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inimigo atirando pro lado que vai o personagem
3 participantes
Página 1 de 1
inimigo atirando pro lado que vai o personagem
Estou com uma dúvida:
Criei um inimigo com IA mas só consegui fazer ele perseguir e atirar no personagem
pro lado direto.Queria q quando o personagem fosse pra esquerda, o inimigo mudasse
pro sprite da esquer.e atirasse com o tiro da esquer.
Isso com os mesmos movimentos q faz do lado direito.
Ai está a step do inimigo:
var vel;
vel=3
if instance_exists(object109)&&distance_to_object(object109)>1{
if x>object109.x{hspeed=-vel}
if x<object109.x{hspeed=vel}
}else{hspeed=0}
// IA pular buracos
if place_free(x+9,y+5)&& not place_free(x,y+1){hspeed=5 vspeed=-15}
//pulo pra trás
if place_free(x-9,y+5)&& not place_free(x,y+1){hspeed=-5vspeed=-15}
if instance_exists(object109){
if y>object109.y && not place_free(x+5,y+1){vspeed=-15 hspeed=+3}
if y>object109.y && not place_free(x-5,y+1){vspeed=-15 hspeed=-3}
if distance_to_object(object109)<170{atira+=random(300)}
}
if atira>100{instance_create(x,y,object119)atira=0}
Lembrando:
object109:personagem
object119:bala do inimigo
De já, agradeço.
Criei um inimigo com IA mas só consegui fazer ele perseguir e atirar no personagem
pro lado direto.Queria q quando o personagem fosse pra esquerda, o inimigo mudasse
pro sprite da esquer.e atirasse com o tiro da esquer.
Isso com os mesmos movimentos q faz do lado direito.
Ai está a step do inimigo:
var vel;
vel=3
if instance_exists(object109)&&distance_to_object(object109)>1{
if x>object109.x{hspeed=-vel}
if x<object109.x{hspeed=vel}
}else{hspeed=0}
// IA pular buracos
if place_free(x+9,y+5)&& not place_free(x,y+1){hspeed=5 vspeed=-15}
//pulo pra trás
if place_free(x-9,y+5)&& not place_free(x,y+1){hspeed=-5vspeed=-15}
if instance_exists(object109){
if y>object109.y && not place_free(x+5,y+1){vspeed=-15 hspeed=+3}
if y>object109.y && not place_free(x-5,y+1){vspeed=-15 hspeed=-3}
if distance_to_object(object109)<170{atira+=random(300)}
}
if atira>100{instance_create(x,y,object119)atira=0}
Lembrando:
object109:personagem
object119:bala do inimigo
De já, agradeço.
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
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Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem
Cria uma variável global chamada lado no create do inimigo:
OBS : Caso você já tenha uma variável chamada "lado", invente outro nome para a do meu código !
No step do inimigo coloca:
OBS : A sprite original do seu inimigo deve estar com a frente virada para a direita !
Agora se você colocou já um código de movimento no step da " bala do inimigo " apague, e coloque isso no "create" dele:
Outra coisa porque você não coloca nome nos seus objetos, para ficar mais fácil de se entender ?
OBS : Caso você já tenha uma variável chamada "lado", invente outro nome para a do meu código !
- Código:
globalvar lado;
lado=1
No step do inimigo coloca:
OBS : A sprite original do seu inimigo deve estar com a frente virada para a direita !
- Código:
if hspeed>0{lado=1}
if hspeed<0{lado=0}
if lado=1{image_xscale=1}
if lado=0{image_xscale=-1}
Agora se você colocou já um código de movimento no step da " bala do inimigo " apague, e coloque isso no "create" dele:
- Código:
if lado=1 {hspeed=15} // regule do seu gosto
if lado=0 {hspeed=-15} //regule do seu gosto
Outra coisa porque você não coloca nome nos seus objetos, para ficar mais fácil de se entender ?
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem
então,no caso,qual lado(0 e 1) corresponde o esquerdo e o direito?
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem
"1" corresponde à direita e "0" à esquerda ! Mas isso não importa muito, o que importa é o que acontece quando o lado é igual á "1" e o que acontece quando o lado é igual à "0",e quando eles se tornam "0" ou se tornam "1", quais as funções vão ocorrer quando isso acontecer... Pois os numeros você pode trocá-los por qual você pretender.
Por exemplo se você preferir trocar o "0" por "8" e o "1" por "50", você pode fazer, só não pode esquecer de dizer para o computador quando que o lado vai ser igual à "8" e o que vai acontecer quando o lado ser igual à "8" !
Por exemplo se você preferir trocar o "0" por "8" e o "1" por "50", você pode fazer, só não pode esquecer de dizer para o computador quando que o lado vai ser igual à "8" e o que vai acontecer quando o lado ser igual à "8" !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem
valeu cara!me tirou tantas duvidas q vou reativar alguns projetos meus esquecidos!
um feloz natal e feliz ano novo antecipado!!!
um feloz natal e feliz ano novo antecipado!!!
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem
ASHUASHUASHU
Bem antecipado em... =D
Hehe
Legal Denis... Tiro umas duvidas minhas também ! =D
Abraços
CyraxX
Bem antecipado em... =D
Hehe
Legal Denis... Tiro umas duvidas minhas também ! =D
Abraços
CyraxX
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
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