GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Alarmes. WTF?

+5
KADAGE
André Gustavo
kitsu
Sr. Sinistro
CPinheiro
9 participantes

Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Alarmes. WTF?

Mensagem por CPinheiro Qui 17 Set 2009, 21:56

Básico sobre alarmes no Game Maker
Autor: CPinheiro / Morello

Bem, eu escrevi uma matéria falando sobre alarmes há muito tempo, mas percebi que ela não estava tão boa quanto eu pensava. Acabo de chegar da academia e resolvi postar um tutorial aqui. E será um tutorial sobre alarmes.

Conceito
Alarmes são eventos que são disparados após algum tempo pré-determinado. Por exemplo, eu programo para que, depois de 5 segundos, apareça um novo inimigo na tela. Para fazer com que o inimigo seja criado cinco segundos depois, podemos usar vários métodos, porém o mais simples e eficiente são os alarmes.

No Game Maker (6.1) existem 12 alarmes para serem usados, de 0 a 11. Cada objeto tem seus próprios eventos de alarme, independente do outro.

Alarmes. WTF? Tutoimg1c


1,2,3, testando

Para que você entenda melhor como funciona os alarmes, vamos fazer alguns testes. Crie um projeto novo. Você deve saber como fazer isso.
Após criar um novo projeto, crie um objeto e depois, clique em Add Event. Você verá uma aba com um relógio ao lado do nome Alarm. Clique nela e aparecerão os alarmes, para você escolher. Escolha o Alarm 0.

Você verá que o evento Alarm 0 apareceu na lista de eventos do objeto.

Alarmes. WTF? Tutoimg2

Nesse evento, adicione a ação execute a piece of code (a mesma usada para adicionar códigos em GML) e escreva isso:

Código:

show_message("Coloque a sua mensagem aqui!");
O comando show_message faz com que apareça uma mensagem na tela. Dentro das aspas, você deve colocar a mensagem que você quer que apareça. Não tire as aspas, ou o código não vai funcionar.

Agora, precisamos fazer o alarme ser tocado. Isso não é difícil, é só definir quando o tempo começará a ser contado para que o evento alarm 0 ocorra. Vamos fazer isso no evento Create. Adicione-o.

No evento Create, adicione uma ação execute a piece of code com isso:

Código:

alarm[0] = 150;
É simples. A velocidade padrão das rooms do GM é 30 (normalmente, ninguém muda, sempre fica assim). Logo, funciona assim: alarm[nº do alarme] = nº de segundos * 30.

Então, no caso, 150 : 30 = 5 segundos. No caso, setamos o alarme número zero, que foi aquele que criamos o evento antes.
Teste o jogo e veja. Após cinco segundos, uma mensagem aparece na tela. Grande!
Lembre-se de que você tem outros 11 alarmes para usar. Por exemplo, depois da linha do show_message no evento Alarm 0, você poderia fazer isso:

Código:

alarm[1]= 60;
E em um evento Alarm 1 (embaixo do evento Alarm 0):
Código:

show_message("Outra mensagem. Essa só demorou 2 segundos!");
Use a sua criatividade!

Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso?
Existem várias coisas para que se usem alarmes. Por exemplo, você pode querer que seu chefão ataque de 2 em 2 segundos. Você poderia adicionar um evento Alarm 0 (ou qualquer outro alarme) e colocar isso:

Código:

instance_create(x,y,laser);
alarm[0] = 60;
Nesse caso, o chefão iria criar o laser e depois de dois segundos o alarme seria tocado novamente, fazendo o código se repetir.
Não se esqueça que você tem que fazer o alarme tocar antes em algum outro evento, como no Create com esse código:

Código:

alarm[0] = 60;
Só pra esclarecer. 60 : 30 = 2 segundos.

Um macete que aprendi com um amigo para não ter que ficar fazendo esses cálculos na hora de usar alarmes é fazer isso:
Código:

alarm[0] = 1 * room_speed;
room_speed é a velocidade atual da room (normalmente 30). No caso, setamos o alarme 0 para "1" (número se segundos) multiplicado pela room_speed. Assim, você não precisa fazer calculos nem se preocupar com a velocidade da room.
---

Bem, aqui vai mais um tutorial. Creio que esse tenha ficado bem melhor que o antigo. Gostei do resultado. (: Agora é torcer para que vocês também gostem.
Falows.


