Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Ontem à(s) 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como fazer um pause game
5 participantes
Página 1 de 1
Como fazer um pause game
Como fazer um pause game simples aperto 'P' e para aparecendo pausado na tela, aperto 'P' novamente ele volta ao jogo.
Acho que é básico, mas não sei fazer, se minha explicação não foi suficiente avise que eu a complemento.
Acho que é básico, mas não sei fazer, se minha explicação não foi suficiente avise que eu a complemento.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 267
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer um pause game
E aí Reddragon?
Ei, fique tranquilo, pois a pausa no Game Maker é realmente um problema. Bom, vamos lá...
Há duas formas de se fazer uma pausa no Game Maker.
Método 1
A primeira forma é super simples. Basta enviar para a tela uma mensagem de texto qualquer ("paused", por exemplo), através da função "show_message", que o jogo congela. Assim, basta ao jogador, pressionar "enter" e retornar ao jogo.
Método 2
A segunda forma (a melhor, porém a mais difícil) consiste em estruturar o seu jogo de forma que você consiga controlar a atividade de todos as instâncias na tela, ou seja, difinir quando todos os objetos na tela serão ativos ou inativos.
Você poderia definir no evento "Create" de cada objeto, uma variável "active", por exemplo, assim eles só executariam suas ações se ela estivese como "true". Esse método dá um pouco de trabalho, pois você teria que criar também objetos "monitores" para backgrounds e tiles.
Veja pelo lado bom: você teria uma estrutura de controle super poderosa! Imagine que você poderia "congelar" vários adversários com uma arma congelante, e deixá-los em inatividade pelo tempo que quizer, sem ter que redefinir muitas variáveis ao mesmo tempo, como velocidade, direção, gravidade ou aceleração.
Você deve definir esta variável usando a função "with", que "conversa com todos as instâncias de um mesmo objeto ao mesmo tempo. Por exemplo:
// Supondo que você tenha 5 instâncias na tela de um objeto "bola"
// Lembrando que a variável "active" é um nome alternativo
with (bola) { active := false }
Dessa forma você "congelaria" todas as instâncias do tipo "bola" que estiverem na tela!
Método alternativo
Se você já tiver começado o jogo, e não optar por nenhum dos métodos acima,
tente o código abaixo. Ele usa a construção "with".
// Esta linha paraliza todas as instâncias enquanto a tecla "Esc" não for
// pressionada. Importante: não funciona com backgrounds, tiles em
// movimento ou sons. Ok?
with (all) { while not keyboard_check(vk_escape) do sleep(1000) }
Ei, fique tranquilo, pois a pausa no Game Maker é realmente um problema. Bom, vamos lá...
Há duas formas de se fazer uma pausa no Game Maker.
Método 1
A primeira forma é super simples. Basta enviar para a tela uma mensagem de texto qualquer ("paused", por exemplo), através da função "show_message", que o jogo congela. Assim, basta ao jogador, pressionar "enter" e retornar ao jogo.
Método 2
A segunda forma (a melhor, porém a mais difícil) consiste em estruturar o seu jogo de forma que você consiga controlar a atividade de todos as instâncias na tela, ou seja, difinir quando todos os objetos na tela serão ativos ou inativos.
Você poderia definir no evento "Create" de cada objeto, uma variável "active", por exemplo, assim eles só executariam suas ações se ela estivese como "true". Esse método dá um pouco de trabalho, pois você teria que criar também objetos "monitores" para backgrounds e tiles.
Veja pelo lado bom: você teria uma estrutura de controle super poderosa! Imagine que você poderia "congelar" vários adversários com uma arma congelante, e deixá-los em inatividade pelo tempo que quizer, sem ter que redefinir muitas variáveis ao mesmo tempo, como velocidade, direção, gravidade ou aceleração.
Você deve definir esta variável usando a função "with", que "conversa com todos as instâncias de um mesmo objeto ao mesmo tempo. Por exemplo:
// Supondo que você tenha 5 instâncias na tela de um objeto "bola"
// Lembrando que a variável "active" é um nome alternativo
with (bola) { active := false }
Dessa forma você "congelaria" todas as instâncias do tipo "bola" que estiverem na tela!
