Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Ontem à(s) 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Novo no Game Maker Brasil
+3
vinians
Cainã
Golias
7 participantes
Página 1 de 1
Novo no Game Maker Brasil
Olá a todos.
Sou novo aqui no forum, meu nome é Bruno, mas atendo pelo nick de Golias.
Acho interessante passar algumas informações minhas:
Sou mineiro e faço faculdade de Ciência da Computação. Sei programar em C, Java, Prolog, Haskell (um pouco), entre outras linguagens.
Gosto de criar jogos e engines como hobby, faço isso utilizando o Game Maker.
Vou falar um pouco sobre minha trajetória na criação de games:
- Comecei há muito tempo, na época do KnP (sim, sou a única pessoa que eu conheço que comprou esse programa original). Na época, eu não sabia fazer absolutamente nada e me limitava aos movimentos pré-determinados.
- Depois migrei para o TGF (The Games Factory), uma versão melhorada do KnP e comecei a entender melhor alguns conceitos, como variáveis.
Criei várias engines de teste, mas não finalizei nenhum jogo propriamente ditos.
- Com o passar do tempo, resolvi utilizar o MMF, nele iniciei meu primeiro projeto concreto: eu e meu irmão decidimos fazer um jogo, ele cuidaria dos gráficos e eu, da programação. Começamos tendo problemas e bugs.
- Poucos meses depois veio o MMF2, por isso transportamos o projeto para esse novo software. Durante todo esse tempo, fui criando mini-jogos para saber até onde eu poderia chegar. Em nosso projeto, entretanto, enfrentamos uma grande quantidade de bugs e problemas (incluindo na importação dos gráficos, já que eu não sabia tratar "alpha" no MMF2).
- Cansado da quantidade de bugs no programa, resolvi testar o Game Maker. Todos diziam que ele era um pouco mais complicado de utilizar, no início achei isso também, mas em pouco tempo percebi que ele é mais organizado e até mais fácil de se programar. Utilizando o GM7, tive problemas com o alpha também (recentemente descobri como tratá-lo), mas com o anúncio do GM8 e do fato de que ele aceitaria alpha nos sprites, resolvemos esperar.
Atualmente: com a faculdade cada vez mais puxada, dei uma pausa no desenvolvimento de games. Entretanto, eu e meu irmão temos alguns projetos (isso mesmo, no plural) com complexidade crescente, quando tivermos mais tempo pretendemos iniciá-los e finalizá-los. Nesse meio tempo, trabalhamos as idéias dos projetos, fizemos um storyboard e pesquisamos como podemos implementar o que queremos.
Sobre as engines que criei no GM7, a primeira foi simplesmente um teste para aprender a utilizar o programa. Já a segunda eu transformei num mini-jogo de luta de Dragon Ball, fiz para entender o quanto eu consegui aplicar da teoria que aprendi sobre criação de jogos. Se encontrá-la nos meus arquivos (já que ela é de 2007), irei postá-la aqui na comunidade para que todos vejam como eu programei, aprendam (o que deve e não se deve fazer, hehe) e me deem dicas de como melhorar.
Já vi uns tutoriais aqui no forum e gostei da qualidade, espero aprender bastante com o povo daqui. Ao aprender mais, posso eventualmente criar tutoriais para ajudar os novatos também.
Por fim, sei que escrevi muito, mas agradeço aos que tiveram tempo de ler.
Abraços a todos.
Sou novo aqui no forum, meu nome é Bruno, mas atendo pelo nick de Golias.
Acho interessante passar algumas informações minhas:
Sou mineiro e faço faculdade de Ciência da Computação. Sei programar em C, Java, Prolog, Haskell (um pouco), entre outras linguagens.
Gosto de criar jogos e engines como hobby, faço isso utilizando o Game Maker.
Vou falar um pouco sobre minha trajetória na criação de games:
- Comecei há muito tempo, na época do KnP (sim, sou a única pessoa que eu conheço que comprou esse programa original). Na época, eu não sabia fazer absolutamente nada e me limitava aos movimentos pré-determinados.
- Depois migrei para o TGF (The Games Factory), uma versão melhorada do KnP e comecei a entender melhor alguns conceitos, como variáveis.
Criei várias engines de teste, mas não finalizei nenhum jogo propriamente ditos.
- Com o passar do tempo, resolvi utilizar o MMF, nele iniciei meu primeiro projeto concreto: eu e meu irmão decidimos fazer um jogo, ele cuidaria dos gráficos e eu, da programação. Começamos tendo problemas e bugs.
