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Pulinho ao tomar dano
3 participantes
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Pulinho ao tomar dano
Antes de tudo, gostaria de me apresentar, meu nome/nick é Murllyshevo, sou meio novo no mundo do game maker, e tenho algumas duvidas relativas a programação.
Uma delas é a seguinte: eu estou fazendo um jogo de plataforma, e gostaria de fazer com que o personagem dê um "pulinho" pra trás se enconstar num inimigo.
É possivel fazer uma coisa dessas?
Uma delas é a seguinte: eu estou fazendo um jogo de plataforma, e gostaria de fazer com que o personagem dê um "pulinho" pra trás se enconstar num inimigo.
É possivel fazer uma coisa dessas?
murllyshevo- Data de inscrição : 17/02/2009
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Re: Pulinho ao tomar dano
Sim é possível. Vamos lá então!
Coloque este código na colisão com o inimigo, ou seja, este script será executado sempre que ele colidir com o inimigo.
Explicando o código:
Na linha 1, estamos verificando se a variável direction é igual a 0, isso quer dizer, se ele estiver andando para a esquerda. Porque a variável direction é uma variável do GM que NÃO precisa ser criada, ela indica para que lado o player está indo, ou seja, 0 para a esquerda, 360 para a direita, 90 para cima e 270 para baixo.
Na linha 2, se isso estiver certo, ele deverá ir 5 píxeis para a direita.
Na linha 3, se isso estiver certo, ele deverá ir 5 píxeis para cima.
Na linha 4, se isso NÃO acontecer, ele deverá ir 5 píxeis para a esquerda.
Na linha 5, se isso NÃO acontecer, ele deverá ir 5 píxeis para cima.
E é só isso, só colocar esse código na colisão com o inimigo e já era!
Espero que tenha te ajudado!
Coloque este código na colisão com o inimigo, ou seja, este script será executado sempre que ele colidir com o inimigo.
- Código:
if direction = 0
{ x+=5;
y-=5; }
else { x-=5;
y-=5; }
Explicando o código:
Na linha 1, estamos verificando se a variável direction é igual a 0, isso quer dizer, se ele estiver andando para a esquerda. Porque a variável direction é uma variável do GM que NÃO precisa ser criada, ela indica para que lado o player está indo, ou seja, 0 para a esquerda, 360 para a direita, 90 para cima e 270 para baixo.
Na linha 2, se isso estiver certo, ele deverá ir 5 píxeis para a direita.
Na linha 3, se isso estiver certo, ele deverá ir 5 píxeis para cima.
Na linha 4, se isso NÃO acontecer, ele deverá ir 5 píxeis para a esquerda.
Na linha 5, se isso NÃO acontecer, ele deverá ir 5 píxeis para cima.
E é só isso, só colocar esse código na colisão com o inimigo e já era!
Espero que tenha te ajudado!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
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Re: Pulinho ao tomar dano
Obrigado, valeu mesmo!
murllyshevo- Data de inscrição : 17/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 7
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Re: Pulinho ao tomar dano
nao nao nao,
0 é direita e 180 é esquerda...
e num precisa/num tem 360
0 é direita e 180 é esquerda...
e num precisa/num tem 360
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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