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Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
+2
Henrique_GJ
bimorx
6 participantes
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Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
Tipo, alguem poderia me dizer como fazer para um personagem mudar de arma, pq tipo as armas são um objeto e o personagem e outro, não sei como fazer para as armas seguir na mão do personagem, e nem como mudar de arma, por exemplo, de uma pistola para um rifle de assalto.
Muito obrigado *-*
Muito obrigado *-*
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
faça o personagem e a arma separado
faça a arma que vai ficar jogada no chão, e a arma que vai ficar na mão do char
a arma que vai ficar jogada no chao só precisa ter isso no evento colisão com player:
na colisão arraste o ícone que muda de objeto, tem um lá procura
coloque nele o objeto da arma que vai seguir o char
na arma que vai seguir o char arraste no step o ícone jump to position, que tem o x e uma seta pra outro x
coloque em y o nome do char assim: char.y troque char pelo nome do char
e em x char.x troque char pelo nome do char
e pronto, posso fazer um tuto detalhado com dicas de como fazer uns efeito legaizinhos pra você, tipo apontar a arma pro mouse e talz
faça a arma que vai ficar jogada no chão, e a arma que vai ficar na mão do char
a arma que vai ficar jogada no chao só precisa ter isso no evento colisão com player:
na colisão arraste o ícone que muda de objeto, tem um lá procura
coloque nele o objeto da arma que vai seguir o char
na arma que vai seguir o char arraste no step o ícone jump to position, que tem o x e uma seta pra outro x
coloque em y o nome do char assim: char.y troque char pelo nome do char
e em x char.x troque char pelo nome do char
e pronto, posso fazer um tuto detalhado com dicas de como fazer uns efeito legaizinhos pra você, tipo apontar a arma pro mouse e talz
Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
mas tipo Henrique, e se eu quizer por exemplo pressionar Shift e mudar da pistola para um rifle de assalto??
depois de ter pegado o rifle no chão fará assim:
set variable HUD.M16 to 10 q sera a munição do rifle
e tbm terei a variable HUD.PT 20 q sera a munição da pistola
se eu pressionar shift vai mudar da pistola para o rifle, e se estiver no rifle vai mudar para a pistola, certo, mas o player vai ficar com uma sprite na posição como se estivesse segurando uma pistola equanto na verdade vai tar o rifle na mão dele entede?
eu ate vou colocar uma sprite pra isso mas quando andar o desenho será igual a como se ele estivesse segurando uma pistola, seria melhor eu criar 1 objeto para as pernas e outro objeto para o corpo no caso??
depois de ter pegado o rifle no chão fará assim:
set variable HUD.M16 to 10 q sera a munição do rifle
e tbm terei a variable HUD.PT 20 q sera a munição da pistola
se eu pressionar shift vai mudar da pistola para o rifle, e se estiver no rifle vai mudar para a pistola, certo, mas o player vai ficar com uma sprite na posição como se estivesse segurando uma pistola equanto na verdade vai tar o rifle na mão dele entede?
eu ate vou colocar uma sprite pra isso mas quando andar o desenho será igual a como se ele estivesse segurando uma pistola, seria melhor eu criar 1 objeto para as pernas e outro objeto para o corpo no caso??
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
simplesmente, se foi o que eu entendi
vá no objeto arma (rifle) e coloque na colisão:
global.rifleusado=true
agora vai na pistola e coloque no evento step:
if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
object_index=rifle
}
eu não sei se o código object_index serve pra isso mesmo, mas tem isso no game maker...
---EDIT---
faça o desenho do char sem mãos
faça o desenho da arma com as mão segurando ela, como aki:
se vc colocar aquelas parada de origem, bem direitinho fica show de bola
depois faz tipo uma arma, mas que não atira com o desenho da mão e pronto, vc só tem que colocar a origem no local certo, lá onde se cria a sprite, eu já fiz isso, e funcionou
vá no objeto arma (rifle) e coloque na colisão:
global.rifleusado=true
agora vai na pistola e coloque no evento step:
if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
object_index=rifle
}
eu não sei se o código object_index serve pra isso mesmo, mas tem isso no game maker...
---EDIT---
faça o desenho do char sem mãos
faça o desenho da arma com as mão segurando ela, como aki:
se vc colocar aquelas parada de origem, bem direitinho fica show de bola
depois faz tipo uma arma, mas que não atira com o desenho da mão e pronto, vc só tem que colocar a origem no local certo, lá onde se cria a sprite, eu já fiz isso, e funcionou
Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
mas por exemplo, pro char segurar a pistola os braços ficam para a frente, se eu usar o rifle o braço dele vai continuar para a frente porem com as mãos para trás isso q eu não entendi... nossa sao tantas duvidas...
mais uma vez mto obrigado !!
mais uma vez mto obrigado !!
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
eu não entendi até agora, vou fazer uma engine e te mostro OK?
Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
poxa cara ce ta me ajudando muito, muito obrigado ae mano
se tu preferir me ADD no msn te passo meu email...
