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[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

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[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Capote Seg 05 Abr 2021, 07:49

Estou tentando fazer um projeto como um jogo de tiro com câmera isométrica, a sprite da arma fica no player, e a origem da bala precisa ficar como o diagrama da imagem anexada sugere. Estou a alguns dias tentando formular uma equação que consiga relacionar o ângulo do player com a origem da bala utilizando plano cartesiano, mas ainda não consegui, achei que vindo a este fórum poderia achar alguma ajuda.


https://drive.google.com/file/d/1Bp1PFu5Qb9VF3UJpcJHyHpgoQXbpeDX1/view?usp=drivesdk
Descrição da imagem:
OG= Origem objeto, no caso a origem da bala
A seta representa o player e o ângulo
esquerda = 0º
cima = 90º
direita = 180º
baixo = 270º

Acabei anotando isso aqui também:(A = ângulo)
0º{x=-1;y= 1;}
90º{x=1;y= 1;}
180º{x=1;y= -1;}
270º{x=-1;y= -1;}

a <= 90 {x<=0;y>=0;}
a > 90 {x>=0;y<=0;}

Acho que estas últimas duas podem estar erradas.


Última edição por Capote em Ter 06 Abr 2021, 07:38, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por NPH Seg 05 Abr 2021, 21:08

pode se usar o lengthdir_x(distancia,angulo) e lengthdir_y(distancia,angulo) para calcular os pontos onde um objeto pode se basear, um exemplo que uso em meu projeto recente onde a nave atira pela ponta do sprite sempre, não importa o ângulo que deixo em direction:
Código:
//End Step Event
px=x+lengthdir_x(pd,pa+direction);
py=y+lengthdir_y(pd,pa+direction);
Note que usei o End Step pois ele fará o cálculo depois de executar o que é preciso no Step, assim não fica fora de sincronia e sempre que atiro as balas sempre saem do mesmo ponto xy do objeto Very Happy
Flws!
[EDIT]
Pode-se usar isso com um "offset" tipo, se direction=0 fazer você ir pra cima por exemplo, pode usar um offset nas funções:
Código:
pontox=x+lengthdir_x(distancia,direction+45);
pontoy=y+lengthdir_y(distancia,direction+45);
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[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Capote Ter 06 Abr 2021, 07:36

Obrigado, funcionou Very Happy
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