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[ajuda]Personagem não anda...

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[ajuda]Personagem não anda... Empty [ajuda]Personagem não anda...

Mensagem por Shopo Dom 25 Abr 2010, 15:56

Oi galera, sou novo com GM, e no Forum, estou praticando um pouco, e tenho bastante duvidas, então vou direto ao ponto.

Eu estava seguindo um tutorial, que encontrei no forum, só que está dando esse erro, o personagem quando esta parado ele não anda nem para a direita nem para a esquerda, segue a baixo o link do jogo:

http://www.megaupload.com/?d=ZJ1L1JQE

Desculpe minha pergunta noob xD, e obrigado pela atenção.
Shopo
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[ajuda]Personagem não anda... Empty Re: [ajuda]Personagem não anda...

Mensagem por Kyuubi Dom 25 Abr 2010, 16:36

Aqui amigo eu acho que corrigi olha o que eu fiz:
>>no código que tava no Step, eu adicionei isso lá no final:
if andando=true
{
parado=false
}
else
{
parado=true
}
>>Eu deletei aquele evento Nokey
>>E nos codigos dos eventos Left e Right,eu substitui o parado=false por andando=true
eu acho que so foi isso que eu fiz testa e me fala!!!
flws!!!
Kyuubi
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Mensagem por Shopo Dom 25 Abr 2010, 19:11

Ae amigo obrigado pela resposta Very Happy.
Bom eu fiz oque você disse só que ai funcionou os movimentos laterais, só que bugou o parado.

Temos que ver o que está acontecendo o.o
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[ajuda]Personagem não anda... Empty Re: [ajuda]Personagem não anda...

Mensagem por Convidad Dom 25 Abr 2010, 23:50

No evento step do bonequinho, a linha 27 eu não entendi o porquê dela não:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed < 0 {vspeed /=2}

Se você diminuir a vspeed do pulo, pode desprezar isso aí em cima.

Ele não está andando porque você esqueceu de ajustar o pivô dos sprites. Você tem que ajustar o pivô de cada um para que fiquem na parte inferior, "nos pés". Abre a janelinha de cada sprite, clica no botão "center" e depois ajusta o "Y" pra que fique na parte de baixo.

Só que tem outra coisa... quando vc fizer isso, o bonequinho vai andar mas vai ficar "garrando" por dois motivos: primeiro: você tem que ajustar o pivô da máscara também, segundo: desmarque a caixa "precise colision checking" do sprite andando.

Ainda vai ficar um pouco "bugado"... mas tem muita coisa que também pode ser refeita no código. Você pode pegar um engine de plataforma aqui no fórum mesmo e dar uma olhada.

Boa sorte.
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Mensagem por douglaslds Seg 26 Abr 2010, 00:06

Olá shop o erro que eu encontrei na sua engine foi um erro de posicionamento dos sprites(aprendi com um amigo daqui do forum, tive o mesmo problema),tipo eu alinhei
os sprites na altura deles(Height). O sprite "andando" tinha um frame um pouco desalinhado e isso provocou esse erro.

Aki esta o link:

http://www.4shared.com/file/X6qtWNp4/_2__Projeto_GameMaker.html
douglaslds
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Mensagem por Shopo Seg 26 Abr 2010, 16:47

Aee obrigado Capitão Commando, e douglaslds, agora consegui arrumar o problema xD, realmente era nas sprites.

Bom vou continuar levando ele, qualquer coisa retorno aki pedindo auxilio =D


Obrigado, abraços
Shopo
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