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bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
Veja se essa engine não pode te ajudar:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-troca-de-armas-e-municao-t3193.htm
Ou essa do Alex:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/ultimate-shot-2d-engine-v1-t3591.htm?highlight=engine
Fallow
CyraxX
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-troca-de-armas-e-municao-t3193.htm
Ou essa do Alex:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/ultimate-shot-2d-engine-v1-t3591.htm?highlight=engine
Fallow
CyraxX
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
eita o link ta kebrado e_e'
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
Amigo, voce pode fazer como o Herique_GJ disse e para resolver o problema de varias armas voce pode usar vetores e armazenar cada uma em um indice, como nos jogos tipo Doom. Por exemplo:
arma_atual = 1;
Quando o personagem pegar a arma de acordo com o objeto voce muda essa variavel. Tente fazer assim voce mesmo sem usar engine porque é melhor pra voce aprender.
- Código:
arma_tipo[1] = 'Colt';
arma_municao[1] = 20;
arma_tipo[2] = 'Rifle';
arma_municao[2] = 5;
arma_tipo[3] = 'Basuca';
arma_municao[3] = 6;
arma_atual = 1;
Quando o personagem pegar a arma de acordo com o objeto voce muda essa variavel. Tente fazer assim voce mesmo sem usar engine porque é melhor pra voce aprender.
msx_gold- Data de inscrição : 11/02/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
mas o problema maior mesmo, é como vai ficar a sprite do player em relação a arma, pq se ele estiver segurando uma pistola e mudar para um rifle a posição dele vai ser como se ele estivesse usando uma pistola, mudar de arma eu ja consegui mas o problema maior são as sprites
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
eu já disse, faça o player sem braços e sem mãos e desenhe o braço e a mão na própria arma
e faça da mesma forma que fez a arma os brçaos do player quando não usar arma, assim:
sem arma = 1
pistola = 2
rifle =3
isso é exmplo, não código
e faça da mesma forma que fez a arma os brçaos do player quando não usar arma, assim:
sem arma = 1
pistola = 2
rifle =3
isso é exmplo, não código
Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
eita vou tentar isso parece funcionar vlw ae
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
bimorx escreveu:Tipo, alguem poderia me dizer como fazer para um personagem mudar de arma, pq tipo as armas são um objeto e o personagem e outro, não sei como fazer para as armas seguir na mão do personagem, e nem como mudar de arma, por exemplo, de uma pistola para um rifle de assalto.
Muito obrigado *-*
Bom eu acho que entendi o que vc quis dizer + ou -
Na verdade supondo que são 2 tipos de armas diferentes.
teria que ter 3 sprites do seu char 2 com arma e um desarmado.
esse é o melhor jeito de fazer isso.
dai você só teria que criar uma variavel que defina o status do persongem.
exe:.
status = 0 normal -- sem arma
status = 1 com arma
status = 2 com rifle
um pequeno exemplo:
if keyboard_check(vk_right)
{
if status = 0 sprite_index = char_normal else
if status = 1 sprite_index = char_arma else
if status = 2 sprite_index = char_rifle
}
dai quando char pegar alguma arma
é só mudar o valor da var status 1,2
Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 18:54, editado 1 vez(es)
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
não não ja entendi ja resolvi isso xD mto obrigado a tdo mundo aew xD
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
Só 1 ultima pergunta, como eu faço pra usar apenas uma tecla para mudar pra qualquer arma, por exemplo se eu estiver usando uma pistola eu vou pressionar Shift e vai mudar para uma M16, daí eu pressiono Shift novamente e muda para uma Ak-47 e se eu pressionar Shift enquanto eu estiver usando a Ak- 47 vai voltar para a pistola, como faço isso?
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
bimorx escreveu:Só 1 ultima pergunta, como eu faço pra usar apenas uma tecla para mudar pra qualquer arma, por exemplo se eu estiver usando uma pistola eu vou pressionar Shift e vai mudar para uma M16, daí eu pressiono Shift novamente e muda para uma Ak-47 e se eu pressionar Shift enquanto eu estiver usando a Ak- 47 vai voltar para a pistola, como faço isso?
bom vc de criar uma variavel p/ isto.
exemplo:
- Código:
global.arma= ' pistola'
global.arma = ' m16 '
global.arma = ' ak-47 '
na tecla shift:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
if global.arma = ' pistola ' then global.arma= ' m16 '
if global.arma = ' m16 ' then global.arma= ' ak-47 '
if global.arma = ' ak-47 ' then global.arma= ' pistola '
}
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
olha cara não deu certo da o erro de Unknow Variable pistola da esse mesmo erro pra ak47
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
tente assim:
bom vc de criar uma variavel p/ isto.
create:
step:
bom vc de criar uma variavel p/ isto.
create:
- Código:
global.gun= 'pistol'
step:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_shift)
{
if global.gun = ' pistol ' then global.gun= ' m_16 ' else
if global.gun = ' m_16 ' then global.gun= ' ak_47 ' else
if global.gun = ' ak_47 ' then global.gun= ' pistol '
}
Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 19:51, editado 4 vez(es)
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Re: Alguem ajuda eu num game de tiros em 2D de lado com varias armas
tipo, eu fiz isso sem usar o Piece of a Code, e fazia o seguinte:
Pistola ia pra M16 q ia pra AK47 q voltava pra pistola, e eu so apertei shift 1 vez
vlw ae pela ajuda mas ainda ta bugado
Pistola ia pra M16 q ia pra AK47 q voltava pra pistola, e eu so apertei shift 1 vez
vlw ae pela ajuda mas ainda ta bugado
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