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meu personagem anda no ar !

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Mensagem por so Seg 16 maio 2011, 14:33

eu fiz um codigo do sonic andando animado pra esquerda e pra direita mas se voce pula e aperta para um dos lados durante o pulo ele anda!aqui o codigo que estou usando para ele andar
Código:
if keyboard_check(vk_left){ hspeed-= 0.1000 }
if hspeed<= -20{ hspeed = -20
}else{
if keyboard_check(vk_right){ hspeed +=0.1000 }
if hspeed>= 20 { hspeed = 20 }
}

if keyboard_check(vk_nokey){ hspeed = 0 }

//left
if hspeed=0.1 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando1;image_speed=0.2}

if hspeed=4 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando2;image_speed=0.4}

if hspeed=7 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo1;image_speed=0.6}

if hspeed=8 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo2;image_speed=0.6}

if hspeed=15 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo3;image_speed=0.6}

if hspeed=20 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo4}

if hspeed<0{image_xscale=-1} //se tiver indo pra esquerda, deixa a sprite virada para a esquerda
//right
if hspeed=-0.1 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando1;image_speed=0.2}

if hspeed=-4 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando2;image_speed=0.4}

if hspeed=-7 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo1;image_speed=0.2}

if hspeed=-8 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo2;image_speed=0.6}

if hspeed=-15 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo3;image_speed=0.6}

if hspeed=-20 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo4}

if hspeed>0{image_xscale=1} //se tiver indo pra direita, deixa a sprite virada para a direita
tem algo errado e antes que me esqueça vou passar o codigo de pulo este e pra defini a gravidade
Código:

if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if vspeed>15{vspeed=15}
este e para o pulo
Código:

if keyboard_check_pressed(vk_space)
{sprite_index=pulo1;image_speed=0.4
if !(place_free(x,y+10)){vspeed=-13}
}
eu tambem queria saber como se faz um acelerador que quando ele encostar ele anda bem rapido chegando a velocidade naxina dele rapidamente que e 20 e uns aneis que ficam no ar que quando ele passa por dentro pega uma otima velocidade para subir ou descer esses aneis que ficam no ar tem varias direçoes.brigadoeu procurei procurei e na achei nada sobre isso
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Mensagem por gustavo ferreira Seg 16 maio 2011, 14:43

ae vc faz assim codigo de andar nesse codigo
Código:
if gravity>0{
if keyboard_check(vk_left){ hspeed-= 0.1000 }
if hspeed<= -20{ hspeed = -20
}else{
if keyboard_check(vk_right){ hspeed +=0.1000 }
if hspeed>= 20 { hspeed = 20 }
}

if keyboard_check(vk_nokey){ hspeed = 0 }

//left
if hspeed=0.1 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando1;image_speed=0.2}

if hspeed=4 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando2;image_speed=0.4}

if hspeed=7 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo1;image_speed=0.6}

if hspeed=8 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo2;image_speed=0.6}

if hspeed=15 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo3;image_speed=0.6}

if hspeed=20 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo4}

if hspeed<0{image_xscale=-1} //se tiver indo pra esquerda, deixa a sprite virada para a esquerda
//right
if hspeed=-0.1 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando1;image_speed=0.2}

if hspeed=-4 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=andando2;image_speed=0.4}

if hspeed=-7 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo1;image_speed=0.2}

if hspeed=-8 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
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if hspeed=-15 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
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if hspeed=-20 //se a velocidade for maior ou igual a 4 muda para a sprite_correndo
{sprite_index=correndo4}

if hspeed>0{image_xscale=1} //se tiver indo pra direita, deixa a sprite virada para a direita
}
pronto ae ele so vai andar se a gravidade for maior do que 0 ou seja se ele estiver no chao ou caindo

e a respeito do acelerador cria uma variavel que aumenta quando o sonic colid com o acelerador
espero ter ajudado XD!!
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Mensagem por so Seg 16 maio 2011, 14:48

agora meu personagem so anda no ar no chao ele nao quer andar
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Mensagem por Carlos L. Seg 16 maio 2011, 14:58

Acho que ele cometeu um erro pois no código ele só anda se tiver gravidade.
Erro.
if gravity>0{
Basta mudar o sinal de maior pelo de igualdade.
if gravity == 0{
Assim ele só anda quando não tiver gravidade ou seja se estiver em contato na vertical com algo sólido.
flw
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Mensagem por so Seg 16 maio 2011, 14:59

vo ve se funfa talvez depois eu ponho minha aengine aqui pra vcs verem brigado
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Mensagem por Nedotavio1807 Seg 16 maio 2011, 16:17

Ou o problema pode ser na forma com que vc alinhou as sprites, acho mais provavel, pq o codigo n tem erros tente mudar o alinhamento das sprites ou pode ser problema com mask de colisao
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Mensagem por so Seg 16 maio 2011, 17:34

e deve ser isso pq ele executa os sprites que ele caminha quando esta durante o pulo tipo assim
o codigo dele andar tem edquerda direita e no key que voce solta o botao ele para se voce pula sem apertar para um dos lados ele ira pular reto ai se durante o ar voce aperta o botao de ir para algum dos lados ele executa o sprite de andar na verdade ele começa a andar no ar e cai no chao eu vou ver por que eu desisntaleu o game maker 8.1 mas tava dando erro entao baixei o 8 pro vo te que faze o sprites colisaoe codigos e um saco mas nao e tao dificil nao vo demora muito
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Mensagem por Nedotavio1807 Ter 17 maio 2011, 11:18

è isso ae" fazer jogo dá trabalho mesmo o importante é vc se divertir fazendo ae sim vai ficar um otimo jogo
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Mensagem por so Qui 19 maio 2011, 17:29

eu nao entendi como fazer o acelerador tipo eu crio a colisao e ponho hspeed ou uso o codigo de movimento que eu uso?
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