- Poucos meses depois veio o MMF2, por isso transportamos o projeto para esse novo software. Durante todo esse tempo, fui criando mini-jogos para saber até onde eu poderia chegar. Em nosso projeto, entretanto, enfrentamos uma grande quantidade de bugs e problemas (incluindo na importação dos gráficos, já que eu não sabia tratar "alpha" no MMF2).
- Cansado da quantidade de bugs no programa, resolvi testar o Game Maker. Todos diziam que ele era um pouco mais complicado de utilizar, no início achei isso também, mas em pouco tempo percebi que ele é mais organizado e até mais fácil de se programar. Utilizando o GM7, tive problemas com o alpha também (recentemente descobri como tratá-lo), mas com o anúncio do GM8 e do fato de que ele aceitaria alpha nos sprites, resolvemos esperar.
Atualmente: com a faculdade cada vez mais puxada, dei uma pausa no desenvolvimento de games. Entretanto, eu e meu irmão temos alguns projetos (isso mesmo, no plural) com complexidade crescente, quando tivermos mais tempo pretendemos iniciá-los e finalizá-los. Nesse meio tempo, trabalhamos as idéias dos projetos, fizemos um storyboard e pesquisamos como podemos implementar o que queremos.
Sobre as engines que criei no GM7, a primeira foi simplesmente um teste para aprender a utilizar o programa. Já a segunda eu transformei num mini-jogo de luta de Dragon Ball, fiz para entender o quanto eu consegui aplicar da teoria que aprendi sobre criação de jogos. Se encontrá-la nos meus arquivos (já que ela é de 2007), irei postá-la aqui na comunidade para que todos vejam como eu programei, aprendam (o que deve e não se deve fazer, hehe) e me deem dicas de como melhorar.
Já vi uns tutoriais aqui no forum e gostei da qualidade, espero aprender bastante com o povo daqui. Ao aprender mais, posso eventualmente criar tutoriais para ajudar os novatos também.
Por fim, sei que escrevi muito, mas agradeço aos que tiveram tempo de ler.
Abraços a todos.
Golias- Data de inscrição : 07/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 8
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Novo no Game Maker Brasil
Eu ja testei o TGF e não gostei muito. O que mais gostei no GM8 realmente foi subsituir o velho sistema com GIF e passar a usar PNG com alpha.
Bem-vindo ao fórum!
Bem-vindo ao fórum!
A ae amigão, bem vindo ao forum!!!!
Você esta falando sobre sua trajetória na programação e te digo que é bastante parecida com a minha, tambem programo em algumas linguagens convencionais como C, Delphi, Assembly e Basic. Depois passei pelos programas da Click Team e depois entrei no Game Maker e não sai mais. Ele é muito, mais muito melhor mesmo de utilizar pois é mais lógico e implementa alguma herança. Eu ainda gosto de criar jogos em C, geralmente usando Allegro como engine multiplataforma. Tambem gosto de criar interpretadores (Fiz uma mini linguagem Basic) e alguns interpretadores de uma linguagem que eu inventei.
Espero que possamos contar com muitos projetos e muita colaboracao sua no forum.
Você esta falando sobre sua trajetória na programação e te digo que é bastante parecida com a minha, tambem programo em algumas linguagens convencionais como C, Delphi, Assembly e Basic. Depois passei pelos programas da Click Team e depois entrei no Game Maker e não sai mais. Ele é muito, mais muito melhor mesmo de utilizar pois é mais lógico e implementa alguma herança. Eu ainda gosto de criar jogos em C, geralmente usando Allegro como engine multiplataforma. Tambem gosto de criar interpretadores (Fiz uma mini linguagem Basic) e alguns interpretadores de uma linguagem que eu inventei.
Espero que possamos contar com muitos projetos e muita colaboracao sua no forum.
Bem-vindo ao fórum, que bom que você gostou do Gm, assim como eu gostei também quando o vi pela primeira vez. Pelo seu tópico, percebi que você sabe muita coisa a respeto de linguagem de programação, ao contrário de mim, que só sei o GML mesmo. =) Bom espero que você goste do fórum e que fique com a gente por muito tempo. Té mais!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Bem vindo ao forum!!!
sobre a minha tragetoria foi pequena,so passei por uns programas até chegar no gmk:
>>RPGmaker2000
>>RPGmaker2003
>>RPG makerXV
>>The Games Factory
>>multimedia fusion
>>MUGEN
os de vermelho nem conseguir mexer direito;
os de laranja + ou -;
os de azul foram os que eu mais entendi;
E finalmente....
