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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios

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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por tedi Sáb 16 Jan 2010, 15:08

Oi galera, eu to com uma duvida, como se faz um criador de cenarios com base em um tile set?
Explicacao:
Um programa onde aparece um tile set do lado e nos vamos clicando nos tiles que queremos e depois vamos pintando o mapa.

Ja existe um programa assim mas eu nao me lembro o nome e a ferramenta de pesquisa pra mim ta estragada porque toda vez que eu tento pesquisar algo (nem que eu use ums unica palavra) ele diz que nao existe. :|

Eu quero saber isso pois to tentando fazer um programinha bel legal mas isso é o unico problema!!! :|
se algume souber como se faz esse programinha me fala cheers
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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por PedroX Sáb 16 Jan 2010, 15:13

finja que a tile é um spr
entao use sprite_add
e depois sprite_index

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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por tedi Sáb 16 Jan 2010, 15:32

Nao entendi muito
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Mensagem por Anderson3d Sáb 16 Jan 2010, 16:49

rapaz eu faria assim:
no lado esquerdo colocaria os tile sets, seriam imagens jogadas em objetos independentes todos do mesmo tamanho.
na direita colocaria uma expecia de tabela feita de quadradinhos (espaços pros tile sets), tmb seriam objetos separados.

Caso o cara clicasse no tile set a esquerda ele copiaria o memso objeto nas coordenadas do mouse e seguiria o mause. Se colidisse com o objeto espaço vazio e clicado ele ficaria nas mesmas coordenadas desse objeto vazio..

Agora eu nao saberia transformar tudo numa imagem so no final...
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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por PedroX Sáb 16 Jan 2010, 17:01

Primeiro do lado esquerdo vc poe pra quando clica:
global.tile1=sprite_add(get_open_filename("",""),-1,0,1,0,0,0,0)

e no objeto da direita:
sprite_index=global.tile1

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Mensagem por wac2007 Seg 01 Mar 2010, 16:17

Pedro Henrique escreveu:Primeiro do lado esquerdo vc poe pra quando clica:
global.tile1=sprite_add(get_open_filename("",""),-1,0,1,0,0,0,0)

e no objeto da direita:
sprite_index=global.tile1
kara mais ae não seria um editor de mapas, seria um "paint" basicamente. Ele tem que adicionar os objetos e não sprites. Eu poderia ajudá-lo mas eu tenho problemas com meu editor de mapas também. Eu consigo salvar, mas pra carregar eh um problema =/
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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por PedroX Seg 01 Mar 2010, 18:29

aqui:
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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por makgamer Seg 01 Mar 2010, 19:57

XD vo fazer um engine pois todo mundo ta querendo explicar e isto e realmente complicado.
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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

Mensagem por Kabeção Seg 01 Mar 2010, 21:14

Os passos seriam os seguintes:

- Carregar a imagem
- Desenhar a imagem
- Desenhar uma grade para marcar as dimensões de cada tile
- Criar uma lista (ds_grid ou ds_map) que marca os posições de cada tile na imagem
- Criar uma lista (ds_grid) cujo cada ponto representa uma posição x y da room e quando o utilizador clicar sobre uma posição, um valor que representa a imagem e a posição do tile será atribuído a posição x y da room
- Desenvolver um formato próprio de arquivo para guardar os dados do cenário
- Desenvolver um sistema para carregar esse arquivo no GM e desenhar todo o cenário

O formato do arquivo de dados poderia ser:
== Cabeçalho ==
3 bytes -> versão do arquivo
2 bytes -> número total de tiles
1 byte -> número total de imagens usadas

== Imagens ==
2 bytes -> id da imagem
Texto -> nome ou caminho da imagem
2 bytes -> dimensão x dos tiles
2 bytes -> dimensão y dos tiles
-Repetir até acabar as imagens-

== Data estrutura do cenário ==
Texto -> source da data estruturada (ds_grid)

== Ropadé ==
Texto -> indicação do final da data estruturada
- Fim do arquivo

Na hora de carregar o arquivo no GM você pode criar um loop que desenhar cada tile em sua respectiva posição.

Tópico movido.
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[Pedido] Como fazer um criador de cenarios Empty Re: [Pedido] Como fazer um criador de cenarios

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