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Pergunta sobre colisção e alarmes

3 participantes

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Pergunta sobre colisção e alarmes  Empty Pergunta sobre colisção e alarmes

Mensagem por RODRIGO LEANDRIN Sex 08 Fev 2013, 00:20

Olá pessoal, estou com problema em relação colisão e alarmes.
Estou fazendo um jogo estilo last stand (você deve ficar atrás de uma barreira e defende-la e evitar que inimigos cheguem do outro lado). Criei inimigos e life para eles, crie a barreira com life e com colisão para os inimigos.
O problema é o seguinte: ao iniciar colisão com barreira ela è automaticamente destruida pois os danos não possuem intervalo de tempo.
Gostaria de saber se consigo adcionar um delay ou alarme para inimigo atacar a barreira a cada 4 ou 3 segundos e se possível adcionar uma animação do inimigo batendo na barreira em relação ao dano.
Já agradeço a ajuda de todos e aguardo resposta.
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Pergunta sobre colisção e alarmes  Empty Re: Pergunta sobre colisção e alarmes

Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 08 Fev 2013, 07:11

Voce pode definir o alarm pela action ou pelo script
alarm[0]=tempo que vc quiser
Lembrese que o alarm e em frames NAO em segundos, ou seja, para conseguir um segundo em um jogo 30fps vc deve colocar 30.
Para facilitar os calculos coloque o numero vezes room_speed.
ex alarm[0]=4*rooom_speed

Para entender melhor colisoes prorcuro em tutoriais ou FAQ aqui no forum
Rodrigo Santiago
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Mensagem por RODRIGO LEANDRIN Sex 08 Fev 2013, 23:01

OK! Mas, isso eu sei chará valeu, o problema e dar sequência e intercalar o alrme com colisão tirando vida da bareria...
criar alarme eu sei, o B.O é fazer funcionar de maneira correta.
agradeço a atenção.
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Pergunta sobre colisção e alarmes  Empty Re: Pergunta sobre colisção e alarmes

Mensagem por Eudes - Hyo Sex 08 Fev 2013, 23:14

fala ai Rodrigo, blz?

para causar um Delay em ataques assim, vc pode usar uma variavel
no Inimigo para controlar se ele estará atacando ou não.

por exemplo: A colisão acontece o tempo todo, certo? mas vc pode testar o valor dessa variavel
para decidir se vai chamar o Alarm que executa o ataque.

vc inicia a variavel com 0.
aí na Colisão vc verifica se a Variavel é igual a 0, então muda o valor dela para 1, e chama o Alarm para "atacar".
no fim do Alarm vc volta o valor da Variavel para 0, permitindo que o ciclo recomece.


Última edição por Eudes - Hyo em Sex 08 Fev 2013, 23:20, editado 1 vez(es)
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Mensagem por RODRIGO LEANDRIN Sex 08 Fev 2013, 23:18

Sim, se possível me explique por favor, estou quebrando cabeça tentando intercalar...
agradeço a ajuda, aguardo resposta
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Mensagem por Eudes - Hyo Sex 08 Fev 2013, 23:37

exemplo:
no Create declare uma variavel "ataque" com valor 0
na Colisão com a Barreira , vc pode por algo assim:

if self.ataque = 0 {
self.ataque = 1;
alarm[0] = 60;
}
Se "ataque" for 0, vc muda o valor e chama o Alarme

No Alarme[0], vc pode fazer a ação do tal ataque , e na última linha muda o valor da variavel "ataque"

self.ataque = 0;

esse é só um jeito de fazer, vc pode testar e ver se é bom pra vc. Existem outros meios de se fazer isso.
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Pergunta sobre colisção e alarmes  Empty Re: Pergunta sobre colisção e alarmes

Mensagem por RODRIGO LEANDRIN Sáb 09 Fev 2013, 17:20

Você diz ação no alarme, o certo é place meeting, collision, qual seria o correto, me desculpe sou iniciante, qual ação seria correta lembrando somente quando ocorre colisão entre o "zombie" e a "barreira"
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Mensagem por Eudes - Hyo Sáb 09 Fev 2013, 19:23

Exato, o exemplo que eu coloquei é para ser posto no objeto Zombie, ou qualquer monstro.
Aí nesse objeto fica o Evento de Colisão com o objeto Barreira.

Essa "ação no Alarm" que eu disse seriam os comandos que vc vai por para o Zombie atacar a barreira, como mudar a Sprite do Zombie, ou diminuir o HP da Barreira, coisas assim.
Mas vc entendeu +/- a lógica?
-No Create, criar variavel
-Na Colisão, testar variavel, mudar seu valor e chamar Alarme com tempo
-No Alarme, colocar comandos para ataque e mudar variavel para valor original
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Mensagem por RODRIGO LEANDRIN Sáb 09 Fev 2013, 19:52

olha meu teste fiz assim
no create do zombie
execute code: variavel at(ataque)=1
colisão com barreira coloquei execute code:
if at=1{
at=0;
alarm[0]=60;}

no alarme 0 coloquei
object15.hp-=5 (hp da barreira seria 60, teste)
at=1

DEU CERTO!!!, muito obrigado eudes.
obs:é possível parar meu objeto e mudar sprite com animação batendo na barreira em relação ao sistema sem afeta-lo(no qual fiquei um dia inteiro para conseguir)
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Mensagem por Eudes - Hyo Dom 10 Fev 2013, 11:58

blz cara.
Não sei como vc está fazendo para movimentar o Monstro, mas acretido que é possível pará-lo e mudar sua Sprite sim.

Para mudar a Sprite é só setar uma outra Sprite que vc tenha mesmo.
Para parar o movimento é só setar a variavel para 0, como:
speed = 0; ou hspeed = 0;
Depende de qual vc estiver usando para movimentá-lo.
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