Método alternativo
Se você já tiver começado o jogo, e não optar por nenhum dos métodos acima,
tente o código abaixo. Ele usa a construção "with".
// Esta linha paraliza todas as instâncias enquanto a tecla "Esc" não for
// pressionada. Importante: não funciona com backgrounds, tiles em
// movimento ou sons. Ok?
with (all) { while not keyboard_check(vk_escape) do sleep(1000) }
Convidad- Convidado
Veleu Brendan !!!
eu achava q era algo mais simplis tipo um comando por script parecido com esse:
tipo quando 'P' fose apretado pausava o jogo e esperaria p ser apertado pra despausar.
intendeu.
nao quero me faser da queles q vc oferece o mao e eu ja pego no pe mas na ora que eu utiliso mensagem para pausar teria como fazer um esquema para tipo apareser uma caixa de testo e eu digitaria alguma coisa nela e acomteceria algo uma especie de codigo tipo alterar uma var ou algo do tipo.
eu achava q era algo mais simplis tipo um comando por script parecido com esse:
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord('P')){
paused_game(ord('P'))}
tipo quando 'P' fose apretado pausava o jogo e esperaria p ser apertado pra despausar.
intendeu.
nao quero me faser da queles q vc oferece o mao e eu ja pego no pe mas na ora que eu utiliso mensagem para pausar teria como fazer um esquema para tipo apareser uma caixa de testo e eu digitaria alguma coisa nela e acomteceria algo uma especie de codigo tipo alterar uma var ou algo do tipo.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
Número de Mensagens : 267
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
E aí Reddragon?
Não se preocupe, existe sim uma maneira de se fazer isso. Bom, vamos lá...
1ª Pergunta
O Game Maker tem uma função chamada show_string_ext(), que como diz o próprio nome, mostra na tela uma "mensagem de texto extendida".
Essa função se baseia em uma caixa de texto com uma mensagem de 1 à 3 botões de resposta. Cada botão da mensagem pode ser definido à uma chave do teclado, como por exemplo a tecla "C" que equivale à cancelar nas janelas do Windows. O que devemos fazer é chamar essa função ocultando todas as mensagens e todos os botões, associando um deles à tecla "P", usando um "&" antes da opção.
Deixe-me explicar melhor. Vamos ocultar a mensagem toda e associar um botão da mensagem (que não tem função alguma) à tecla "P" como no exemplo abaixo:
show_message_ext('','','&p','');
Agora, basta ocultar apenas a janela através da função message_alpha().
Essa última função só funciona a partir do Windows 2000, Ok? Ela define um grau de transparência para a janela. Se eu a definir como "0.5" ela ficaria 50% transparente!
Vale a pena dar uma olhada nela, pois dá um visual bem legal! Observação: ela deve ser definida antes da função show_message_ext().
Voltando à idéia, seu código ficará assim:
// Lembrando de associar este código ao evento "Key Press -> P".
// Se você associá-lo ao evento "Key Release" você vai cair na mesma janela!
message_alpha(0);
Dessa forma quando o jogador pressionar "P" o jogo vai congelar. E quando ele pressionar "P" novamente, vai retornar ao jogo. Ok?
2ª Pergunta
Há uma função que joga na tela uma caixa onde pode ser digitada uma linha de texto. Você pode usá-la para pedir ao jogador informações e alterar suas variáveis.
Suponhamos que eu seja o jogador e esteja na tela de escolha de personagens de uma jogo de RPG. Após escolher meu personagem, ainda me resta definir o nome dele.
Se o nome de meu personagem for guardado em uma variável chamada "name_char", por exemplo, basta chamar a função get_string() apontando para essa variável. Por exemplo:
//
name_char:=get_string('Digite seu nome','');
ou
// Aqui a gente definiu um nome padrão, caso nenhum seja digitado.
name_char:=get_string('Insira seu nome','Iori Yagami');
Ok?
Se a sua variável for um número e não uma string(um texto), você terá que converter a string em um número com a função real().
//Vamos pedir ao jogador um número para ser somado ao número 10
//usando a mesma variável name_char.
name_char:=real(get_string('Digite um valor',''));
name_char+=10;
Faça bom uso! Até!
