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[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
3 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
Olá,
eu tenho um objeto inimigo (obj_inimigo) com algumas instâncias dele espalhadas pelo meu mapa (platformer).
O que eu gostaria é que quando eu atacasse uma instância dessas
(ela entraria em estado de combate: combat_mode = true), outra que esteja próxima também entrassem em estado de combate (combat_mode = true)
*criei a variável friend no create para saber qual inimigo que está próximo
o que eu tenho até agora:
no create do obj_inimigo:
friend = collision_circle(x, y, 250, obj_inimigo, false, true)
no step do obj_inimigo:
if friend.combat_mode = true
{
combat_mode = true
}
quando eu coloco o ID do inimigo diretamente com a variável
(ficando dessa maneira: (100047).combat_mode = true) o sistema funciona, porém, obviamente, todas as instâncias da room entram em modo de combate quando eu ataco o inimigo 100047.
Então, eu gostaria de conseguir utilizar essa função de maneira integrada ao collision circle, ou seja, o inimigo só defenderá outro inimigo se este estiver próximo.
Grato desde já.
eu tenho um objeto inimigo (obj_inimigo) com algumas instâncias dele espalhadas pelo meu mapa (platformer).
O que eu gostaria é que quando eu atacasse uma instância dessas
(ela entraria em estado de combate: combat_mode = true), outra que esteja próxima também entrassem em estado de combate (combat_mode = true)
*criei a variável friend no create para saber qual inimigo que está próximo
o que eu tenho até agora:
no create do obj_inimigo:
friend = collision_circle(x, y, 250, obj_inimigo, false, true)
no step do obj_inimigo:
if friend.combat_mode = true
{
combat_mode = true
}
quando eu coloco o ID do inimigo diretamente com a variável
(ficando dessa maneira: (100047).combat_mode = true) o sistema funciona, porém, obviamente, todas as instâncias da room entram em modo de combate quando eu ataco o inimigo 100047.
Então, eu gostaria de conseguir utilizar essa função de maneira integrada ao collision circle, ou seja, o inimigo só defenderá outro inimigo se este estiver próximo.
Grato desde já.
Última edição por Victor Fernandes em Qua 01 Jul 2015, 18:18, editado 1 vez(es)
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Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
vc podia fazer o seguinte:
- Código:
if distance_to_object(obj_inimigo)<250
{
near=instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if near.combat_mode
combat_mode=true
}
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Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
Seu sistema funciona, a questão é que você se esqueceu de alguns detalhes.
Considerando que cada inimigo cobre uma área cujo raio é de 250 pixels, isso significa que o mesmo pega mais da metade da área da room. De acordo com seu código, quando um inimigo (friend) é atacado, os aliados que estiverem próximos também entrarão para o combate. Com isso, temos o raio do primeiro aliado, que fará outros aliados ativarem seus raios também, ou seja, todo mundo está com o raio ativado, portanto, aquele aliado que estiver lá na outra ponta da room será ativado pelo aliado que está um pouco antes dele, e não o que realmente precisa de socorro.
Ao invés de cada inimigo checar se alguém precisa de socorro, é muito mais simples e eficiente solicitar que o inimigo que foi atacado peça por socorro, e então, ativar o combat_mode dos inimigos próximos. Simples assim!
Considerando que cada inimigo cobre uma área cujo raio é de 250 pixels, isso significa que o mesmo pega mais da metade da área da room. De acordo com seu código, quando um inimigo (friend) é atacado, os aliados que estiverem próximos também entrarão para o combate. Com isso, temos o raio do primeiro aliado, que fará outros aliados ativarem seus raios também, ou seja, todo mundo está com o raio ativado, portanto, aquele aliado que estiver lá na outra ponta da room será ativado pelo aliado que está um pouco antes dele, e não o que realmente precisa de socorro.
Ao invés de cada inimigo checar se alguém precisa de socorro, é muito mais simples e eficiente solicitar que o inimigo que foi atacado peça por socorro, e então, ativar o combat_mode dos inimigos próximos. Simples assim!
Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
Acredito que o seu código e o meu sejam praticamente idênticos a diferença é como tentamos puxar o ID do inimigo próximo.