Última edição por CPinheiro em Qua 02 Dez 2009, 19:12, editado 1 vez(es)
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por Convidad Sex 18 Set 2009, 22:01

PERFEITO! Está impecável, formatação caprichada e muuuuuito bem colocado. Valeu CPinheiro!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por Sr. Sinistro Qua 23 Set 2009, 13:28

Muito legal o tópico. Organizado e bem explicado... Só uma pergunta... Qual sistema operacional que está sendo utilizado no pc das fotos, ou qual tema??
Sr. Sinistro
Sr. Sinistro

Data de inscrição : 23/06/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 542
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por kitsu Qua 23 Set 2009, 13:36

Bom tutorial!!!
Em alguns testes que fiz com alarmes sempre tinha problemas com o tempo que demorarava a ativalos, mas agora esta a dar tudo direitinho
kitsu
kitsu

Data de inscrição : 23/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por CPinheiro Qua 23 Set 2009, 16:35

Edu4 escreveu:Muito legal o tópico. Organizado e bem explicado... Só uma pergunta... Qual sistema operacional que está sendo utilizado no pc das fotos, ou qual tema??

Windows XP. Quanto ao tema, é o do Windows XP normal, só que um pouco modificado. Não fui eu que instalei esse tema.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por André Gustavo Qua 23 Set 2009, 19:17

Muito bom esse tutorial bem explicado!mas acho que vc poderia te criado uma engine pra ajuda os iniciantes em gm!
André Gustavo
André Gustavo

Data de inscrição : 16/06/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 278
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por KADAGE Qua 23 Set 2009, 20:00

Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )
avatar
KADAGE

Data de inscrição : 11/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 43
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por CPinheiro Qua 23 Set 2009, 21:41

KADAGE escreveu:Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )

Meu deus, pra quê banir palavrões? Coisa non-sense, sério.
Colocar Deus no meio deles? No comments. Mas como bom ateu que sou, vou ignorar essa parte e talvez rir um pouco.
Ah, detalhe: seu post foi Flood. Da próxima vez, comente o tutorial (seja qual for), e não somente uma palavra dele. É mega chato ter que postar só pra dar puxão de orelha em usuário, sério.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por doidobr Qua 23 Set 2009, 22:15

CPinheiro escreveu:
KADAGE escreveu:Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )

Meu deus, pra quê banir palavrões? Coisa non-sense, sério.
Colocar Deus no meio deles? No comments. Mas como bom ateu que sou, vou ignorar essa parte e talvez rir um pouco.
Ah, detalhe: seu post foi Flood. Da próxima vez, comente o tutorial (seja qual for), e não somente uma palavra dele. É mega chato ter que postar só pra dar puxão de orelha em usuário, sério.

Eu acho que o teu também foi.

~Tópic

Hmm,muito bom tutorial.
Mesmo já sabendo disso,me ajudou em alguma coisa.
E também deve ter ajudado muitos!
Flw

Edit:

Obrigado pela resposta amigo Smile


Última edição por doidobr em Qua 23 Set 2009, 23:26, editado 1 vez(es)
doidobr
doidobr

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 670
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por CPinheiro Qua 23 Set 2009, 22:27

doidobr escreveu:
Eu acho que o teu também foi.
Não foi não. Ela postou uma reclamação, e eu tinha a obrigação de responder. A questão é que ele(a) deveria ter criado um tópico só pra isso, não fazer um post poluidor de tutoriais para falar de palavrões e de Deus. A questão é: post ou tópico, foi uma crítica idiota.

Assim como eu estou te respondendo agora.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por chaampignon Seg 05 Out 2009, 12:56

dr pepper disse q boia os novatossss

Editado por CPinheiro: Dr. Pepper disse que você floodou. Leia as regras. Avisado.
chaampignon
chaampignon

Data de inscrição : 12/09/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 124
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por lcj Dom 24 Jan 2010, 23:10

Otimo tutorial, ajudou bastante.Valeu CPinheiro.

Alarmes. WTF? Gif_rojo

Editado por CyraxX: Cuidado ao revir tópico muito antigo. Alertado.
avatar
lcj

Data de inscrição : 18/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 41
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por Adriel Qua 02 Jun 2010, 20:31

Ainda assim eu não consigo usar alarms... porque, no meu jogo, quando você bate na hiena, tem um alarm lá de 2 seg., e, no evento do alarm 0 ( o que eu usei ) não dá certo!
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Alarmes. WTF? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Alarmes. WTF? Empty Re: Alarmes. WTF?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos