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Sprite não muda, quando personagem anda
3 participantes
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Sprite não muda, quando personagem anda
Estou fazendo um game, e estou com dificuldade na animação, gostaria que meu personagem tivesse a seguinte animação ao andar:
http://i.picasion.com/pic76/fd8f4c2fc986db94fbe96234a39ab5ea.gif
O problema, é que quando apertamos direita e o personagem anda, ele não muda de sprite (a animação é composta por 2 sprites) porém quando ele para, ai sim ele muda de sprite, gostaria de saber se tem jeito de arrumar isso. Olhe os codigos:
http://i.picasion.com/pic76/fd8f4c2fc986db94fbe96234a39ab5ea.gif
O problema, é que quando apertamos direita e o personagem anda, ele não muda de sprite (a animação é composta por 2 sprites) porém quando ele para, ai sim ele muda de sprite, gostaria de saber se tem jeito de arrumar isso. Olhe os codigos:
- Código:
//Step personagem
if global.personagem = true { //Se o personagem poder se movimentar
if keyboard_check(vk_right) { //Movimento direita
if place_free(x+4, y) {
sprite_index = pers_dir //Usarei a animação do link
x += global.velocidade
image_speed = 5
}
} else if keyboard_check(vk_left) { //Movimento esquerda
if place_free(x-4, y) {
sprite_index = pers_esq
x -= global.velocidade
image_speed = 5
}
} else { //Parado
image_speed = 0
}
if place_free(x,y+1) { //Gravidade
gravity=0.45;
noar=true;
}else {
gravity=0;
noar=false;
global.pulo = 0
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) && !place_free(x,y+1) && global.pulo < 3 {
vspeed = -8
global.pulo += 1
}
} else { //Se personagem for falso
image_speed = 0 //A imagem não será animada
}
Última edição por vitorfernandes13 em Dom 09 Fev 2014, 16:49, editado 1 vez(es)
vitorfernandes13- Games Ranking :
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Re: Sprite não muda, quando personagem anda
tenta assim
- Código:
//Step personagem
if global.personagem = true { //Se o personagem poder se movimentar
if keyboard_check(vk_right) { //Movimento direita
if place_free(x+4, y) {
sprite_index = pers_dir //Usarei a animação do link
x += global.velocidade
image_speed = 5
}
} else if keyboard_check(vk_left) { //Movimento esquerda
if place_free(x-4, y) {
sprite_index = pers_esq
x -= global.velocidade
image_speed = 5
}
} else { //Parado
image_index = 0
}
if place_free(x,y+1) { //Gravidade
gravity=0.45;
noar=true;
}else {
gravity=0;
noar=false;
global.pulo = 0
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) && !place_free(x,y+1) && global.pulo < 3 {
vspeed = -8
global.pulo += 1
}
} else { //Se personagem for falso
image_index = 0 //A imagem não será animada
}
crocha12- Data de inscrição : 08/11/2013
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Re: Sprite não muda, quando personagem anda
Quanto eu tiro o image_speed dá certo, so que a animação vai rápido de mais. Será que eu to colocando o image_speed no lugar errado??
--
Eu sou topeira mesmo, não é image_speed = 5, e sim image_speed = 0.5 para a imagem ir mais lenta
Tópico RESOLVIDO
--
Eu sou topeira mesmo, não é image_speed = 5, e sim image_speed = 0.5 para a imagem ir mais lenta
Tópico RESOLVIDO
Última edição por vitorfernandes13 em Dom 09 Fev 2014, 17:04, editado 1 vez(es)
vitorfernandes13- Games Ranking :
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Re: Sprite não muda, quando personagem anda
coloque no create
crocha12- Data de inscrição : 08/11/2013
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Re: Sprite não muda, quando personagem anda
Eu sei que o tópico esta resolvido, mais só pra constar, na hora de criar um sistema de movimentação em que a animação só ocorre quando o player esta andando, é mais fácil usar isso ( em jogos de plataforma ):
No step do player
Neste caso, você pode usar apenas uma sprite virada para a direita, pois o image_xscale vai tratar de vira-la para a esquerda na hora de andar para a esquerda!
Assim fica bem mais fácil!
No step do player
- Código:
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y){
x+= 5; // Anda 5 pixels a direita
image_speed = 0.5;// Velocidade da animação
image_xscale = 1;// Escala da imagem em x - 1 é normal e -1 é inveritda
}else if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y){
x-= 5; // Anda 5 pixels a direita
image_speed = 0.5;// Velocidade da animação
image_xscale = -1;// Escala da imagem em x - 1 é normal e -1 é inveritda
}else{
image_index = 0;
image_speed = 0;
}
Neste caso, você pode usar apenas uma sprite virada para a direita, pois o image_xscale vai tratar de vira-la para a esquerda na hora de andar para a esquerda!
Assim fica bem mais fácil!
Pedrin72- Games Ranking :
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