Não se preocupe, existe sim uma maneira de se fazer isso. Bom, vamos lá...
1ª Pergunta
O Game Maker tem uma função chamada show_string_ext(), que como diz o próprio nome, mostra na tela uma "mensagem de texto extendida".
Essa função se baseia em uma caixa de texto com uma mensagem de 1 à 3 botões de resposta. Cada botão da mensagem pode ser definido à uma chave do teclado, como por exemplo a tecla "C" que equivale à cancelar nas janelas do Windows. O que devemos fazer é chamar essa função ocultando todas as mensagens e todos os botões, associando um deles à tecla "P", usando um "&" antes da opção.
Deixe-me explicar melhor. Vamos ocultar a mensagem toda e associar um botão da mensagem (que não tem função alguma) à tecla "P" como no exemplo abaixo:
Agora, basta ocultar apenas a janela através da função message_alpha().
Essa última função só funciona a partir do Windows 2000, Ok? Ela define um grau de transparência para a janela. Se eu a definir como "0.5" ela ficaria 50% transparente!
Vale a pena dar uma olhada nela, pois dá um visual bem legal! Observação: ela deve ser definida antes da função show_message_ext().
Voltando à idéia, seu código ficará assim:
// Lembrando de associar este código ao evento "Key Press -> P".
// Se você associá-lo ao evento "Key Release" você vai cair na mesma janela!
message_alpha(0);
Dessa forma quando o jogador pressionar "P" o jogo vai congelar. E quando ele pressionar "P" novamente, vai retornar ao jogo. Ok?
2ª Pergunta
Há uma função que joga na tela uma caixa onde pode ser digitada uma linha de texto. Você pode usá-la para pedir ao jogador informações e alterar suas variáveis.
Suponhamos que eu seja o jogador e esteja na tela de escolha de personagens de uma jogo de RPG. Após escolher meu personagem, ainda me resta definir o nome dele.
Se o nome de meu personagem for guardado em uma variável chamada "name_char", por exemplo, basta chamar a função get_string() apontando para essa variável. Por exemplo:
//
name_char:=get_string('Digite seu nome','');
ou
// Aqui a gente definiu um nome padrão, caso nenhum seja digitado.
name_char:=get_string('Insira seu nome','Iori Yagami');
Ok?
Se a sua variável for um número e não uma string(um texto), você terá que converter a string em um número com a função real().
//Vamos pedir ao jogador um número para ser somado ao número 10
//usando a mesma variável name_char.
name_char:=real(get_string('Digite um valor',''));
name_char+=10;
Faça bom uso! Até!
Convidad- Convidado
primeiro crie um evento keyboard com a tecla que a pessoa vai apertar para pausar
depois va na aba main2 e coloque display message e coloque "Jogo pausado"
pronto so com 2 passos
depois va na aba main2 e coloque display message e coloque "Jogo pausado"
pronto so com 2 passos
bom
Editado por Hélio:
Cuidado com o flood! leia as regras se quiser ter um bom desempenho no fórum!
Alertado.
Editado por Hélio:
Cuidado com o flood! leia as regras se quiser ter um bom desempenho no fórum!
Alertado.
geo TL- Data de inscrição : 04/12/2009
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
geo TL escreveu:bom
Você é novato, como vi. Mas tenho uma dica para você: Nunca reviva tópicos muito antigos, pois assim você poderá perder "pontos" na sua barra de respeito as regras, ou até ser banido. Por isso leia as regras do forúm
Editado por Hélio:
Cuidado ao alertar os outros usuários, também é contra as regras, deixe para a moderação.
Alertado.
ei cara, existe uma lib no site yoyo games que tem isso!
é só da uma pesquisada!
Editado por CPinheiro: a dúvida já tinha sido respondida.
Tópico trancado para evitar mais posts desnecessários.
é só da uma pesquisada!
Editado por CPinheiro: a dúvida já tinha sido respondida.
Tópico trancado para evitar mais posts desnecessários.
tedi- Data de inscrição : 24/07/2009
Número de Mensagens : 110
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0