Mas fui testar seu código:
Coloquei seu código e nada tinha acontecido, então substituí: o combat_mode = true da última linha por instance_destroy(), pra checar. E a instância que eu atacava era destruída.
Parece que o near.combat_mode está se referindo ao próprio inimigo que foi atacado.
É o mesmo problema que eu estava tendo: eu colocava o ID do inimigo próximo na variável friend, mas não conseguia fazer a função friend.combat_mode = true funcionar.
Acho que digitei mal esse texto, se não entender me avisa que eu tento deixar minhas palavras mais claras.
Mas fui testar seu código:
Coloquei seu código e nada tinha acontecido, então substituí: o combat_mode = true da última linha por instance_destroy(), pra checar. E a instância que eu atacava era destruída.
Parece que o near.combat_mode está se referindo ao próprio inimigo que foi atacado.
É o mesmo problema que eu estava tendo: eu colocava o ID do inimigo próximo na variável friend, mas não conseguia fazer a função friend.combat_mode = true funcionar.
Acho que digitei mal esse texto, se não entender me avisa que eu tento deixar minhas palavras mais claras.
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Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
Willy escreveu:Seu sistema funciona, a questão é que você se esqueceu de alguns detalhes.
Considerando que cada inimigo cobre uma área cujo raio é de 250 pixels, isso significa que o mesmo pega mais da metade da área da room. De acordo com seu código, quando um inimigo (friend) é atacado, os aliados que estiverem próximos também entrarão para o combate. Com isso, temos o raio do primeiro aliado, que fará outros aliados ativarem seus raios também, ou seja, todo mundo está com o raio ativado, portanto, aquele aliado que estiver lá na outra ponta da room será ativado pelo aliado que está um pouco antes dele, e não o que realmente precisa de socorro.
Ao invés de cada inimigo checar se alguém precisa de socorro, é muito mais simples e eficiente solicitar que o inimigo que foi atacado peça por socorro, e então, ativar o combat_mode dos inimigos próximos. Simples assim!
deixando o código do jeito que eu escrevi no início ocorre o seguinte error:
"Unable to find any instance for object index '-4' name '
at gml_Object_obj_ghost_StepNormalEvent_2 (line 12) - if friend.combat_mode = true"
sendo que deixei os inimigos bem próximos.
ps: realmente faz mais sentido fazer com que o inimigo atacado peça ajuda, faltou lógica na minha cabeça...
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Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
O que me intriga nesse código que postei é:
1º - pedi para desenhar a variável friend e ela desenha o ID exato do aliado que está próximo (correto)
2º- se eu substituir friend.combat_mode = true por
(100047).combat_mode = true ela funciona (correto)
o que me faz pensar que o problema está na expressão: friend.combat_mode = true
friend não encaixa ai... não sei
1º - pedi para desenhar a variável friend e ela desenha o ID exato do aliado que está próximo (correto)
2º- se eu substituir friend.combat_mode = true por
(100047).combat_mode = true ela funciona (correto)
o que me faz pensar que o problema está na expressão: friend.combat_mode = true
friend não encaixa ai... não sei
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Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
olha, tenta isso, e se nao der fala oq ta acontecendo mais detalhado q eu sou burrinho :p
- Código:
if distance_to_object(obj_inimigo)<250
{
y-=10000
near=instance_nearest(x,y+10000,obj_inimigo)
y+=10000
if near.combat_mode
combat_mode=true
}
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Re: [AJUDA] Sistema de inimigos que se socorrem
Android Project escreveu:olha, tenta isso, e se nao der fala oq ta acontecendo mais detalhado q eu sou burrinho :p
- Código:
if distance_to_object(obj_inimigo)<250
{
y-=10000
near=instance_nearest(x,y+10000,obj_inimigo)
y+=10000
if near.combat_mode
combat_mode=true
}
Cara, está funcionando perfeitamente, muito obrigado mesmo.
Ainda não sei o que estava errado no meu código, mas eu supero =P.
Agora vou tentar aplicar isso ao que o Willy falou, o inimigo que recebeu o dano chamar seus aliados.
Muito obrigado a ambos!
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