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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios
+2
PedroX
tedi
6 participantes
Página 1 de 1
[Pedido] Como fazer um criador de cenarios
Oi galera, eu to com uma duvida, como se faz um criador de cenarios com base em um tile set?
Explicacao:
Um programa onde aparece um tile set do lado e nos vamos clicando nos tiles que queremos e depois vamos pintando o mapa.
Ja existe um programa assim mas eu nao me lembro o nome e a ferramenta de pesquisa pra mim ta estragada porque toda vez que eu tento pesquisar algo (nem que eu use ums unica palavra) ele diz que nao existe. :|
Eu quero saber isso pois to tentando fazer um programinha bel legal mas isso é o unico problema!!! :|
se algume souber como se faz esse programinha me fala
Explicacao:
Um programa onde aparece um tile set do lado e nos vamos clicando nos tiles que queremos e depois vamos pintando o mapa.
Ja existe um programa assim mas eu nao me lembro o nome e a ferramenta de pesquisa pra mim ta estragada porque toda vez que eu tento pesquisar algo (nem que eu use ums unica palavra) ele diz que nao existe. :|
Eu quero saber isso pois to tentando fazer um programinha bel legal mas isso é o unico problema!!! :|
se algume souber como se faz esse programinha me fala
tedi- Data de inscrição : 24/07/2009
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Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
finja que a tile é um spr
entao use sprite_add
e depois sprite_index
entao use sprite_add
e depois sprite_index
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
Nao entendi muito
tedi- Data de inscrição : 24/07/2009
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Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
rapaz eu faria assim:
no lado esquerdo colocaria os tile sets, seriam imagens jogadas em objetos independentes todos do mesmo tamanho.
na direita colocaria uma expecia de tabela feita de quadradinhos (espaços pros tile sets), tmb seriam objetos separados.
Caso o cara clicasse no tile set a esquerda ele copiaria o memso objeto nas coordenadas do mouse e seguiria o mause. Se colidisse com o objeto espaço vazio e clicado ele ficaria nas mesmas coordenadas desse objeto vazio..
Agora eu nao saberia transformar tudo numa imagem so no final...
no lado esquerdo colocaria os tile sets, seriam imagens jogadas em objetos independentes todos do mesmo tamanho.
na direita colocaria uma expecia de tabela feita de quadradinhos (espaços pros tile sets), tmb seriam objetos separados.
Caso o cara clicasse no tile set a esquerda ele copiaria o memso objeto nas coordenadas do mouse e seguiria o mause. Se colidisse com o objeto espaço vazio e clicado ele ficaria nas mesmas coordenadas desse objeto vazio..
Agora eu nao saberia transformar tudo numa imagem so no final...
Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
Primeiro do lado esquerdo vc poe pra quando clica:
global.tile1=sprite_add(get_open_filename("",""),-1,0,1,0,0,0,0)
e no objeto da direita:
sprite_index=global.tile1
global.tile1=sprite_add(get_open_filename("",""),-1,0,1,0,0,0,0)
e no objeto da direita:
sprite_index=global.tile1
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Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
kara mais ae não seria um editor de mapas, seria um "paint" basicamente. Ele tem que adicionar os objetos e não sprites. Eu poderia ajudá-lo mas eu tenho problemas com meu editor de mapas também. Eu consigo salvar, mas pra carregar eh um problema =/Pedro Henrique escreveu:Primeiro do lado esquerdo vc poe pra quando clica:
global.tile1=sprite_add(get_open_filename("",""),-1,0,1,0,0,0,0)
e no objeto da direita:
sprite_index=global.tile1
Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
aqui:
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-completos-f6/map-editor-rmxp-stylesegundo-projeto-completo-t4126.htm?highlight=map+editor
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-completos-f6/map-editor-rmxp-stylesegundo-projeto-completo-t4126.htm?highlight=map+editor
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
XD vo fazer um engine pois todo mundo ta querendo explicar e isto e realmente complicado.
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Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
Os passos seriam os seguintes:
- Carregar a imagem
- Desenhar a imagem
- Desenhar uma grade para marcar as dimensões de cada tile
- Criar uma lista (ds_grid ou ds_map) que marca os posições de cada tile na imagem
- Criar uma lista (ds_grid) cujo cada ponto representa uma posição x y da room e quando o utilizador clicar sobre uma posição, um valor que representa a imagem e a posição do tile será atribuído a posição x y da room
- Desenvolver um formato próprio de arquivo para guardar os dados do cenário
- Desenvolver um sistema para carregar esse arquivo no GM e desenhar todo o cenário
O formato do arquivo de dados poderia ser:
== Cabeçalho ==
3 bytes -> versão do arquivo
2 bytes -> número total de tiles
1 byte -> número total de imagens usadas
== Imagens ==
2 bytes -> id da imagem
Texto -> nome ou caminho da imagem
2 bytes -> dimensão x dos tiles
2 bytes -> dimensão y dos tiles
-Repetir até acabar as imagens-
== Data estrutura do cenário ==
Texto -> source da data estruturada (ds_grid)
== Ropadé ==
Texto -> indicação do final da data estruturada
- Fim do arquivo
Na hora de carregar o arquivo no GM você pode criar um loop que desenhar cada tile em sua respectiva posição.
Tópico movido.
- Carregar a imagem
- Desenhar a imagem
- Desenhar uma grade para marcar as dimensões de cada tile
- Criar uma lista (ds_grid ou ds_map) que marca os posições de cada tile na imagem
- Criar uma lista (ds_grid) cujo cada ponto representa uma posição x y da room e quando o utilizador clicar sobre uma posição, um valor que representa a imagem e a posição do tile será atribuído a posição x y da room
- Desenvolver um formato próprio de arquivo para guardar os dados do cenário
- Desenvolver um sistema para carregar esse arquivo no GM e desenhar todo o cenário
O formato do arquivo de dados poderia ser:
== Cabeçalho ==
3 bytes -> versão do arquivo
2 bytes -> número total de tiles
1 byte -> número total de imagens usadas
== Imagens ==
2 bytes -> id da imagem
Texto -> nome ou caminho da imagem
2 bytes -> dimensão x dos tiles
2 bytes -> dimensão y dos tiles
-Repetir até acabar as imagens-
== Data estrutura do cenário ==
Texto -> source da data estruturada (ds_grid)
== Ropadé ==
Texto -> indicação do final da data estruturada
- Fim do arquivo
Na hora de carregar o arquivo no GM você pode criar um loop que desenhar cada tile em sua respectiva posição.
Tópico movido.
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