>>game maker 7(lite/pro)
>>game maker8(lite/pro)
e os de verdes são os melhores eu ja vi!!!
flws!!!
sobre a minha tragetoria foi pequena,so passei por uns programas até chegar no gmk:
>>RPGmaker2000
>>RPGmaker2003
>>RPG makerXV
>>The Games Factory
>>multimedia fusion
>>MUGEN
os de vermelho nem conseguir mexer direito;
os de laranja + ou -;
os de azul foram os que eu mais entendi;
E finalmente....
>>game maker 7(lite/pro)
>>game maker8(lite/pro)
e os de verdes são os melhores eu ja vi!!!
flws!!!
Obrigado a todos pelas boas vindas.
Sobre as linguagens de programação, eu também sei assembly, um pouco básico de C++ e de .net. Mas não sei nada voltado para jogos nelas, aprendi por conta da faculdade mesmo.
O TGF hoje é ultrapassado, mas na época era bom. Mas todos os programas da sequencia dele sofrem do mesmo problema, o "código" fica confuso. Até no MMF2, se o jogo for complexo, a programação fica toda desorganizada.
Por gostar de programar em java, linguagem orientada à objetos, eu acabei me dando bem com o Game Maker, AGORA acho ele mais intuitivo (apesar que no início eu sofri).
Sobre as linguagens de programação, eu também sei assembly, um pouco básico de C++ e de .net. Mas não sei nada voltado para jogos nelas, aprendi por conta da faculdade mesmo.
O TGF hoje é ultrapassado, mas na época era bom. Mas todos os programas da sequencia dele sofrem do mesmo problema, o "código" fica confuso. Até no MMF2, se o jogo for complexo, a programação fica toda desorganizada.
Por gostar de programar em java, linguagem orientada à objetos, eu acabei me dando bem com o Game Maker, AGORA acho ele mais intuitivo (apesar que no início eu sofri).
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Primeiramente bem-vindo.
Cheguei aqui a pouco tempo mas já vi que é uma boa comunidade pena que não tantos makers usando GM7 ou GM8.
Já minha expeiência começou cerca dos meus 7 anos quando comprei uma miserável revista da Digerati com um CD incluso do RM95 que achei incrível apesar de mal saber usar. Muitos anos depois, quase uma década, conheci o RMXP e logo após o RMVX, mas em pouco tempo tentei criar um jogo estilo plataforma. Conheci o Platform Maker que é um MMF2 muito lixo, a única vantagem é o fato de se adicionar qualquer imagem facilmente. Depois de descartá-lo conheci o Game Maker, deomrei muito tempo até programar, passei muito tempo "brincando" no Drag&Drop. Depois disso seria o hoje
Cheguei aqui a pouco tempo mas já vi que é uma boa comunidade pena que não tantos makers usando GM7 ou GM8.
Já minha expeiência começou cerca dos meus 7 anos quando comprei uma miserável revista da Digerati com um CD incluso do RM95 que achei incrível apesar de mal saber usar. Muitos anos depois, quase uma década, conheci o RMXP e logo após o RMVX, mas em pouco tempo tentei criar um jogo estilo plataforma. Conheci o Platform Maker que é um MMF2 muito lixo, a única vantagem é o fato de se adicionar qualquer imagem facilmente. Depois de descartá-lo conheci o Game Maker, deomrei muito tempo até programar, passei muito tempo "brincando" no Drag&Drop. Depois disso seria o hoje
L0l-King- Data de inscrição : 04/04/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 148
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Bem vindo a essa jornada amigo, espero que entre essas variedades de programas
que voce ja mexeu antes serviram pra aprimorar os seus conhecimentos
O game maker parece simples a primeira vista ( pelo menos para mim pareceu )
Mas as possibilidades de criações dele são muito grandes, e voce só vai ter o que ganhar com ele ! Depois que eu encontrei ele não me arrpendi mais !!
!!
que voce ja mexeu antes serviram pra aprimorar os seus conhecimentos
O game maker parece simples a primeira vista ( pelo menos para mim pareceu )
Mas as possibilidades de criações dele são muito grandes, e voce só vai ter o que ganhar com ele ! Depois que eu encontrei ele não me arrpendi mais !!
!!
Graças à esse meu conhecimento em linguagens de programação, eu já comecei o GM usando GML. Como já sabia utilizar variáveis e condicionais, trabalhar com código foi mais simples do que Drag & Drop, além do que gml é mais "poderoso".
O Game Maker pareceu complicado de início porque eu estava acostumado a usar MMF/MMF2, e a forma de criar jogos é totalmente diferente. Mas em pouco tempo eu percebi o quanto o GM era mais fácil de utilizar.
O Game Maker pareceu complicado de início porque eu estava acostumado a usar MMF/MMF2, e a forma de criar jogos é totalmente diferente. Mas em pouco tempo eu percebi o quanto o GM era mais fácil de utilizar.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0