dom 13 Jun 2010, 12:23

gostei, muito bem explicado e formulado, vai ajudar muitos novatos, Nota:10,2
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Mensagem por Super Games Dom 13 Jun 2010, 12:27

muito, ficou facil de entender
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Mensagem por F. Nizzio Dom 13 Jun 2010, 12:40

Hehehe! Você está fazendo tantos tutoriais. Isso pode ajudar muita gente (:
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Mensagem por afonso_silva Qui 17 Jun 2010, 16:00

XCLNT!
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Mensagem por .:Allison:. Seg 26 Jul 2010, 00:03

Mais esse códigos é pra colocar assim:

total_balas = 60; // total de balas
max_pente = 30; // máximo de bala que pode ter no "pente"
total_pente= 30; // Total de balas que tem no pente

Ou assim:

total_balas = 60;
max_pente = 30;
total_pente= 30;

Tô confuso !
.:Allison:.
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Mensagem por LCS Seg 26 Jul 2010, 01:19

tanto faz, pq esses // sao como se fossem comentarios do code nao alera nda se tu botar de um jeito ou de outro no gm
flws
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Mensagem por correiajoao Seg 26 Jul 2010, 07:27

valeu esse excelente tuto!
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Mensagem por TH3K1NG Qui 12 Ago 2010, 13:59

vai me ajudar e muito.

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